Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Encarnados venceram os ingleses do Newcastle e levantaram o troféu pela 4.ª vez.
26 julho 2022, 23h00
Benfica conquista 11.ª Eusébio Cup
Atmosfera fantástica num final de tarde cheio de Mística. Os Benfiquistas compareceram em peso para homenagear o Rei Eusébio e para assistir pela primeira vez, no Estádio da Luz, à edição 2022/23 do Benfica.
Odysseas, Gilberto, Otamendi, Morato, Grimaldo, Florentino, Enzo, João Mário, Rafa e Gonçalo Ramos, foram os onze jogadores escolhidos por Roger Schmidt para iniciar a partida diante dos ingleses.
Pontapé de saída simbólico, dado pelas filhas do "King". Carla Ferreira e Sandra Ferreira deram o mote e, nas bancadas, os adeptos recordaram a lenda Eusébio da Silva Ferreira.
O Benfica entrou uma vez mais com intensidade, velocidade e pressão sobre a bola, e, em simultâneo, galvanizante.
Aos 4', Gilberto foi o primeiro a tentar alvejar as redes da baliza dos ingleses. Livre da esquerda de João Mário e o lateral-direito cabeceou para as mãos do guarda-redes Pope.
O Newcastle veio à Luz para discutir o jogo e, no mesmo minuto, Almirón criou perigo, mas o remate, já bem perto da pequena área, saiu ao lado da baliza.
Apesar do remate, houve muito mais Benfica que Newcastle. E já depois de um disparo de Enzo, para fácil defesa de Pope, os encarnados chegaram ao golo sem surpresa. Aos 15', canto de João Mário e, ao primeiro poste, Gonçalo Ramos desviou certeiro para o 1-0, no Estádio da Luz.
O Newcastle, que apostou num jogo mais duro, não sentiu o golo e continuou a apostar no contra-ataque. Aos 22', jogada pela direita dos magpies com assistência de Trippier para Almirón empatar a contenda (1-1).
Com os adeptos sempre presentes e a puxar pela equipa, o Benfica não abanou, continuou com a mesma fórmula e voltou a criar perigo. Rafa, aos 24,' rematou por cima da barra... esteve perto!
O Newcastle tentou contrariar sempre com transições ofensivas rápidas, mas jogou-se muito mais no meio-campo inglês do que no português.
Aos 32', novo golo na Catedral. Livre frontal, a castigar uma falta sobre Enzo, e Grimaldo a bater com excelência um desamparado Nick Pope, sem qualquer hipótese no remate do espanhol.
O caudal ofensivo do Benfica foi entusiasmante e quase ininterrupto durante a primeira parte e, aos 34', nova oportunidade, a dois tempos. Primeiro João Mário e depois Neres tiveram nos pés o 3-1.
Não marcou a equipa da casa, marcaram os visitantes. Aos 44' novamente Trippier e Almirón pela direita do ataque, e este último bisou no encontro.
2-2 ao intervalo, suspense criado para o que viria a acontecer na segunda parte.
Filme do jogo
Ao contrário do que havia feito nos outros jogos particulares, Roger Schmidt não mexeu no reatamento. Uma segunda parte com um ritmo mais baixo e com menos oportunidades.
O Newcastle foi a primeira equipa a criar perigo. Aos 48', Wood rematou para defesa de Odysseas.
O treinador do Benfica mexeu na equipa pela primeira vez dez minutos depois. Weigl, Chiquinho e Yaremchuk entraram para os lugares de Gonçalo Ramos, Neres e Enzo. O ucraniano mexeu com o jogo e, aos 70', desmarcou Rafa que por pouco não chegou à bola. Valeu ao Newcastle a fantástica antecipação do guarda-redes Darlow (entrou para o lugar de Nick Pope).
Os visitantes tentaram quebrar as linhas do Benfica, mas raramente conseguiram. A exceção aconteceu aos 71', quando Murphy rematou para boa defesa de Odysseas.
A quinze minutos do fim, mais alterações na equipa. Bah, Moreira Jr. e Henrique Araújo entraram para os lugares de Gilberto, João Mário e Rafa.
O jogo agressivo, por vezes em excesso do Newcastle, acabou por ter consequências para os magpies. Aos 82', Joelinton pisou Florentino e viu o segundo cartão amarelo.
E foi já perto do apito final que se fez a festa na Catedral. Bah, na direita, lançou Yaremchuk que fugiu bem ao adversário e assistiu Henrique Araújo para o golo da vitória.
Depois do 3-2, pouco mais se jogou no Estádio da Luz, que em ambiente de alegria, viu o capitão Otamendi levantar o troféu. O Benfica conquistou a Eusébio Cup pela 4.ª vez em onze edições e fechou com chave de ouro a pré-temporada.
O Benfica aponta agora baterias para o primeiro jogo oficial da temporada. Na próxima terça-feira, recebe às 20h00 horas, os dinamarqueses do Midtjylland, em jogo da 1.ª mão da 3.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões.
26 julho 2022
A Eusébio Cup em imagens!
Texto: Redação
Fotos: Isabel Cutileiro e João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024