Futebol

02 abril 2022, 13h19

CD Mafra-Benfica B

Henrique Araújo marcou o tento do Benfica B e chegou aos 25 golos desde que atua naLiga 2

O Benfica B perdeu por 2-1 na deslocação ao terreno do CD Mafra nesta manhã de sábado, 2 de abril, em jogo a contar para a 28.ª jornada da Liga 2.

O Benfica B apresentou-se em Mafra com sete alterações na sua equipa inicial, isto face ao encontro da derradeira jornada da prova, no Benfica Campus, frente ao Leixões. Os castigos de Pedro Álvaro, Sandro Cruz e Cher Ndour acentuaram esse número.

António Oliveira, técnico do Benfica B, promoveu a titularidade do defesa-central António Silva, o 200.º jogador a estrear-se na Liga 2 desde 2012/13. Contando com Henrique Araújo como referência ofensiva, no seu jogo 50 na prova, as jovens águias procuraram assumir o desafio desde os primeiros minutos.

O domínio territorial e na posse de bola nos primeiros minutos não se traduziu em oportunidades junto da baliza dos da casa. Os momentos de indefinição em torno de uma lesão de Rafael Brito (fez o 60.º jogo na Liga 2) no ombro, antecederam o golo do Mafra. 

Pedro Lucas, aos 24', aproveitou alguma indefinição no eixo defensivo do Benfica B e, frente a Leo Kokubo, no coração da área fez o 1-0. Os encarnados responderam aos 26' com um remate perigoso de Umaro Embaló, na área, para defesa apertada de Renan.

Quando os comandados de António Oliveira procuraram reagir à desvantagem foram surpreendidos com o 2-0. Um cruzamento da direita, rasteiro para o primeiro poste, onde surgiu Aparício, foi intercetado por Tomás Araújo, que bateu Leo Kokubo aos 28'.

Os da casa cresceram no jogo e estiveram perto do terceiro golo aos 33', por Francis Cann, com um remate cruzado, e, aos 35', por Pedro Lucas, fruto de um remate acrobático.

Procurando inverter o rumo dos acontecimentos, o técnico do Benfica B lançou ao intervalo o estreante Jevsenak no lugar de Rafael Brito e Pedro Santos na vez de João Neto.

CD Mafra-Benfica B

Os lances de perigo junto das balizas aumentaram a partir de então, sobretudo perto das redes à guarda de Renan. Aos 55', Tiago Gouveia atirou rasteiro à figura do camisola 23 do Mafra.

Quatro minutos depois Henrique Araújo viu um golo ser-lhe anulado por alegada falta sobre o central contrário, antes do cabeceamento sem marcação no coração da grande área, num lance pouco claro. Tomás Domingos respondeu para o Mafra, aos 64', com um remate fora da área ao lado da baliza de Leo Kokubo, enquanto Umaro Embaló alvejou o alvo aos 65'.

Aos 81', Pedro Santos surgiu isolado frente a Renan, mas procurou assistir Henrique Araújo, permitindo o corte de Pedro Barcelos.

No último minuto do período de descontos o Benfica B reduziu por Henrique Araújo na conversão de uma grande penalidade. O 2-1, aos 90'+6', chegou após uma falta cometida sobre Filipe Cruz e permitiu ao capitão encarnado chegar aos 25 golos pelo Benfica B na Liga 2, igualando Heriberto Tavares como o melhor marcador de sempre das jovens águias na prova. 

O Benfica B mantém-se com 50 pontos na Liga 2, provisoriamente na terceira posição, e volta a jogar sábado, 9 de abril, às 14h00, no Benfica Campus, frente ao Estrela da Amadora, em jogo da 29.ª jornada da competição.

DECLARAÇÕES

António Oliveira (treinador do Benfica B): "Continuamos a pagar muito pelos nossos erros. Após o golo tivemos alguma instabilidade emocional, o que não pode acontecer. Os jogadores foram abnegados, sobretudo na segunda parte. Coloquem definitivamente o VAR na Liga 2 e nem apelem ao tempo útil. Até os próprios árbitros toleram isso. Na segunda parte só uma equipa quis jogar. Não sei se é ou não [golo bem anulado a Henrique Araújo], a leviandade como o árbitro apita logo... parece que não lhe apetece. Estreámos dois jogadores [António Silva e Jevsenak], vamos lutar sempre pelo nosso sonho. Estou muito orgulhoso dos que jogaram, desenvolvemos os futuros jogadores do Benfica. Não podemos dar 10 minutos de avanço ao adversário. Lutamos para ganhar."

António Silva (defesa-central do Benfica B): "Entrámos bem no jogo, os primeiros 15 minutos foram nossos. Sofremos um golo na sequência de uma bola parada, uma situação que temos de controlar melhor. Mas faltou-nos criar, pois temos bons finalizadores. Estava à espera desta estreia [na equipa B e na Liga 2] há muito tempo, queríamos vencer e não foi a estreia que desejava."

CD Mafra-Benfica B

CD Mafra-Benfica B
2-1
Estádio do Parque Desportivo Municipal de Mafra
Onze do Benfica B
Leo Kokubo, Filipe Cruz, Tomás Araújo (Miguel Nóbrega, 40'), António Silva, Rafael Rodrigues, Rafael Brito (Jevsenak, 46'), Martim Neto, João Neto (Pedro Santos, 46'), Umaro Embaló (Jair Tavares, 83'), Tiago Gouveia (Henrique Pereira, 66') e Henrique Araújo 
Suplentes
 Samuel Soares, Fábio Baptista, Kalaica, Miguel Nóbrega (40'), Jevsenak (46'), Pedro Santos (46'), Henrique Pereira (66'), Jair Tavares (83') e João Resende
Ao intervalo 2-0
Golos do Benfica B
 Henrique Araújo (90'+6' gp)
Boletim clínico

Luís Lopes (lesão do ligamento lateral interno do joelho direito) e Diogo Capitão (entorse na zona tibiotársica direita)

 

Texto: Rui Miguel Gomes
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol