Futebol feminino

19 outubro 2022, 22h37

Pauleta

Pauleta

RESUMO DO JOGO

Liga dos Campeões feminina
1.ª Jornada do grupo D
RESULTADO FINAL
Barcelona 9
Benfica 0
Marcadoras
Guijarro 1'
Bonmatí 14'
Oshoala 34'
Caldentey 50'
Crnogocevic 65'
Geyse 67'
Pina 77'
Oshoala 84'
Geyse 88'
 

O Benfica perdeu (9-0) com o Barcelona, nesta quarta-feira, 19 de outubro, no Estádio Johan Cruyff, em jogo da 1.ª jornada do grupo D da Liga dos Campeões.

As campeãs nacionais entraram mal no encontro e decorridos apenas 48 segundos de jogo viram as catalãs adiantarem-se no marcador pela capitã Guijarro, após um lançamento de linha lateral, a que Oshoala deu o melhor seguimento no passe para a entrada da pequena área (1-0).

O Benfica procurou nessa fase organizar o seu jogo em posse, mas o Barcelona, sempre mais rápido e perigoso, encontrou em Carolina Correia e Rute Costa, aos 6', obstáculos para o segundo golo. Não surgiu nesse momento, nem aos 11' e aos 12', este quando Caldentey, isolada perante a guardiã das águias, atirou à figura desta.

Mas, aos 14', coube a Bonmatí o remate certeiro (2-0). Cruzamento largo da esquerda para o segundo poste, Rute Costa saiu em falso, Oshoala cabeceou atrasado, assistindo, a média. As oportunidades de golo foram-se sucedendo junto da baliza das águias e Oshoala, aos 34', fora da área, com um remate forte e colocado ao ângulo esquerdo, ampliou a vantagem das espanholas (3-0).

Carolina Correia

O Benfica conseguiu aproximar-se com perigo do último reduto contrário aos 44', mas o cruzamento da direita de Valéria Cantuário não encontrou nenhuma das suas colegas posicionadas no centro da área.

Perante 5 mil espectadores, cerca de 30 Benfiquistas, Caldentey ampliou a vantagem para as da casa aos 50', após uma incursão pela esquerda, culminada com um remate rasteiro frente a Rute Costa (4-0). Aos 54', Filipa Patão lançou Jéssica Silva e Francisca Nazareth nos lugares de Andreia Faria e Nycole Raysla, no entanto, a história do jogo estava traçada.

Aos 55' coube a Cloé Lacasse levar perigo para a defensiva da casa, mas o cruzamento atrasado não chegou a Jéssica Silva no centro da área. Minuto 65, Crnogorcevic, de cabeça, fez o quinto golo do Barcelona (5-0) e dois minutos depois Geyse não perdoou frente a Rute Costa (6-0).

Andreia Faria

Aos 69', uma incursão de Francisca Nazareth sobre a direita e consequente cruzamento/remate foi afastado por uma defesa contrária. Pina, no centro da área, sem marcação, apontou mais um golo para o Barcelona (7-0), tal como Oshoala em cima da linha de baliza, sem oposição, aos 84' (8-0), e Geyse, de novo, de cabeça, aos 88' (9-0). Marta Cintra, no terceiro dos quatro minutos de descontos, teve oportunidade de marcar, mas, já na área, atirou ao lado.

O Benfica saiu de Barcelona sem pontos, enquanto no outro jogo do grupo o Bayern Munique recebeu e venceu o Rosengard (2-1). As águias voltam a jogar neste domingo, 23 de outubro, às 15h00, no Estádio Municipal José Martins Vieira, na receção ao Lank Vilaverdense, em jogo da 3.ª jornada do Campeonato Nacional.

DECLARAÇÕES

Filipa Patão (treinadora do Benfica): "Uma coisa é certa, a nossa equipa com bola conseguiu sair com a pressão do Barcelona, criar perigo algumas vezes com a exploração de espaços entre linhas, atraindo com jogadoras por fora, mas faltou sempre velocidade no jogo e decisão no último passe, principalmente aí. Isso fez muita diferença, pois não conseguimos passar para a outra fase que tanto gostamos, estar em fase de criação, estar com bola, circular, variar com paciência, isso acabou por não acontecer tantas vezes pela excelente pressão do Barcelona e pela forma como compactou. Não nos surpreendeu, sabíamos a dificuldade que íamos ter e a qualidade do Barcelona, mas cometemos alguns erros. A equipa é muito jovem. A responsabilidade é da treinadora, porque acabámos por mudar alguns dos nossos comportamentos, com o bloco tão baixo e uma linha de cinco defesas que raramente utilizamos. O caminho faz-se caminhando e tenho a certeza que o nosso percurso vai ser ainda muito bom nesta Liga dos Campeões, porque ainda temos muitas coisas positivas para mostrar." 

Pauleta (capitã do Benfica): "Independentemente do resultado, a equipa aprendeu e cresceu um pouco mais, ao competir na Liga dos Campeões, com as melhores. Com bola, aprendemos que se tivermos calma e coragem, conseguimos enfrentar o Barcelona. Cometemos erros, o Barcelona cresceu e sofremos golos, mas o mais importante é assumir responsabilidades e continuar a aprender e a competir com as melhores."

Equipa

Barcelona-Benfica
9-0
Estádio Johan Cruyff
Onze do Benfica
 Rute Costa, Valéria Cantuário, Carole Costa, Carolina Correia, Daniela Silva (Marta Cintra, 87'), Pauleta, Andreia Faria (Francisca Nazareth, 54'), Andreia Norton (Christy Ucheibe, 71'), Ana Vitória, Cloé Lacasse e Nycole Raysla (Jéssica Silva, 54')
Suplentes
Katelin Talbert, Daniela Areia Santos, Marta Cintra (87'), Maria Negrão, Christy Ucheibe (71'), Beatriz Nogueira, Francisca Nazareth (54'), Jéssica Silva (54'), Lara Pintassilgo 
Onze do Barcelona
Font, Bronze, Paredes, León (Panedas, 65 [Torrejón, 71']), Rábano (Rolfö, 65'), Bonmatí (Pina, 65'), Engen, Guijarro, Crnogorcevic (Geyse, 65'), Oshoala e Caldentey 
Suplentes
 Meritexell Font, Panedas (65'), Pina (65'), Torrejón (71'), Graham Hansen, Rolfö (65'), Geyse (65'), Walsh e Perez
Ao intervalo 3-0
Equipa de arbitragem
 Árbitra: Alina Pesu (Roménia); Assistentes: Petruta Iugulescu e Daniela Constantinescu; 4.ª árbitra: Cristina Trandafir   
Golos
Barcelona: Guijarro (1'), Bonmatí (14'), Oshoala (34' e 84'), Caldentey (50'), Crnogorcevic (65'), Geyse (67' e 88') e Pina (77') 

 

Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores Futebol Feminino


Relacionadas