Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Simão Sabrosa, diretor de relações internacionais do Clube, visitou a Escola de Futebol do Benfica na capital da Ucrânia. Teceu rasgados elogios ao espaço e à forma como os valores do Glorioso são transmitidos aos cerca de 200 jovens que ali jogam.
15 setembro 2021, 12h22
Escola de Futebol em Kiev é um projeto com 200 jovens e 10 equipas que competem em 12 competições
A Escola de Futebol na capital da Ucrânia arrancou em 2019 e conta com cerca de duas centenas de atletas, divididos em 10 equipas e que competem em 12 provas. A Mística do Benfica já foi absorvida pelos jovens e pelos pais que os acompanham.
"As condições são fantásticas. Já conhecia este projeto, porque em junho estive com o Alfredo [Almeida] em Lisboa e falámos sobre este tema. Cerca de 200 miúdos a treinarem, onde o Alfredo Almeida passa toda a metodologia de treino, não só aos jogadores, mas também aos treinadores formados por ele. Passa os valores do Benfica, a importância de respeitar o companheiro de equipa e a importância de vestir a camisola. Este projeto é inovador, as condições são brilhantes, este complexo é gigante, até poderia ser chamado de 'mini-Seixal'", observou o diretor de relações internacionais, à reportagem da BTV.
"É dar os parabéns ao Alfredo, ao Benfica internacional, que está a fazer um trabalho excelente. É uma alegria enorme estar aqui com o Rui Águas e com o Valdo, duas lendas do Benfica. Podemos estar aqui no meio de crianças que têm o sonho de jogar no Benfica. Quem sabe, através da prospeção, se não vamos encontrar aqui um jovem que pode ter um futuro brilhante no Benfica", reconheceu Simão Sabrosa.
O diretor de relações internacionais tem uma forte ligação ao futebol jovem. "Gosto muito da formação, é importante passar os valores do futebol, saber respeitar e ouvir o treinador. São alicerces que podem dar um futuro melhor. É muito importante o que o Benfica está a fazer a nível internacional, não só para a expansão da marca, mas também pelo privilégio de treinar com a metodologia do Benfica", destacou.
Alfredo Almeida, treinador e coordenador da Escola de Futebol do Benfica em Kiev, deu a conhecer um pouco do trabalho desenvolvido na capital ucraniana.
"Começámos em 2019, vamos partir para a terceira temporada. Há pontos fundamentais para nós, Benfica, que são, não só o ganhar, o perder e o jogar, mas também os valores, o vestir Benfica, o sentir Benfica, o perceber o que é a camisola que se representa. Isso são valores fundamentais, não só na formação dos treinadores, mas também eles passarem isso para os atletas. Depois, a nossa metodologia, em que tentamos influenciar estes treinadores a pensarem de forma diferente, influenciar estes pais a pensarem de forma diferente, e isso é o sentir o Benfica, o saber o que é representar o Benfica, o que é o Benfica em si", realçou o Alfredo Almeida.
"Esses valores, esse respeito, essa admiração pelo Clube, o prazer por vir ao treino e ao jogo… Isso, depois, cria uma forma de ver o jogo diferente daquilo a que o povo ucraniano está habituado. Este trabalho é de uma estrutura enorme que está em Lisboa e que me dá um apoio enorme, eu sou só o rosto", explicou o coordenador da Escola.
Com cerca de 200 jovens sob o comando de Alfredo Almeida em Kiev, é possível que mais futebolistas ucranianos cheguem à equipa principal do Clube no futuro.
"Espero que tenhamos mais ucranianos no Benfica. Há qualidade e competência, mas isso depende da prospeção e daquilo que o Benfica necessita. Neste momento, dá-me uma alegria e orgulho enormes ver que temos cerca de 200 jovens, divididos em 10 equipas, em que competimos, semanalmente, em 12 competições, com 17/18 jogos por fim de semana. Isto é uma dinâmica muito grande, forte e com uma identidade Benfica", sublinhou.
"As crianças, aqui, já sentem o Benfica. Falam do resultado do jogo do Benfica no fim de semana, falam do nome dos jogadores do Benfica, do treinador… Estamos em Kiev, mas isto é o Benfica, e isso é fundamental", acrescentou, ainda, Alfredo Almeida.
Na Escola de Futebol do Benfica em Kiev também estiveram Rui Águas e Valdo, antigos jogadores do Clube, que ficaram encantados com as condições oferecidas aos jovens.
"A minha opinião é a melhor. Desde logo pelas instalações que visitámos, que são incríveis. Ao mesmo tempo, é interessante como, tão longe de Portugal, temos um projeto ligado ao Clube", apontou Rui Águas.
"O projeto é maravilhoso, fantástico. Nunca pensei encontrar na Ucrânia um projeto do Benfica com esta dimensão. A qualidade das instalações e a alegria dos miúdos… O Benfica está de parabéns, quem está à frente deste projeto está de parabéns. Aqui estão todos os requisitos para que o Benfica colha, no futuro, os frutos da Ucrânia", afirmou Valdo.
14 setembro 2021
Visita à Escola de Futebol do Benfica em Kiev
Texto: Marco Rebelo
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024