Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Médio representou o Benfica desde 2014/15, tendo efetuado 360 jogos oficiais e apontado 94 golos que contribuíram para 10 troféus conquistados.
28 julho 2022, 12h00
Pizzi sai do Benfica como um dos capitães de equipa, com 10 títulos conquistados, despedindo-se do Presidente Rui Costa
A ligação contratual de Pizzi ao Benfica foi consumada a 31 de julho de 2013, quando comunicada à CMVM a aquisição de 50% dos direitos económicos e desportivos do atleta proveniente dos espanhóis do Atlético Madrid.
Porém, Pizzi permaneceu em Espanha mais uma temporada, cedido por empréstimo ao Espanyol de Barcelona. Aí, em 2013/14, fez 34 jogos e apontou quatro golos.
Mas antes, com os primeiros passos dados no Mãe d'Água, de onde se transferiu para o GD Bragança, clube que o projetou no futebol sénior na temporada 2006/07, então com 17 anos, Pizzi vinculou-se ao SC Braga, jogou na condição de cedido por empréstimo ao GR Ribeirão, SC Covilhã e Paços de Ferreira até se mudar para o Atlético de Madrid, em 2011/12. Foi ao serviço do emblema da capital espanhola que venceu a Liga Europa.
Ainda antes de consumar a sua ligação ao Benfica, Pizzi teve na Corunha uma etapa de sucesso no Deportivo, com 36 jogos realizados e oito golos apontados em 2012/13.
Porém, foi no Glorioso que Pizzi se tornou um elemento marcante no futebol nacional. A 5 de outubro de 2014, na receção ao Arouca, para a 7.ª jornada do Campeonato Nacional, o médio envergou pela primeira vez a camisola do Benfica, entrando a 5 minutos do final do duelo ganho por 4-0.
Daí em diante, Pizzi foi paulatinamente conquistando espaço na equipa e somou os primeiros troféus nacionais em 2014/15, vencendo o Campeonato Nacional e a Taça da Liga.
Pizzi venceu mais três Campeonatos, uma Taça de Portugal, três Supertaças e mais uma Taça da Liga, atingindo os 10 troféus, tornando-se um dos capitães da equipa.
Fez 360 jogos oficiais, nos quais apontou 94 golos e contabilizou cerca de uma centena de assistências, sobressaindo a época 2019/20 como a mais marcante em termos individuais, em que apontou 30 golos em 51 jogos, que abrangeu parte de um ano civil (2019) em grande nível.
A 8 de fevereiro de 2022, Pizzi foi cedido por empréstimo ao Basaksehir até ao final da última temporada. Na Turquia, participou em 10 jogos, apontando um golo e contabilizando uma assistência.
Refira-se que, paralelamente a este percurso, Pizzi, ao serviço da Seleção Nacional, soma 17 internacionalizações, nas quais fez três golos, tendo estado entre os vencedores da Liga das Nações em 2018.
Participou na pré-temporada do Benfica às ordens de Roger Schmidt, iniciando agora uma nova etapa na sua carreira nos Emirados Árabes Unidos, ao serviço do Al Wahda.
Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: FPF, arquivo e Isabel Cutileiro /SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024