Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Defesa de 18 anos do Benfica vive a oitava época de águia ao peito, dando continuidade ao "sonho" e com promessa de entrega e muito trabalho pelo Clube.
28 novembro 2021, 10h39
António Silva de águia ao peito
António Silva a assinar a renovação do contrato
António Silva nasceu para o futebol em Viseu, onde alinhou por Viseu United FC, SC Penalva do Castelo e CF Repesenses. Em 2014/15 integrou o Centro de Formação e Treino benfiquista da cidade e começou a sua ascensão no Clube, combinada com a sua caminhada nas seleções nacionais.
Ingressou no Benfica Campus em 2015/16 e, desde então, tem passado pelas várias camadas da formação. Na edição 2018/19 do Campeonato Nacional de Juvenis, de águia ao peito, o defesa conquistou o título da prova.
Júnior de segundo ano, António Silva tem alinhado regularmente pelos Sub-23 na presente época. Até ao momento, disputou nove partidas e marcou dois golos na Liga Revelação, sendo ainda totalista na UEFA Youth League, com cinco encontros discutidos.
A par destes números, o jovem futebolista já representou as seleções nacionais por 24 vezes, concretamente nos escalões de Sub-16 (oito jogos), Sub-17 (oito jogos e um golo), Sub-18 (dois jogos) e Sub-19 (seis jogos).
António Silva olha para a esta renovação como um "sonho" e deixa promessas de trabalho e mais evolução. "Melhor presente que este por parte do Benfica não há. É uma grande responsabilidade para mim e para a minha família, mas espero dar tudo pelo Clube e que corra tudo bem. Foram épocas muito longas, sei que evoluí e posso prometer que vou dar tudo pelo Benfica. É claramente um sonho. 'Sonho' é a palavra ideal", enfatizou, aos microfones da BTV.
Luís Castro (treinador dos Sub-23 do Benfica): "O António é um bom exemplo do que consideramos ser o central do futuro. É muito completo e capaz de dar resposta positiva em vários contextos de jogo. Tem muitas das características ofensivas que gostamos, como a capacidade de construção, a curta e longa distância, o passe a quebrar linhas adversárias e inteligência. Mas tem também o essencial para a sua posição, sendo forte no 'um para um' defensivo, muito bom no controlo da profundidade e excelente no jogo aéreo, tanto defensivo como ofensivo. Está cada vez mais maduro e em termos mentais está a caminhar para ser um líder. Tem ainda uma característica fundamental para o alto rendimento, e particularmente no contexto do SL Benfica: uma enorme ambição e vontade de ganhar sempre!
Vítor Couto (treinador adjunto dos Juniores do Benfica, também trabalhou com António Silva no escalão de Iniciados): "Desde cedo, o António demonstrou ter um perfil exemplar dentro e fora do campo, o que lhe permitiu ser escolhido como um dos capitães da sua geração, papel que mantém ainda hoje, tanto no Clube como na Seleção. Em termos pessoais, o António sempre revelou ser um jovem inteligente, com muita vontade de aprender e de evoluir. No escalão de Iniciados demonstrou um bom rendimento, era tecnicamente evoluído e conhecedor do jogo. Na altura, sentiu algumas dificuldades pelo facto de estar num estado de desenvolvimento maturacional mais atrasado em relação à maior parte dos colegas, o que lhe dificultava ter sucesso em algumas ações individuais, como os duelos físicos e as diversas manifestações da velocidade. Ao longo do seu trajeto, e com a persistência que sempre o caracterizou, conseguiu ultrapassar estas limitações naturais em idades precoces e, com naturalidade, projetar-se para patamares muito interessantes no Clube. Esta renovação é um indicador de uma evolução consistente que o seu potencial sempre indiciou. Por isso, muitos parabéns, António!"
Texto: Rafaela Certã Alves
Fotos: Victoria Ribeiro e Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 28 de novembro de 2021