Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O treinador das águias analisou o triunfo sobre o Arouca em jogo da 2.ª jornada da Liga Bwin.
14 agosto 2021, 23h00
Jorge Jesus
Primeiro na zona de entrevistas rápidas, depois em conferência de Imprensa, Jorge Jesus abordou várias temáticas. Para além da apreciação à partida, o treinador comentou a qualidade e quantidade do seu plantel, a "segurança" que sente nos dois sistemas táticos que privilegia [4x4x2 e 3x4x3] e houve ainda tempo para analisar várias exibições em concreto.
"Duas coisas muito importantes: a vitória e novamente o regresso dos nossos adeptos. Com os nossos adeptos temos sempre mais um jogador. Eles ajudam muito a equipa a ter de lutar pelo golo, independentemente de o jogo se ter tornado mais 'fácil' [com a expulsão no Arouca aos 8']. Os jogadores sentiram isso. Falhámos muito golos e não podemos falhar tanto. Vai haver jogos em que não vamos ter tantas oportunidades. Fomos pouco eficazes em momentos de golos fáceis, mas também estamos no princípio da época e vamos ter de desculpar estes momentos em que poderíamos ser melhores tecnicamente. A equipa fez um jogo seguro, mais uma vez não sofreu golos; a equipa do Arouca, com 11 ou com 10 iria sempre defender, ou seja, defensivamente foi igual, bem como no seu posicionamento tático. Prejudicou-os [jogar com menos um devido à expulsão do guarda-redes] somente quando tinham bola e tinham menos um jogador para poder sair. Mas queríamos fazer mais golos, foi essa a minha mensagem ao intervalo. A ideia é essa. Se estás a ganhar por dois, queres ganhar por três; se estás a ganhar por três, queres ganhar por quatro, e no final do jogo, aí, sim, podes controlar o resultado e a forma de jogar. Sentimos que a qualquer momento poderíamos marcar mais golos."
"É normal no princípio de época [falhar na finalização]! Mas há outra vertente positiva: falhaste? Ok, mas criaste oportunidades! Não falhaste, não fizeste golo? Então não criaste oportunidades, e isso é bem pior! Esse é um problema que nunca será só do Benfica, é de todas as equipas do mundo. Há jogos em que fazemos um remate e fazemos um golo, e há outros em que fazemos dez remates e não conseguimos marcar. Faz parte do jogo. São situações que as podes perceber, mas que não são controláveis."
"Na época passada estivemos praticamente a primeira volta a jogar em 4x4x2 e a segunda volta em 3x4x3. A equipa sente-se confortável nos dois sistemas. É natural que em termos de qualidade e segurança de posse de bola a equipa foi muito mais segura em termos ofensivos a jogar com três [centrais]. Teve mais qualidade, mais largura, teve outras dinâmicas… Hoje também tivemos, mas não concretizámos e isso não valoriza o nosso jogo. Se ganhas por quatro ou cinco sentes mais a tua realidade acerca da capacidade ofensiva da equipa."
"Hoje [sábado] deu para rodar outros jogadores que não jogaram na terça-feira [jogo com o Spartak]. Notou-se que alguns dos jogadores que entraram tiveram alguma dificuldade em dar velocidade ao jogo. Tudo isto é bom. Ganhas um plantel que está sempre em competição, hoje joga um, amanhã joga outro, e todos vão ter um ritmo alto de jogo, que é o queremos. O plantel do Benfica tem qualidade e quantidade. Para além das vitórias, que são o objetivo, também conquistámos isso, ou seja, podemos ter vários jogadores a jogar e isso dá à equipa maior competitividade. Serão sempre jogadores competitivos e isso depois vai rentabilizar a valorização do jogador individual e coletivamente. Para além das vitórias, este tem sido um fator muito importante. Agora, todos os jogos são diferentes."
"Hoje [sábado] deu para lançar o André [Almeida], que era o que nós queríamos, colocá-lo a jogar pelo menos meia hora e foi bom. Foi uma satisfação para todos nós, treinadores, adeptos e colegas de equipa. Capitão de equipa, titularíssimo indiscutível vários anos no Benfica, é um jogador quem tem umas características especiais. Quando estive seis anos a trabalhar com ele era fundamental para mim, nas minhas ideias de jogo. Jogava a lateral-direito, a central, a médio defensivo… Quando tens um jogador que conhece isto tudo do jogo, tens sempre opções para ele. Agora é recuperar a capacidade física e a confiança, pois foram dez meses, uma operação muito complicada. Nestes 30 minutos já houve um 'cheirinho à André'. A equipa precisa dele!"
"Acreditamos muito nele! Não é a primeira vez que o Morato é titular comigo. É um jovem e tem a sorte de ter três jogadores de seleção ao lado dele: o Vertonghen, o Nico [Otamendi] e o Lucas Veríssimo. Tem ali três centrais com quem pode aprender muito. Isso ajuda a crescer. Ele é um jogador que o tempo vai dizer que vai ter uma carreira brilhante no Benfica."
"Neste espaço de tempo mostrou que para fazer um golo não precisa de muitas oportunidades, nem precisou de muitos momentos para fazer uma grande assistência. A diferença entre jogadores e pontas de lança está aí. O Yaremchuk mostrou-nos nestes minutos, para além dessas situações que fazem a diferença, que conhece o jogo. É um número 9, é um ponta de lança de área, goleador, e foi com essa intenção que o contratámos. Deu-me indicações que posso contar com ele para os próximos jogos. A pouco e pouco está a conhecer o treino físico, as movimentações da equipa e a movimentação dele. Isso requer muita repetição e muito treino. Estamos muito satisfeitos com ele. Está-se a integrar bem, quando o tirei disse-me que não estava muito fatigado, mas também o quis proteger. Para o tempo que está a treinar, para aquilo que fez, uma assistência e um golo, foi uma nota boa."
"Qualquer jogador que jogue ao lado do João Mário não vai ter problemas. Apesar de ele hoje ter jogado quanto baste… Jogou a pensar no jogo de quarta-feira. O Meïte melhorou em relação ao jogo de Moreira de Cónegos. Foi mais agressivo em termos ofensivos, já não criou tantas linhas de passe para trás e para o lado, mas o jogo estava mais fácil. Acabou deitado no relvado, todo 'roto', cansado, e isso é um sinal evidente que anda à procura da sua melhor capacidade física e do seu espaço. Estamos contentes com o trabalho dele."
"O Vinícius é um jogador com o qual estamos tranquilos. É um avançado de grupo, não tem azia, aceita as decisões da equipa e do treinador e isso ajuda a que estejam todos satisfeitos. Já temos dois problemas, o Darwin e o Pinho, que foram operados… O Vinícius dá-nos tranquilidade porque me dá garantias que posso contar com ele. Agora, quando estiverem todos bons vai ser difícil jogarem todos porque é muita gente para uma só posição... Aí vamos ver o que é melhor para a equipa e para o Benfica."
"Estamos numa altura complicada para todos os clubes, a janela de transferências ainda não fechou e isso dá possibilidades dos clubes contratarem e de jogadores saírem. E o Benfica tem de saber viver com esta situação. Estamos satisfeitos com o plantel que temos. Mas mesmo pensando em não ter reforços, como é o caso do Benfica, só se acontecer algo de anormal, como tivemos a situação do Vertonghen, mas estamos mais descansados porque a lesão dele não é tão grave como parecia. Estamos tranquilos. Sabemos que vamos ter de fazer ajustes, já falámos na posição 9, nos pontas de lança, e aí temos de pensar no que é melhor para o Benfica do ponto de vista financeiro e desportivo."
Texto: Sónia Antunes
Fotos: Isabel Cutileiro e Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 27 de março de 2023