Futebol

26 fevereiro 2022, 15h30

Nélson Veríssimo

Nélson Veríssimo

ANTEVISÃO

Jogar bem e ganhar! As ideias do treinador do Benfica no lançamento do embate com o Vitória de Guimarães, aprazado para as 18h00 deste domingo, 27 de fevereiro, não podiam ser mais explícitas. "Pegar nas muitas coisas boas que fizemos no último jogo e dar continuidade nesta partida", sublinhou Nélson Veríssimo, fazendo a ponte do desafio da Liga dos Campeões para o da 24.ª jornada da Liga Bwin.

"O intervalo de dias entre um jogo e outro é suficiente, na nossa opinião, para recuperar os jogadores nos seus índices físicos e psicológicos", revelou o técnico, que mostrou plena confiança nos atletas que vão ser escolhidos para render Otamendi e Weigl, ambos impedidos de alinhar por terem de cumprir castigo...

Olhando para esta jornada, que análise faz a este Vitória de Guimarães? E que Benfica podemos esperar neste duelo no Estádio da Luz?

Esperamos um Benfica dominador no jogo ofensivo, compacto e consistente no jogo defensivo. Pegar nas muitas coisas boas que fizemos no último jogo e dar continuidade nesta partida. Sabemos que vamos defrontar uma equipa com qualidade, não podemos cair no erro de olhar apenas para os resultados mais recentes do Vitória. Temos de analisar o todo, reconhecer que esta equipa tem qualidade, competência e é bem treinada. Para conquistar os três pontos e fazer um bom jogo, temos de estar com os níveis de ativação muito elevados.

Nélson Veríssimo

"Esperamos um Benfica dominador no jogo ofensivo, compacto e consistente no jogo defensivo. Sabemos que vamos defrontar uma equipa com qualidade"

Nélson Veríssimo

O jogo com o Ajax obrigou a um grande desgaste da equipa. São expectáveis mais alterações para além das obrigatórias para colmatar as ausências de Otamendi e de Weigl, que cumprem castigo?

É verdade que o tipo de jogo que foi obrigou os jogadores a correrem muito, a estarem muito focados. No entanto, o intervalo de dias entre um jogo e outro é suficiente, na nossa opinião, para recuperar os jogadores nos seus índices físicos e psicológicos. A ideia foi treinar, recuperar os jogadores e amanhã [domingo] escolher o melhor onze para abordar este jogo com o Vitória. Em relação às duas ausências de que fala, são um facto. O nosso plantel dá-nos garantias suficientes para que quem entre tenha o rendimento esperado.

Comparando os jogos do Benfica no Bessa e, depois, frente ao Ajax, por que motivo a equipa apresentou uma oscilação exibicional?

Tivemos 60 minutos bons no Bessa, e em relação aos outros 30 minutos já tivemos oportunidade de falar sobre o que se passou. Tínhamos como objetivo transportar para o jogo com o Ajax o que fizemos de bom durante 60 minutos no Bessa e dar maior continuidade. Na nossa opinião, isso foi conseguido. Percebo que se fale um bocadinho mais da nossa segunda parte, mas fizemos um jogo consistente, com boas ações ofensivas e boas ações defensivas. Fizemos uma boa partida. A evolução das equipas também é vincada pela consistência das exibições. O nosso desafio passa por transportar a regularidade que tivemos frente ao Ajax para o jogo com o Vitória, ou seja, manter essa regularidade do princípio ao fim, até para consolidar e dar mais sentido ao que fizemos no jogo com o Ajax.

Nélson Veríssimo

"É um momento delicado, mas Yaremchuk tem feito questão de treinar e mostra-se disponível para o jogo. Estamos aqui para ajudá-lo"

Com a situação de conflito que se vive na Ucrânia, como está Yaremchuk? Que apoio é que o Benfica lhe tem dado?

Naturalmente ele está combalido como todos nós estamos. É uma situação terrível, dramática. Fazemos uma pequena ideia do que se passa, porque todos estamos a acompanhar à distância. O Roman tem familiares na Ucrânia, está a viver a questão muito por dentro. O que nos resta é dar-lhe todo o apoio que precise. É um momento delicado, mas ele tem feito questão de treinar e mostra-se disponível para o jogo de amanhã [domingo]. É uma situação lamentável, difícil de perceber como é que acontece nos dias de hoje às portas da Europa, e é nosso desejo que se resolva rapidamente. Estamos aqui para ajudar o Roman, é um momento delicado, difícil para todos e temos de ser solidários.

Texto: João Sanches
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 1 de abril de 2025

Patrocinadores principais do Futebol