Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
18 fevereiro 2022, 22h56
Grimaldo
Desafio inaugural da 23.ª jornada da Liga Bwin, com o Benfica, 3.º da geral, a viajar até ao Estádio do Bessa XXI para defrontar o 12.º classificado, o Boavista comandado por Petit.
Águias a subirem ao relvado num 4x4x2, com um xadrez composto por Odysseas na baliza, Valentino, Otamendi, Vertonghen e Grimaldo na zona mais recuada do terreno, Weigl, Taarabt, Rafa e Everton no miolo, e Gonçalo Ramos e Darwin como referências mais ofensivas.
Entrada impetuosa das duas formações, cada qual com uma maneira muito própria, a querer impor o seu jogo. Estudo mútuo, respeito e primeiro quarto de hora sem golos, com sinal mais dos encarnados.
Gonçalo Ramos, num rasgo inicial logo aos 2', entendeu-se com Valentino, foi à linha, como mandam as regras, cruzar, contudo, a bola acabou desviada por um defesa axadrezado e morreu nas mãos de Bracali. Pelo mesmo flanco, aos 9', foi Rafa quem cruzou com conta, peso e medida, mas um corte providencial de Javi García desviou o esférico quando Gonçalo Ramos surgia para finalizar.
Do outro lado, resposta aos 12', perda de bola no miolo e Musa, em arrancada individual, enfrentou Odysseas, que, com segurança, encaixou o remate do camisola n.º 9.
O Benfica pegava cada vez mais no jogo, pressionava, acercava-se com perigo das redes contrárias e, aos 21', os frutos do trabalho surgiram. Jogada bonita do coletivo, vários rostos envolvidos e muitos passes ao primeiro toque, com Taarabt, num remate forte de pé direito à entrada da área, a assinar o 0-1. Foi o primeiro golo do internacional marroquino na corrente edição da Liga Bwin.
Desbloqueado o marcador, o desafio abriu e, em vantagem, os encarnados intensificaram a pressão e o domínio, perante a boa réplica dos anfitriões. Aos 27', Bracali, atento, disse "não" ao segundo da noite; na resposta, no minuto seguinte, Musa, servido por Nathan, atirou ao lado, na melhor oportunidade das panteras até então.
Jogo intenso, veloz, com as equipas a quererem mostrar o seu futebol e, em cima da meia hora, o 0-2 para alegria dos Benfiquistas presentes no Bessa. Grimaldo iniciou o lance oferecendo a Darwin, o uruguaio simulou e deu a Rafa, que, na cara de Bracali, perdeu o duelo. Ora, vindo de trás, na sobra, o camisola n.º 3 da equipa comandada por Nélson Veríssimo disparou para o 0-2. Foi o quarto golo de Grimaldo na Liga Bwin 2021/22.
O Benfica mandava no jogo e ainda antes do intervalo (34' e 38') viu mais dois tentos serem anulados por posição irregular. Primeiro a Gonçalo Ramos, depois a Darwin... O Boavista apostava na subida rápida das linhas, mas expunha-se e arriscava-se perante a velocidade e inteligência do jogo em profundidade das águias! Apito de Rui Costa para o descanso e justo 0-2 para o Benfica, que foi superior.
Filme do jogo
Ver mais ›
Reatar sem mexidas nos figurinos e oportunidade para os boavisteiros. Excelente iniciativa de Musa e excelente defesa de Odysseas a dizer "não" ao avançado croata (47'). Homens do Bessa mais atrevidos, a subirem as linhas, a tentarem responder e inverter a marcha dos acontecimentos... e, por momentos, o Benfica acelerou!
Taarabt abriu para Rafa, mas Filipe Ferreira ganhou o duelo; o mesmo Taarabt descobriu Gonçalo Ramos, mas o avançado luso, altruísta, não rematou e o lance acabou por se perder. Aos 60', Hamache testou a mira de longe, mas estava desafinada e o esférico saiu muito ao lado do alvo.
Mais Boavista nesta fase do jogo, mas uma situação consentida pelos encarnados a darem a iniciativa ao adversário... algo que acabaria por ser letal! Desafio muito competitivo, a aquecer, com a intensidade nos duelos físicos a aumentar... e os axadrezados com claro sinal mais a acreditarem, perante um Benfica desinspirado.
Aos 74', já com João Mário e Nemanja em campo (saídas de Taarabt e Everton), golo do Boavista. Erro provocado na saída das águias e Gustavo Sauer não desperdiçou, reduzindo a desvantagem e relançando o jogo (1-2). Motivados, os axadrezados carregavam, o Benfica passava por sérias dificuldades e, aos 77', foi o ferro a negar o golo a Hamache. Aos 80', o empate, com Makouta a rematar colocado para o 2-2, a premiar a muita vontade demonstrada pelos homens de Petit.
Grimaldo e Gonçalo Ramos saíram aos 87', entraram Gilberto e Yaremchuk, mas até ao final o resultado não se alterou. Aos 90'+1', livre direto para as águias, mas Darwin atirou por cima.
Com este resultado, o Benfica soma 51 pontos no 3.º posto da Liga Bwin e foca agora atenções numa outra janela competitiva. As águias recebem no Estádio da Luz o Ajax, numa partida relativa à 1.ª mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, agendada para as 20h00 de quarta-feira, 23 de fevereiro.
Texto: Sónia Antunes
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024