Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol feminino
Bicampeão Europeu José Augusto esteve na Tapadinha e deixou uma mensagem forte à equipa feminina de futebol do Benfica a poucos dias do decisivo duelo.
18 maio 2021, 18h19
José Augusto deixou uma mensagem forte ao coletivo
Final de treino diferente na Tapadinha. A equipa feminina de futebol prepara com afinco a decisiva ronda da Liga BPI e nada melhor do que conviver e privar com aqueles que, pelo seu testemunho de vida, dentro e fora das quatro linhas, são exemplo de triunfos e conquistas inolvidáveis.
José Henrique deu o mote há cerca de mês e meio, inundando o campo do Atlético com um verdadeiro banho de Mística... Ora, nesta terça-feira, a lição repetiu-se, com o Bicampeão Europeu José Augusto em ação.
"O Benfica, para mim, é tudo. Foi e é! Os tempos são diferentes, eu já passei por tudo, e o meu conhecimento leva-me realmente a estar aqui hoje, nestas funções, a acompanhar estas senhoras", explicou um emocionado José Augusto aos microfones da BTV.
Onze épocas (1959/60 a 1969/70), duas Taças dos Clubes Campeões Europeus, oito Campeonatos Nacionais, três Taças de Portugal e três Taças de Honra de Lisboa, um palmarés invejável, ao alcance de raros, fruto de 479 jogos e 207 golos marcados envergando o Manto Sagrado. Palavra, portanto, a quem sabe e a quem, por tudo isto e muito mais, recebeu há dias atrás o Galardão Cosme Damião – Carreira.
"Entrem com a convicção de que vamos ganhar! Temos de ganhar. Todas em conjunto no trabalho que desempenham, mas sempre com a fé de ganhar, é o mais importante", afirmou o Bicampeão Europeu, dirigindo-se ao coletivo que avidamente bebia das suas palavras.
"Estou absolutamente convencido de que têm condições para ganhar esta 'final' com o Sporting. Acompanho o futebol feminino, tenho a obrigação de o fazer e estou convencido de que vamos ganhar. Entrem com essa convicção", atirou taxativamente José Augusto, que, entre 2004 e 2007, foi o primeiro selecionador de futebol feminino em Portugal.
Outros tempos, sem dúvida, mas a postura, a dedicação e a devoção de sempre... daqueles que a viveram e que, com e através dela, ajudaram a construir um emblemático e glorioso Sport Lisboa e Benfica.
"Sinto um orgulho muito grande no futebol feminino em geral. Tive a sorte de ter essa competência naquela altura. Hoje já estou com 84 anos, mas ainda sou capaz de dar umas corridas", disse entre risos...
Mais a sério: "Eu só tenho dois amores, o meu Barreirense, onde cresci, vivi e me fiz jogador, e o meu Benfica. Viva o Benfica!", gritou a plenos pulmões, um grito de alma. "Sintam isto dentro de vós", deixou o repto.
Filipa Patão foi a voz do coletivo. A treinadora mostrou-se impressionada e feliz com a presença de José Augusto e, falando diretamente para as atletas, deixou o mote.
"Têm de perceber que em todos os minutos em campo é isto que têm de levar. Mais do que as vossas pessoas individuais, mais do que o coletivo, é a camisola que trazem. Disso, não se podem esquecer em nenhum momento, por isso mesmo é que veio aqui uma referência do nosso clube, da nossa camisola, do nosso símbolo e, principalmente, da nossa Mística. A alma tem de estar lá sempre! Foi isso que este senhor veio aqui transmitir", disse Filipa Patão, agradecendo de seguida a presença e as palavras deixadas pela glória do SL Benfica.
"Que cada uma delas, no sábado, seja só um bocadinho da alma daquilo que você foi no Benfica", disse, dirigindo-se a José Augusto.
A fechar a manhã, Sílvia Rebelo reuniu as tropas e convidou o Bicampeão para se juntar ao grito da equipa. Convite aceite, com orgulho, pois claro! "Viva o Benfica", entoou com a alma na voz José Augusto... "Têm de o ir buscar cá ao fundo", explicou. Mote dado, repto lançado e "raça, querer e ambição", responderam em uníssono as atletas.
Para recordar, pois claro!
Texto: Sónia Antunes
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024