Basquetebol

01 junho 2022, 15h15

Norberto Alves

Norberto Alves no treino

Neste sábado, 4 de junho, às 15h00, todos os caminhos vão dar ao Pavilhão Fidelidade. As equipas de basquetebol do Benfica e do FC Porto arrancam a final do play-off da Liga Betclic, e Norberto Alves e Tomás Barroso lançaram o clássico.

O treinador encarnado, Norberto Alves, revelou que "a rotina não é diferente", apesar da importância do momento competitivo, e reconheceu que ter o apoio dos Benfiquistas "é uma ajuda extra".

"É evidente que é uma final do play-off, vamos jogar com uma equipa que tem muita qualidade, mas a rotina não é diferente. Olhamos para a filosofia de jogo do nosso adversário, os seus pontos fortes e como é que os anulamos, ver o que podemos explorar para vencer e definir um plano de jogo", apontou, em declarações proferidas à BTV.

As duas equipas já realizaram vários jogos em 2021/22, conhecem-se bem, mas há sempre espaço para implementar aspetos que podem surpreender o opositor.

"Nesta altura, todas as equipas tentam introduzir qualquer coisa nova. Nós não fugimos à regra e eles também o deverão fazer, mas são pequenos ajustamentos. Quando queremos trazer demasiadas surpresas perdemos a nossa filosofia de jogo", considerou.

Norberto Alves

Bilhetes para o jogo 1 da final

Ver mais ›

Os azuis e brancos são um conjunto com qualidade e que aposta na componente física do jogo. O técnico sabe-o e referiu a solidariedade entre os jogadores e o apoio do público nas bancadas como pontos que podem ajudar as águias a triunfar.

"O FC Porto é uma equipa sólida e disciplinada em termos táticos, muito física a defender. É uma equipa que carrega muito no ressalto ofensivo, e neste play-off a luta das tabelas é muito importante. É importante não fugirmos das nossas características, em termos de querer jogar e correr. Temos de ser muito solidários. Lutámos muito para termos a vantagem de jogar em casa, sabemos que vamos ter os nossos adeptos connosco e isso é uma ajuda extra. É fundamental que os rapazes acreditem muito e acreditem uns nos outros, porque uma equipa é isso", analisou Norberto Alves.

Tomás Barroso

O capitão do Benfica, Tomás Barroso, também antecipou o duelo com o rival e destacou a importância de tomar a dianteira logo no jogo 1.

extremamente importante começar a ganhar, em termos mentais, principalmente em casa. Mesmo para os adeptos e também para a equipa é extremamente importante a primeira vitória, porque também marcamos uma posição e mostramos que queremos ganhar esta final", enfatizou.

Também o base realçou a componente física do FC Porto e deu a receita para os encarnados não serem surpreendidos.

"O FC Porto é uma equipa extremamente agressiva e que combina isso com disciplina tática. Tem uma equipa com jogadores muito altos e talentosos. Temos de saber conviver com isso, marcar a nossa posição, sermos agressivos, parar o contra-ataque e as investidas interiores deles. Temos de ser nós próprios, não perdermos o nosso ADN, equilibrarmo-nos entre as ações individuais e coletivas. Temos de ser consistentes nos 40 minutos, concentrados e unidos, porque a final é muito longa", sublinhou.

Tomás Barroso

O jogo é na Luz e Tomás Barroso convocou os Sócios e adeptos do Clube para encherem o Pavilhão Fidelidade e criarem uma atmosfera positiva para a equipa.

"Queremos o Pavilhão cheio, a abarrotar, a rebentar pelas costuras. Coloquem este Pavilhão cheio de Benfiquistas, porque isso vai-nos dar uma motivação e energia extras que fará toda a diferença", assumiu o dorsal 21.

Texto: Marco Rebelo
Fotos: João Paulo Trindade e Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores Basquetebol


Relacionadas