Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Treinador do Benfica conta com dificuldades no terreno do Caldas, na 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, uma prova pela qual se sente cativado.
14 outubro 2022, 14h56
Roger Schmidt
Cativado pela essência desta competição, Roger Schmidt recordou a dificuldade que a mesma tem representado para o Benfica nos últimos 25 anos, nos quais as águias ergueram o troféu por três vezes, considerando que, ao contrário do que se possa advogar, esta prova é "difícil" de vencer. Por isso, nas Caldas da Rainha o respeito será o mesmo de sempre, como por qualquer adversário, como fez questão de sublinhar.
A "excelente" forma de Enzo, a possibilidade de estreia de João Victor, um "central com muita qualidade", a "atitude top" de André Almeida e as eventuais mudanças na equipa foram temas igualmente abordados na conferência de Imprensa, no Benfica Campus.
Como perspetiva o jogo com o Caldas? Pode fazer algumas mudanças e dar minutos a jogadores menos utilizados?
Espero um jogo de Taça, que é sempre diferente dos da Liga. Sei como são este tipo de jogos, por isso, nunca os subestimo. Temos muitos objetivos nesta época. Adoro esta competição, joga-se contra um vencedor, vão-se eliminando equipas e quem chegar ao fim ganhou tudo. Vamos levar muito a sério desde o início. Quando se chega às semifinais ou ao final não é preciso motivar os jogadores, é preciso fazê-lo sobretudo no início. É preciso que estejam concentrados no momento e que joguem bom futebol. Amanhã [sábado] queremos jogar um bom jogo, de forma inteligente, mas se for difícil também estamos preparados para isso.
Mas vai mudar a equipa?
Vamos ver, ainda não tomei a decisão. É possível que mude alguns jogadores, mostrámos na semana passada que o conseguimos fazer sem ter um impacto negativo na equipa. Contra o Rio Ave mudámos quatro ou cinco jogadores e jogámos bom futebol. Talvez façamos algumas mudanças e espero que estejamos em bom nível.
"É preciso que [os jogadores] estejam concentrados no momento e que joguem bom futebol. Queremos jogar um bom jogo, de forma inteligente, mas se for difícil também estamos preparados para isso"
Roger Schmidt
A Taça de Portugal é um troféu que o Benfica conquistou pela última vez em 2017. Quão importante é para si, para equipa e para o Clube voltar a ganhar esta competição?
É muito importante. A minha experiência diz-me que, quando se chega à final e se vai jogá-la, esse dia é sempre muito especial. É uma competição diferente da Liga. Alcançar a final da Taça e vencê-la é sempre um dia fantástico, há muitas emoções. É por isso que temos a ambição de mostrar uma boa atitude no nosso primeiro jogo na Taça, para ganhar.
O Caldas é uma equipa que compete na Liga 3. Como é que analisou o adversário? Como é que preparou este jogo?
Nós respeitamos sempre o adversário e procuramos analisá-lo o melhor possível. Tal como analisámos o PSG para a Liga dos Campeões, analisámos o adversário que temos na Taça de Portugal. Sabemos como joga, sabemos tudo o que precisamos de saber sobre esta equipa. Nestes jogos, eles normalmente também ajustam um pouco o seu comportamento em face da equipa que defrontam. Temos de estar preparados para a possibilidade de jogarem de forma algo diferente. Sabemos como jogam, estamos preparados.
"Alcançar a final da Taça e vencê-la é sempre um dia fantástico, há muitas emoções. É por isso que temos a ambição de mostrar a boa atitude no nosso primeiro jogo na Taça, para ganhar"
Sentiu necessidade de ter uma abordagem diferente para este jogo? Falou com os jogadores no sentido de mudar o chip?
É sempre importante falar com os jogadores sobre as diferentes competições, e desde o início da época que temos falado. Tenho dito que estamos focados em todas provas e daremos o nosso melhor para ganhar em todas as competições. Dizem que a Taça será a forma mais fácil para se ganhar um troféu, porque temos de ganhar sete jogos, incluindo a final, mas, pelas estatísticas, talvez seja a prova mais difícil, porque nos últimos 25 anos o Benfica ganhou apenas três vezes, o que atesta a dificuldade da competição. Temos falado sobre isto e tentamos mudar o chip da Liga dos Campeões para a Taça de Portugal. É preciso ter uma boa atitude, como os jogadores já demonstraram, e jogar para ganhar desde o início.
Enzo jogou todos os jogos nesta temporada. Será uma escolha para este desafio?
Vamos ver. O Enzo está em excelente forma e a recuperar muito bem. Na terça-feira fez um jogo excelente e esteve fresco no treino de hoje [sexta-feira]. É jovem, portanto, acho que não seria um problema ele jogar amanhã [sábado].
"Tenho dito que estamos focados em todas as provas e daremos o nosso melhor para ganhar em todas as competições"
João Victor já está apto. Poderá jogar frente ao Caldas? O que é que este defesa-central traz de diferente à equipa?
O João Victor tem recuperado bem desde que voltou a treinar com a equipa há cerca de duas semanas. Tem treinado sempre com a equipa, está perfeitamente integrado e sem limitações. É opção para amanhã [sábado] e para as próximas semanas. Tivemos de esperar por ele, depois de assinar, mas já mostrou a sua qualidade nos treinos e, nas próximas semanas, certamente virá a jogar futebol competitivo pelo Benfica. É um defesa-central que tem muita qualidade, é rápido, ganha muitos duelos de um para um e é bom com a bola. É uma felicidade tê-lo connosco.
André Almeida ainda não jogou em 2022/23. Poderá ser opção nesta partida?
O André Almeida é um caso especial, mas já o disse algumas vezes: está a trabalhar muito bem nos treinos, a sua atitude é top. Mostrar uma boa atitude não é fácil. Durante o período de transferências houve conversas sobre se poderia sair do Clube ou não, agora temos três laterais-direitos. Neste momento, Gilberto e Bah estão um pouco à sua frente por decisão minha, mas continua a ser opção, está em boa forma e tem evoluído bem nos treinos. Ele vai ser também uma opção para amanhã [sábado] porque o Alex [Bah] está doente e não pode jogar. A situação do André é esta.
Texto: Paulo Nunes Teixeira, Rafaela Certã Alves e Rui Miguel Gomes
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024