Hóquei em Patins Feminino

26 maio 2021, 11h12

Paulo Almeida

Paulo Almeida

Benfica e Voltregà disputam, a partir das 17h00 de quinta-feira, dia 27 de maio, o jogo dos quartos de final da Liga Europeia de hóquei em patins feminino. No Palau Blaugrana, na Catalunha, luta-se por um lugar nas "meias" de uma prova onde as águias querem tornar a fazer história.

Hegemónico em terras lusas, campeão europeu em 2015 e vice-campeão em 2018, este Benfica gosta de ganhar e quer muito continuar fazê-lo.

No Palau Blaugrana, o primeiro duelo na Final 8 é frente ao campeão europeu em título, o Voltregà, mas a ambição é enorme e as encarnadas vão entrar em rinque com um só pensamento: vencer!

"As expectativas são sempre ótimas. Estamos com muita vontade, ansiedade, de chegar a Barcelona e conseguir jogar na quinta-feira contra o Voltregà. Será a primeira equipa que vamos defrontar, temos conhecimento total da mesma porque vimos jogos e vídeos. É evidente que é outra competição, é uma prova europeia, sabemos da nossa responsabilidade e queremos muito ir. As jogadoras estão muito motivadas. Vamos com muita ambição em chegar o mais longe possível", explicou o treinador Paulo Almeida, nome emblemático do Clube e da modalidade, ele que tão bem sabe o que é envergar e honrar o Manto Sagrado.

Paulo Almeida

A competição terá como palco a Catalunha, cinco equipas espanholas e três portuguesas em ação, e tudo pode acontecer quando se joga sempre sob o mesmo lema.

"É bom! Desde já desejar boa sorte ao Campo de Ourique e ao Stuart de Massamá. São três equipas portuguesas contra cinco espanholas e vamos ver quem vai levar a melhor. Espero que o Benfica consiga chegar à final, e depois logo se vê", atirou, em declarações ao "SL Modalidades" da BTV.

"É um pavilhão que vai ser igual para todas as equipas. Claro que o Palau joga em casa, mas isso não significa que chegue à final, pois para o fazer tem de jogar os jogos até lá. O Voltregà, tal como o Benfica, está a jogar fora, e o Benfica joga em qualquer pavilhão sempre da mesma maneira, sempre para ganhar. É isso que vamos querer fazer, com muita ambição, e responsabilidade, porque sabemos qual é a competição que vamos jogar, queremos muito jogá-la e, jogo a jogo, vamos tentar ganhá-la", vincou.

Paulo Almeida

Vitorioso em todas as frentes em terras de Camões, esta é a altura de elevar o hóquei em patins feminino do Clube em outras frentes...

"As jogadoras querem muito jogar as competições europeias, querem muito mostrar o seu valor, querem muito dizer à Europa quem são as jogadoras do Benfica, a classe que têm, que é muita. Respeitamos as adversárias, mas não temos medo. A minha equipa está preparada para jogo após jogo chegar à final. Primeiro pensar no jogo de quinta-feira, depois pensar no de sábado, e depois na final. Gostava de regressar a Portugal só no domingo, era bom sinal, sinal que estávamos no final", revelou o técnico.

"Todos os anos há ajustamentos nas equipas, mas o importante é que a estrutura se mantenha. Temos uma equipa que me dá variadíssimas soluções durante os 50 minutos para jogar de uma ou de outra maneira. O Benfica está preparado para ganhar. Numa competição como esta a ansiedade é normal. Todos estamos desejosos de começar a competição, porque é a maior ao nível de clubes", acrescentou.

A fechar, Paulo Almeida dirigiu-se aos Benfiquistas e deixou uma garantia...

"Os adeptos do Benfica não estão presentes nos pavilhões, mas estão sempre no nosso coração! Acreditem que tudo faremos para vos dar uma alegria", concluiu.

Marlene Sousa

A capitã Marlene Sousa juntou a sua voz à do treinador, e é "à Benfica" e de Benfica que se sente e fala!

"Jogando num clube como o Benfica a expectativa é sempre a mais alta, ganhar. Pensamos sempre jogo a jogo, estamos focadas no de quinta-feira com o Voltregà e sabemos que só poderemos chegar à final se primeiro vencermos os jogos de quinta-feira e de sábado. É jogo a jogo, mas a ambição é sempre de ganhar. Quem joga no Benfica joga sempre para ganhar", vincou.

"Este é o objetivo máximo, é a maior prova de clubes a nível europeu. Aproveitamos o passado para podermos evoluir com ele, e é dessa forma que recordamos as competições anteriores. É verdade que já fomos campeãs da Europa em 2015 e estamos desejosas de voltar a conquistar esse troféu, porque é muito especial", destacou a hoquista.

"Todas as equipas vão com a expectativa de dar o seu melhor. Independentemente de irmos defrontar o campeão europeu, se analisarmos a época anterior, nós eliminámos na altura o campeão europeu e estávamos apuradas para a Final 4, que acabou por não se realizar devido à COVID-19. Estamos focadas, venha quem vier é para ganhar e é com esse pensamento que vamos enfrentar cada jogo. É uma Liga Europeia, uma Final 8 e estão as melhores equipas da Europa. Vamos dar tudo em campo, como sempre fazemos, do primeiro ao último minuto", acrescentou.

Marlene Sousa

A concluir, Marlene Sousa deixa uma mensagem aos adeptos...

"A Mística está sempre presente e tentamos transmiti-la. Sentir o Clube, sentir o símbolo que temos ao peito e dignificar a camisola. Mesmo não estando presentes, os adeptos continuam connosco, a apoiar-nos. Dão-nos uma motivação extra, especial, aquela força inexplicável. É lutar por cada bola e pensar no adepto que está a sofrer do outro lado. Nunca esquecemos os adeptos e é por eles que entramos em campo e damos tudo o que temos", revelou.

Texto: Sónia Antunes
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 6 de março de 2025

Patrocinadores Hóquei