Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
As águias vão apadrinhar a estreia do adversário na condição de visitado nesta edição da prova. O jogo começa às 18h00 de sábado, em Leiria.
12 agosto 2022, 11h07
Enzo
Kunimoto
Na ronda inaugural, os dois emblemas alcançaram resultados distintos. As águias, a jogarem em casa perante 53 617 espectadores, venceram o Arouca, por 4-0; o Casa Pia, de regresso às lides do Campeonato Nacional após participação em 1938/39, viajou até aos Açores e empatou 0-0 com o Santa Clara.
Na Luz, o Benfica alinhou com os arouquenses em 4x2x3x1 e esteve sempre muito ofensivo. Para além dos tentos apontados por Gilberto, Rafa (2) e Enzo, os encarnados fecharam a ronda da Liga Bwin a liderar em vários itens coletivos, conforme provam as estatísticas do Wyscout: 22 remates (seis na direção da baliza), 89% de acerto no passe, 71% de posse de bola, 24 cruzamentos e 97 passes para o terço final.
Montado em 3x4x3, o Casa Pia, nos Açores, alinhou de início com Ricardo Batista, Vasco Fernandes, Zolotic, João Nunes, Lelo, Lucas Soares, Afonso Taira, Ângelo Neto, Godwin, Kunimoto e Rafael Martins.
Do jogo de estreia, o Wyscout mostra-nos que o conjunto de Pina Manique teve menos posse de bola do que o adversário (47% contra 53%), mas foi mais incisivo, com 11 tiros contra os seis do Santa Clara. Os comandados por Filipe Martins conseguiram, ainda, mais recuperações de bola (87) e ganharam mais duelos individuais (104).
HISTÓRICO DE CONFRONTOS
Apesar de o adversário dos encarnados ter estado afastado do principal Campeonato Nacional durante muitos anos, o historial de duelos noutras competições criou um registo de 37 jogos oficiais entre os dois emblemas, com clara vantagem para o Benfica: 25 vitórias (68%) contra cinco do Casa Pia (14%). O empate foi o resultado em sete ocasiões.
Olhando para os dados no Campeonato Nacional são dois jogos realizados na temporada de 1938/39. No terreno do Casa Pia, o Benfica venceu, por 0-1; diante dos seus adeptos, o resultado dos encarnados foi mais expressivo: 10-1.
ENTRADAS E SAÍDAS
Antes de a temporada arrancar oficialmente, as equipas vão tentando apetrechar os plantéis e os casapianos estiveram bastante ativos no mercado de transferências. Para 2022/23 entraram 11 jogadores e saíram 10.
São reforços Eteki (Granada), Kunimoto (Jeonbuk Hyundai), Anderson (Tsarsko Selo), Fernando Varela (PAOK), Léo Bolgado (Coimbra-MG), Clayton (Vila Nova), Eduardo Ferreira (Caracas FC), João Nunes (Puskás AFC), Rafael Martins (Moreirense), Diogo Pinto (CF Estrela) e Lucas Soares (V. Guimarães B).
Texto: Marco Rebelo
Fotos: Arquivo / SL Benfica; Facebook / Casa Pia
Última atualização: 21 de março de 2024