Clube

22 março 2022, 12h00

Encontro de treinadores no Benfica Campus

Momento de debate

REPORTAGEM BTV

O Benfica Campus foi palco de um encontro que, na segunda-feira, 21 de março, juntou 35 treinadores e team managers do futebol e das modalidades coletivas de pavilhão do Sport Lisboa e Benfica. O Presidente Rui Costa marcou presença e assumiu a abertura da iniciativa.

Partilha de informações e experiências, reforço de relações entre estruturas técnicas e reflexão sobre temas que, apesar das particularidades de cada contexto, são transversais a todo o universo das modalidades coletivas do Clube configuraram os principais objetivos desta reunião de trabalho promovida por Pedro Marques (diretor técnico do Futebol de Formação) e Rui Lança (diretor das modalidades coletivas de pavilhão).

Encontro de treinadores no Benfica Campus

"Após praticamente dois anos de pandemia e de termos estado todos a passar por essa dificuldade (e até um bocadinho mais distantes uns dos outros), tivemos a ideia de aproveitar este momento em que as coisas começam a abrir um pouco mais para voltar a juntar treinadores, trocar ideias, partilhar experiências e aprender uns com outros, não nos fechando só no futebol, aprendendo e ligando com as outras modalidades, porque dentro de casa temos experiências riquíssimas, campeões nas várias modalidades. Tentar aproveitar o rico contexto eclético da melhor maneira possível para crescermos todos em conjunto", explicitou Pedro Marques, à BTV.

Encontro de treinadores no Benfica Campus

Rui Lança reforçou a perspetiva explanada nas linhas anteriores pelo diretor técnico do Futebol de Formação. "A ideia foi criar valor através das pessoas que temos no Benfica, proporcionar que se pudessem conhecer umas às outras, dar caras aos nomes que muitas vezes contactamos. Queríamos discutir temas que são interessantes do ponto de vista de objetivos individuais para alguns treinadores e podermos aprender uns com os outros. Tivemos dois momentos distintos, um para dar voz às pessoas que estão cá dentro, para termos alguns insights, e outro em que convidámos pessoas para falar do que vivenciamos todos os dias, que é o resultado e a pouca tolerância ao erro, porque o Benfica é um Clube que convive com o sucesso", detalhou o diretor das modalidades coletivas de pavilhão do Benfica.

Filipa Patão (treinadora da equipa de futebol sénior feminina), João Alexandre Florêncio (treinador da equipa de andebol sénior feminina) e Luís Araújo (treinador da equipa de futebol júnior masculina) participaram num momento de debate subordinado ao tema "Desenvolvimento Individual vs Rendimento Coletivo".

Encontro de treinadores no Benfica Campus

"Este encontro é importante porque deparamos com diferentes contextos, mas com particularidades tão iguais que podem mexer com o tipo de trabalho e a mentalidade de cada grupo", assumiu Filipa Patão. "Esta partilha de experiência é muito relevante para o que queremos fazer dentro do Benfica: pensar, agir, reagir e beber do mesmo. Estarmos abertos a estes momentos de partilha é o que faz de nós melhores profissionais e nos ajuda a evoluir", frisou a treinadora.

João Alexandre Florêncio valorizou a "mistura" de conhecimentos, experiências, sensibilidades e pontos de vista. "Parabéns a quem teve a ideia e organizou o encontro. É muito gratificante, aprendemos com as experiências de outras modalidades. Há coisas em comum, outras nem tanto, mas tudo serve para aprender e para melhorarmos. Como os atletas, também nós temos de ter treino e de melhorar todos os dias", referiu o treinador da equipa feminina de andebol do Glorioso.

"Como disse o nosso Presidente, a nossa convergência é ganhar. Sabemos quais são as nossas dificuldades e soluções. Estas iniciativas, a decorrerem de forma periódica e regular, podem ser um trunfo para melhorar os nossos processos de treino, a nossa reflexão sobre o que fazemos", concretizou João Alexandre Florêncio.

Encontro de treinadores no Benfica Campus

Treinador dos Juniores, Luís Araújo valorizou "mais uma oportunidade de crescer como profissional". "Este encontro é uma oportunidade única de estar em contacto com outros treinadores do Clube, tem a virtude de nos aproximar. É uma troca de experiências, a nossa evolução como treinadores, um momento ótimo de partilha de conhecimentos. É de salientar e de agradecer ao Benfica por mais uma oportunidade de crescer como profissional e de proporcionar a todos os seus quadros estas experiências", testemunhou o técnico.

Encontro de treinadores no Benfica Campus

O programa de atividades incluiu uma apresentação assente no tema "Experiência de Alto Rendimento", protagonizada por dois instrumentistas da Orquestra Gulbenkian, Amílcar Gameiro (tuba, solista) e Manuel Rego (contrabaixo, solista). Esta abordagem traduziu-se numa reflexão sobre paralelismos entre o trabalho realizado em realidades distintas (orquestra e desportos coletivos), tendo no horizonte objetivos comuns: conseguir uma forte dinâmica coletiva, com base nas qualidades de cada elemento, para atingir a excelência.

O evento contou ainda com uma fase de dinâmicas de grupos, sob o tema "A equipa por detrás da equipa – Desafios e Oportunidades", em que os treinadores refletiram sobre a dinâmica interdisciplinar nos seus grupos de trabalho.

HIGHLIGHTS

Texto: Redação
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Relacionadas