Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Casas Benfica
Embaixada n.º 100 do Clube assume-se como "uma das maiores do mundo". Tem nas suas "instalações", nas modalidades em ação e na "culinária tipicamente portuguesa" os principais ex-líbris.
06 agosto 2021, 12h04
Pelas Casas do Benfica
A Casa Benfica Zurique é um ninho de Benfiquismo e Portugalidade. Das maiores do mundo ao nível de metros quadrados, as novas instalações da sede, e muito, muito mais, constituem um ponto de encontro entre Benfiquistas e amigos onde se matam as saudades de Portugal.
"Arrisco-me a dizer, com muito orgulho, que é a maior Casa do Benfica no mundo ao nível de metros quadrados e ao nível da qualidade de instalações", vincou António Mendes, presidente deste braço-armado, salientando o "muito trabalho realizado numa época muito complicada devido à COVID".
Mudaram de instalações há praticamente um ano, a 1 de abril de 2021, e as alterações são significativas.
"De 250 metros quadrados passámos para 700 metros quadrados, tínhamos 90 lugares sentados e agora temos 300, e uma esplanada que alberga 70 pessoas sentadas. Está situada numa zona industrial, esteve fechada durante o pico da pandemia, teve serviço takeaway, mas agora funciona praticamente a 90 por cento", explicou.
Mas há mais motivos para visitar esta Casa Benfica...
"O convívio é essencial e até a culinária da Casa é típica de Portugal, de onde se destacam o Bacalhau à Benfica, Bife à Benfica, Posta à Catedral e o pijama à Benfica", apontou, em jeito de convite.
"A Casa Benfica Zurique é um suporte, um abrigo para os emigrantes, para os Benfiquistas. Temos uma boa cozinha, a culinária é tipicamente portuguesa e temos tido muita gente", mas há mais. "O futebol e o futsal são um motivo de orgulho. Onde vamos é sempre o Benfica e as pessoas reconhecem", afirmou à BTV o vice-presidente Rui Alexandre, lamentando as "férias" que levam muitos dos habituais visitantes a não estar tão presentes.
A Casa é um motivo de orgulho, mas exige "muito sacrifício, esforço e vontade". No fundo, é sempre "um trabalho de equipa".
Márcio Araújo é vice-presidente para o futebol e explica toda a estratégia de uma Casa que tem em atividade "cerca de 200 atletas, desde as Escolinhas aos Seniores".
"Temos futebol e futsal, porque são as modalidades que mais atraem as pessoas, as mais acessíveis. Temos até uma equipa de futsal na 2.ª Divisão suíça e, não fosse a pandemia, teria subido à 1.ª. É essa a nossa prioridade agora", disse.
"Temos equipas em todos os escalões e também duas femininas (seniores e juniores). No total, são 8 equipas a atuar em campeonatos e as outras na formação. 85 por cento dos nossos atletas são portugueses", revelou o responsável, explicando a principal dificuldade sentida.
"Não ter instalações próprias! Treinamos nos campos da cidade, isso requer muito planeamento e é o mais difícil", descreveu. Não obstante, o trabalho vale a pena porque "o nome Benfica é uma referência e chama em toda a parte".
Um dos chamarizes desta Casa é a comida! Ora, Simão Ribeiro é o gerente do restaurante e fala de uma "ementa elaborada", onde "carne, peixe, sobremesas e o azeite português" fazem as delícias de todos, até dos suíços.
"Os suíços reagem muito bem, principalmente ao peixe sem espinhas", revelou.
Numa cozinha toda ela cem por cento lusa, o sucesso tem sido a palavra de ordem, e recomenda-se.
"Estamos a funcionar muito bem e tem sido um sucesso. Temos tido lotação esgotada de sexta-feira a domingo. O ambiente familiar, pessoas cinco estrelas, e um serviço de primeira, profissional, são os destaques", concluiu, deixando água na boca.
Texto: Sónia Antunes
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 6 de agosto de 2021