Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O Benfica perdeu por 1-3 frente ao Liverpool em jogo da 1.ª mão dos quartos de final da Liga dos Campeões.
06 abril 2022, 00h01
Darwin marcou um golo e sofreu um penálti (neste lance) que não foi assinalado
Os regressos de Taarabt e Darwin à equipa titular foram as mudanças promovidas pelo técnico Nélson Veríssimo face à equipa que jogou em Braga, na última jornada da Liga, e cada um deles surgiu com perspetivas distintas de atuação frente ao Liverpool.
Com o poderio da formação inglesa reconhecido por todos, o 4x4x2 no papel encarnado transformou-se sempre em 4x5x1, com recuo de Gonçalo Ramos para o setor intermediário. Aqui, Taarabt tinha como missão o apoio a Weigl, mas também o cenário de vislumbrar a profundidade que Darwin, a solo no ataque, pudesse dar, tal como Rafa. Estas foram as armas iniciais de um Benfica que procurou, primeiro, ser compacto.
Aos 6' Darwin explorou precisamente o lado esquerdo da defesa contrária para criar um cruzamento que Everton não conseguiu emendar ao segundo poste. O Liverpool solicitou Salah três vezes nos primeiros minutos e a última das quais, aos 8', viu o internacional egípcio a não conseguir dominar a bola na cara de Odysseas.
Aos 9', Salah, de novo, atirou com perigo para o desvio com o pé esquerdo do guardião das águias. Keïta, primeiro, Salah, a seguir, aos 12', voltaram a testar a atenção do último homem das águias. Thiago Alcántara, aos 15', rematou forte e por cima em posição frontal.
O Benfica começou a sentir o peso do futebol forasteiro, sobretudo quando, aos 17', Konaté, de cabeça, após canto de Robertson na esquerda, abriu o ativo (0-1). Everton saltou com o central nas costas de Vertonghen e pouco podia fazer para contrariar a execução e respetiva finalização. Keïta, logo a seguir, aos 20', também cabeceou na área, mas sem o mesmo sucesso.
Everton deu um sinal de resistência das águias aos 23', com um remate à malha lateral da baliza de Alisson. As variações de flanco e a certeza do passe dos reds colocaram sempre em sentido as saídas do Benfica para o ataque, e aos 33' foi na marcação de um pontapé de canto que se vislumbrou a possibilidade de festejos benfiquistas. Otamendi, no entanto, não conseguiu cabecear convenientemente na pequena área.
A resposta dos homens de Jürgen Klopp foi letal. Lançamento longo para Luis Díaz, que, na área, descaído sobre a esquerda, assistiu Sadio Mané. Este só teve de encostar perante o desamparado Odysseas (0-2).
Everton, aos 37', rematou sobre a esquerda à figura de Alisson e dois minutos depois foi Luis Díaz a colocar a bola perto do poste direito de Odysseas. O guarda-redes encarnado voltou a mostrar-se aos 45'. Num minuto frenético, primeiro foi Salah a surgir isolado e a atirar contra o camisola 99; na resposta coube a Rafa, na área, perante a pressão de Van Dijk, rematar em zona perigosa por cima da baliza de Alisson.
Filme jogo
Como cresceu o Benfica na segunda parte! A olhar mais para a baliza contrária, na procura de entrar na discussão do resultado, as águias reduziram aos 49'. Incursão veloz de Rafa pela direita, cruzamento rasteiro para o segundo poste e Darwin, aproveitando o erro e atrapalhação de Konaté, bateu Alisson (1-2).
A Luz empolgou-se, os jogadores também e o Benfica forçou os ingleses a trabalhos. Darwin, em velocidade e na passada, aos 52', atirou por cima em posição frontal e fora da área. O goleador ameaçou de novo, aos 55', de cabeça a cruzamento de Rafa na direita.
Uma das grandes oportunidades de golo para os da casa surgiu aos 60'. Everton, no corredor central, rematou forte e rasteiro para defesa apertada de Alisson. Van Dijk abria os braços e questionava os colegas sobre o que se passava no jogo, o Benfica estava por cima e o técnico alemão Jürgen Klopp mostrou-se inconformado com o que via. E agiu. De uma assentada Thiago Alcántara, Sadio Mané e Salah deram os lugares a Henderson, Diogo Jota e Roberto Firmino. Mas o Benfica manteve-se compacto na procura do empate.
Podia ter chegado aos 67': um lance polémico na área do Liverpool passível de grande penalidade passou em claro. Tudo começou num lançamento para Darwin, no corredor esquerdo, com o camisola 9 a galgar metros e a entrar na área. Já perante Van Dijk, tirou-lhe a bola do caminho, sendo impedido pelo braço esquerdo do central neerlandês de avançar para a finalização. O público da Luz protestou, os jogadores encarnados também, mas Gil Manzano mandou seguir e o VAR Alejandro Hernández não entrou em ação.
Nélson Veríssimo lançou Meïte no posto de Taarabt aos 70' e o Liverpool fez o primeiro remate na segunda parte aos 82', segundos antes de o técnico procurar a felicidade com a entrada de Yaremchuk. Aos 86' João Mário ainda foi a jogo, mas no minuto seguinte, aos 87', Luis Díaz definiu o resultado, surgindo na cara de Odysseas e ultrapassando-o (1-3). Aos 90'+7', Diogo Jota ainda teve oportunidade para marcar, mas o guardião das águias voltou a bloquear o disparo.
O Benfica avança para a 2.ª mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, em Anfield Road, na quarta-feira, 13 de abril, às 20h00, com uma desvantagem de dois golos, sendo que antes, no sábado, às 18h00, no Estádio da Luz, receberá o B SAD, em jogo da 29.ª jornada da Liga Bwin.
Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 12 de dezembro de 2024