SL Benfica Logo
0

0 Artigo

Total

0,00€

Comprar

Casas Benfica

06 agosto 2021, 12h04

Zurique

Pelas Casas do Benfica

REPORTAGEM BTV

No episódio desta semana do programa "Pelas Casas do Benfica", a BTV visitou, digitalmente, o braço-armado do Clube na Suíça. As novas instalações, uma cozinha de excelência, os cerca de 200 atletas em ação e o ambiente familiar fazem dela um ponto de referência.

A Casa Benfica Zurique é um ninho de Benfiquismo e Portugalidade. Das maiores do mundo ao nível de metros quadrados, as novas instalações da sede, e muito, muito mais, constituem um ponto de encontro entre Benfiquistas e amigos onde se matam as saudades de Portugal.

Zurique

"Arrisco-me a dizer, com muito orgulho, que é a maior Casa do Benfica no mundo ao nível de metros quadrados e ao nível da qualidade de instalações", vincou António Mendes, presidente deste braço-armado, salientando o "muito trabalho realizado numa época muito complicada devido à COVID".

Mudaram de instalações há praticamente um ano, a 1 de abril de 2021, e as alterações são significativas.

"De 250 metros quadrados passámos para 700 metros quadrados, tínhamos 90 lugares sentados e agora temos 300, e uma esplanada que alberga 70 pessoas sentadas. Está situada numa zona industrial, esteve fechada durante o pico da pandemia, teve serviço takeaway, mas agora funciona praticamente a 90 por cento", explicou.

Mas há mais motivos para visitar esta Casa Benfica...

"O convívio é essencial e até a culinária da Casa é típica de Portugal, de onde se destacam o Bacalhau à Benfica, Bife à Benfica, Posta à Catedral e o pijama à Benfica", apontou, em jeito de convite.

Zurique

"A Casa Benfica Zurique é um suporte, um abrigo para os emigrantes, para os Benfiquistas. Temos uma boa cozinha, a culinária é tipicamente portuguesa e temos tido muita gente", mas há mais. "O futebol e o futsal são um motivo de orgulho. Onde vamos é sempre o Benfica e as pessoas reconhecem", afirmou à BTV o vice-presidente Rui Alexandre, lamentando as "férias" que levam muitos dos habituais visitantes a não estar tão presentes.

A Casa é um motivo de orgulho, mas exige "muito sacrifício, esforço e vontade". No fundo, é sempre "um trabalho de equipa".

Zurique

Márcio Araújo é vice-presidente para o futebol e explica toda a estratégia de uma Casa que tem em atividade "cerca de 200 atletas, desde as Escolinhas aos Seniores".

"Temos futebol e futsal, porque são as modalidades que mais atraem as pessoas, as mais acessíveis. Temos até uma equipa de futsal na 2.ª Divisão suíça e, não fosse a pandemia, teria subido à 1.ª. É essa a nossa prioridade agora", disse.

"Temos equipas em todos os escalões e também duas femininas (seniores e juniores). No total, são 8 equipas a atuar em campeonatos e as outras na formação. 85 por cento dos nossos atletas são portugueses", revelou o responsável, explicando a principal dificuldade sentida.

"Não ter instalações próprias! Treinamos nos campos da cidade, isso requer muito planeamento e é o mais difícil", descreveu. Não obstante, o trabalho vale a pena porque "o nome Benfica é uma referência e chama em toda a parte".

Zurique

Um dos chamarizes desta Casa é a comida! Ora, Simão Ribeiro é o gerente do restaurante e fala de uma "ementa elaborada", onde "carne, peixe, sobremesas e o azeite português" fazem as delícias de todos, até dos suíços.

"Os suíços reagem muito bem, principalmente ao peixe sem espinhas", revelou.

Numa cozinha toda ela cem por cento lusa, o sucesso tem sido a palavra de ordem, e recomenda-se.

"Estamos a funcionar muito bem e tem sido um sucesso. Temos tido lotação esgotada de sexta-feira a domingo. O ambiente familiar, pessoas cinco estrelas, e um serviço de primeira, profissional, são os destaques", concluiu, deixando água na boca.

Texto: Sónia Antunes
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 6 de agosto de 2021

Relacionadas