Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Três artistas – Gilberto (a assistir), Gonçalo Ramos e Darwin (ambos a marcar) – criaram a obra que permitiu ao Benfica chegar aos três pontos diante do V. Guimarães na 24.ª jornada da Liga Bwin.
27 fevereiro 2022, 21h47
Festejos do Benfica
Antes do apito inicial, nota para as alterações protagonizadas pelos treinadores Nélson Veríssimo (Benfica) e Pepa (V. Guimarães). O técnico encarnado, que não podia contar com Otamendi e Weigl, fez entrar Morato e Meïte para os seus lugares; o técnico dos minhotos mexeu nos laterais, Miguel Maga e Rafa Soares nos lugares de João Ferreira e Hélder Sá, e reforçou o meio-campo com André Almeida no lugar do avançado Bruno Duarte. Nas bancadas, várias mensagens de apoio à Ucrânia e ao povo ucraniano por parte dos cerca de 40 mil adeptos (39 846 espectadores), bem como para a braçadeira com as cores azul e amarela com que as águias subiram ao relvado.
Nas quatro linhas, o Benfica apresentou-se num misto entre o 4x4x2 com bola e um 4x2x3x1 sem o esférico, com Gonçalo Ramos a recuar e a alinhar num género de terceiro médio. O V. Guimarães, que por norma joga em 4x3x3, reforçou o meio-campo e apresentou-se na Luz em 4x2x3x1.
Bons primeiros 30 minutos no Estádio da Luz, com as duas equipas a jogarem olhos nos olhos, com momentos de bom futebol e quase sem paragens. Benfica, a jogar em casa, rapidamente tornou-se dono da bola, com mais posse e a tentar, através da largura, chegar à área vitoriana. Primeiro lance de perigo, aos 4'. Combinação à direita entre Taarabt e Gilberto, a bola chegou a Darwin, que amorteceu para o perigoso remate do lateral brasileiro.
O V. Guimarães queria discutir a partida e, com Estupiñán como seta apontada, Odysseas teve ser de gigante para evitar os tentos do colombiano. Aos 7', saída rápida para o ataque, Rúben Lameiras descobriu Estupiñán nas costas de Morato, o avançado seguiu isolado, com o guarda-redes grego dos encarnados a evitar os festejos com uma defesa com o pé. Aos 14', novo duelo entre Estupiñán e Odysseas. André Almeida lançou o colombiano em profundidade, mas o camisola 99 das águias saiu rápido a fez a mancha.
Apesar de ter mais bola, o primeiro remate enquadrado dos da casa foi aos 18', através do cabeceamento de Vertonghen após pontapé de canto marcado por Grimaldo. Bruno Varela resolveu a dois tempos. A partir dos 23', surgiram os lances desenhados a régua e esquadro para os… festejos! O primeiro teve Meïte, Gilberto e Gonçalo Ramos como protagonistas. O médio variou o centro de jogo para Gilberto, o lateral cruzou e Gonçalo Ramos, de primeira, antecipando-se a Jorge Fernandes, a disparar um míssil para o 1-0.
Com o marcador desbloqueado, o jogo baixou de ritmo, com o V. Guimarães a ficar mais expectante e a arriscar mais pela certa, e o Benfica a gerir a vantagem com bola e sem grandes correrias. Ainda assim, aos 26', numa jogada estudada dos vimaranenses, Rochinha serviu Rúben Lameiras na área, mas Odysseas travou o remate.
O Benfica estava melhor no jogo e num lance tirado a papel químico do 1-0 apareceu o 2-0, aos 37'. Meïte virou o jogo para Gilberto, este cruzou e Darwin, com um cabeceamento à ponta de lança, a aumentar a contagem. Ao intervalo, o Benfica estava na frente, por 2-0.
Resumo do jogo
A perder, o remate de Alfa Semedo à entrada da área, encaixado por Odysseas, aos 46', parecia mostrar um V. Guimarães a querer alterar o rumo dos acontecimentos, mas tudo ficou pior aos 50'. Miguel Maga perdeu o esférico, Gonçalo Ramos esgueirou-se para a área e o lateral, na tentativa de o recuperar, derrubou o avançado e o árbitro André Narciso apontou para a marca de grande penalidade. Darwin bateu o castigo máximo e não perdoou para o 3-0 (52').
Na frente por três golos, o Benfica foi atrás de mais e, aos 54', Rafa, após cruzamento de Darwin, falhou um golo feito já na pequena área. O 27 permitiu a defesa de Bruno Varela. O jogo estava animado, o Benfica ganhava e abrilhantava os golos com uma boa exibição, mas o momento mais emocionante surgiu aos 62' com a entrada de Yaremchuk em campo. Todo o Estádio da Luz se levantou num claro apoio ao ucraniano do Benfica – que ficou visivelmente emocionado – e à Ucrânia pelos dias complicados por que têm passado. Destaque aqui, também, para Vertonghen, que fez questão de entregar a braçadeira de capitão ao avançado.
No tapete verde, os treinadores mexiam nas peças, com objetivos diferentes. Nélson Veríssimo queria segurar ou aumentar a vantagem; Pepa desejava mitigar o 3-0 que se verificava e até, quiçá, relançar o encontro. Um dos que foram lançados, Quaresma, tentou isso mesmo, aos 69', com Odysseas, gigante entre os postes, a evitar. No mesmo minuto, resposta do Benfica, com Grimaldo a cruzar e Everton, de cabeça, a ver o golo negado por Bruno Varela.
O jogo caminhava para o fim, o triunfo parecia já não fugir às águias, mas os minhotos não desistiam. Aos 75', Bruno Duarte, na zona central, a atirar a centímetros da baliza benfiquista;aos 90'+1', Jorge Fernandes cabeceou com intenção, mas Odysseas fez a mancha junto ao poste. Antes do apito final, realce para a estreia absoluta de Tomás Araújo pelo Benfica na Liga Bwin. O jovem defesa-central entrou aos 90'+3' para o lugar de Vertonghen.
Com o 3-0 ao V. Guimarães, o Benfica passa a somar 54 pontos na classificação da Liga Bwin (recuperou dois pontos ao Sporting e ao FC Porto). Segue-se o Portimonense, fora de portas, na 25.ª jornada, partida agendada para as 18h00 de sábado, 5 de março.
Texto: Marco Rebelo
Fotos: Tânia Paulo e João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 3 de dezembro de 2024