Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Canoagem
"Esta medalha vai dar-me uma motivação extra", garantiu o atleta do Benfica após garantir o bronze para Portugal. Ser Campeão Olímpico é uma meta e os olhos já estão postos nos Jogos de Paris 2024.
04 agosto 2021, 16h37
Fernando Pimenta com a medalha de bronze no Estádio da Luz
O canoísta sublinhou que "são cinco anos de muito trabalho e muito sacrifício" para se chegar bem aos Jogos; apontou as diferenças para as conquistas de 2012 e de 2020; elogiou a organização do certame de Tóquio; agradeceu todo o apoio recebido dos portugueses; deixou palavras emotivas às equipas do Clube e prometeu agradecer a mensagem recebida do Presidente Rui Costa. Estes temas e muitos outros foram abordados na entrevista exclusiva ao canal de televisão do Clube…
"Estas medalhas sem dúvida que têm sempre uma grande importância na nossa carreira. Para mim, esta é uma medalha que eu estava a precisar para o meu futuro, para continuar a carreira e até Paris 2024. Estas medalhas têm um valor especial, porque, na canoagem, houve atletas que foram medalhados nos últimos Jogos Olímpicos [Rio de Janeiro 2016] e que, desta vez, ficaram de fora, inclusive das finais. São cinco anos de muito trabalho e muito sacrifício. Muitos momentos de lágrimas nos olhos em treino, porque nem sempre as coisas correm como queremos. Não digo que a medalha compensa tudo, porque não compensa, nomeadamente a ausência da família, dos filhos… mas, pelo menos, é um alento que a família também sente pela minha subida ao pódio."
"Antes de partir para o Japão, para Tóquio, disse que a prova ia ser muito disputada, em que só os melhores dos melhores iam sair de lá com uma medalha. Primeiro do que tudo, atingir a final. Teria de ser passo a passo, porque a competição foi disputada de início a fim. A própria medalha de ouro fugiu-me nos metros finais e a medalha de prata ficou a poucas milésimas. Esta medalha vai dar-me motivação extra para os próximos três anos."
"São momentos diferentes. Em 2012 [medalha de prata em K2 1000 metros] ainda tinha poucos anos de carreira nos Seniores, neste ano já tenho um palmarés maior, mais composto. Além disso, a parte de ser individual. Provei a mim mesmo que era capaz. Há atletas que falham nestes grandes palcos. Sinto-me feliz e concretizado, mas quero sempre mais. Estou feliz por ter a medalha de bronze."
"Algumas pessoas próximas, amigas, que estão no desporto disseram-me que só daqui a uma semana é que vou cair em mim mesmo e vou olhar para a medalha consistentemente e dizer: 'Consegui a segunda medalha nos Jogos Olímpicos, consegui superar-me, conseguir impor-me a grandes potências da canoagem mundial'. Em Londres, por exemplo, foi diferente. Dormi com a medalha. Agora, na viagem de avião para Portugal, ela esteve sempre próxima, mas não estava visível."
"Vi algumas diferenças, devido ao tema do vírus [COVID-19]. Provavelmente foi a semana em que desinfetei mais as mãos. Já desinfetava ou lavava as mãos com muita frequência, mas com a quantidade de pessoas que estava connosco, sem pensar colocava as mãos para desinfetar. As máscaras, a distância, as luvas de plástico, os acrílicos a separar as mesas no refeitório... Mas a maior diferença, ainda assim, foi não ter público. Só temos de estar agradecidos ao Japão, à organização e à população do Japão por terem conseguido levar estes Jogos Olímpicos a bom porto. Fizeram um esforço enorme e o desporto ficou fortalecido. Muitas pessoas disseram que não se iam realizar, que era impossível. A forma como nos acolheram... os voluntários sempre simpáticos e disponíveis em ajudar-nos. Estão de parabéns! Não falharam em nada."
"Recebi através das redes sociais [mensagens de apoio dos portugueses]. Nunca pensei que fosse receber tantas mensagens como recebi. Estive desligado das redes sociais nas últimas duas semanas, porque estava focado na competição. Fui tentando acompanhar e foi uma grande ajuda receber mensagens de pessoas com quem me dou bem. As mensagens nas redes sociais, as fotografias, os textos motivacionais enchem-nos a alma e o coração."
"Nos próximos três/quatro dias vou ter treinos mais calmos. Depois, é esperar que chegue o treinador e começar a treinar outra vez. O Campeonato do Mundo, se não estou enganado, é na terceira semana de setembro [de 16 a 19 de setembro, em Copenhaga]. Depois é que vou fazer as minhas merecidas férias. Até lá, quero dar o meu melhor para conquistar mais alguma coisa nesta época."
"A partir do momento em que somos pais, as coisas mudam um pouco. Para mim, mudou para melhor, com mais responsabilidade, com a vontade de aproveitar o tempo que passo longe da Margarida [filha]. Para mim, o sorriso dela vale tudo. Isso faz uma grande diferença."
"A mensagem que quero deixar para a nossa equipa principal [de futebol] e para as equipas de outras modalidades é que se orgulhem da camisola que vestem, que a representem com alma e com paixão. Estão num clube como Sport Lisboa e Benfica e têm de estar agradecidos, porque, no lugar deles, há milhares e milhares de pessoas que gostavam de estar e de vestir a camisola do Benfica, mesmo que estivessem sentados no banco de suplentes. São uma inspiração para os mais novos. Que deem o seu melhor e de preferência com o Benfica a ganhar."
"Ainda não tive oportunidade de agradecer. Espero poder devolver a chamada e agradecer, entre hoje [quarta-feira] e amanhã [quinta-feira]. É sempre importante, quando estamos a representar Portugal, receber este carinho das entidades oficiais e dos clubes que representamos. Estou agradecido pelo apoio e continuem a acreditar no Benfica Olímpico. É importante para um clube como o Benfica ter várias modalidades, rostos em vários desportos que contribuem com grandes resultados. Todos os Benfiquistas gostam de desporto em geral e isso é bom para o Clube."
Texto: Marco Rebelo
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 9 de outubro de 2023