Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O Benfica venceu o Peñarol por 0-1 na primeira edição da Taça Intercontinental Sub-20, em Montevideu, no Uruguai.
21 agosto 2022, 23h04
O Benfica venceu a primeira edição da Taça Intercontinental Sub-20
O capitão Rafael Rodrigues ergueu o troféu com a ajuda de Luís Semedo e Samuel Soares
Luís Semedo, Samuel Soares e Moreira Jr. exibem as medalhas dos vencedores
A festa foi feita no relvado do Estádio Centenário, em Montevideu
Sem acusar a pressão proveniente dos mais de 40 mil adeptos no Estádio Centenário, com personalidade, a formação escalada por Luís Castro cedo se mostrou capaz de assumir o jogo, gerindo a posse de bola, sem que o Peñarol arriscasse em momentos defensivos no meio-campo contrário.
Aos 9' João Neves ganhou o primeiro canto do jogo, cobrado com perigo por Cher Ndour para o centro da área, onde faltou o desvio para a baliza contrária.
Sempre tranquilos, os jogadores encarnados, encaixados no 4x3x3 adversário, viram a saída rápida dos uruguaios, por parte de Rossi, aos 13', gerar a primeira situação de potencial perigo para as redes guardadas por Samuel Soares. O disparo do atacante dos da casa esbarrou em Bajrami.
O Peñarol procurava surpreender e coube a Rossi, aos 18', rematar rasteiro, fora da área, para Samuel Soares encaixar. Aos 22' foi Homenchenko a tentar a sua sorte de pé esquerdo, sem perigo.
O Benfica sentia dificuldades em definir bem as suas ações no último terço e procurou o primeiro tiro certeiro por Cher Ndour aos 24', mas o remate de longe bateu num defesa contrário.
O minuto 27 trouxe mais ameaças para as duas balizas, primeiro foi González, após um canto, a cabecear torto por cima e ao lado. Depois foi Samuel Soares com um passe longo para Henrique Pereira a requisitar a atenção do guardião Rodríguez, a reduzir a profundidade.
Os últimos 15 minutos da primeira parte foram de domínio territorial do Peñarol, que, aos 32', num cruzamento traiçoeiro de Rossi, na direita, obrigou Samuel Soares a defesa apertada para canto. Alonso, aos 45', cruzou rasteiro da esquerda para o segundo poste, onde Rafael Rodrigues afastou para canto.
O primeiro remate do Benfica a passar perto da baliza contrária viu-se no período de descontos, aos 45'+1', com a bola a sair do pé direito de Jevsenak e ao lado do poste direito de Rodríguez.
Filme do jogo
Após uma primeira parte sem situações claras de golo, a segunda teve a emoção própria da disputa de um troféu intercontinental.
Se Rossi, aos 47', ameaçou Samuel Soares, coube a João Neves dar a resposta com duas finalizações, a primeira das quais, aos 54', uma clara oportunidade de golo para as águias, com o disparo do médio a passar por cima da barra a passe de João Resende. O mesmo João Neves, aos 58', atirou à figura de Rodríguez.
O Benfica estava mais solto no ataque, mantinha solidez na defesa e aos 64' João Resende atirou forte ao poste, quando estava descaído sobre a direita da área, a passe de Henrique Pereira.
O Peñarol reagiu, aos 66' e 67', por García e Alonso, ameaçando a baliza de Samuel Soares.
Mas foi Luís Semedo, aos 69', a fazer a diferença na área contrária. Canto cobrado da esquerda por Cher Ndour para o primeiro poste, Jevsenak desviou a bola para o segundo onde Luís Semedo com a perna direita, na pequena área, encostou para o único golo do encontro (0-1).
A partir daí, com a pressão dos mais de 40 mil adeptos a fazer-se sentir, o Peñarol subiu linhas e criou situações de perigo para as redes encarnadas. Aos 77' Samuel Soares fez uma excelente defesa a remate de Ferreira.
Aos 84' foi Lacroix a tirar a bola em cima da linha de baliza, seguindo-se momentos de confusão na área das águias. O coração encarnado bateu forte e o momento foi de cerrar fileiras. A solidez do Benfica segurou as investidas dos da casa, que tiveram no remate de Mansilla, aos 88', para as mãos de Samuel Soares, a derradeira oportunidade de chegar ao golo.
O Benfica sai de Montevideu com a primeira Taça Intercontinental Sub-20, colocando o seu nome na história da prova recém-criada e, naturalmente, fazendo história no futebol nacional e mundial!
21 agosto 2022
Gloriosa conquista!
Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: UEFA.com
Última atualização: 21 de março de 2024