Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Judo
A competir na categoria -57 kg, a judoca do Benfica chegou à sua 15.ª medalha em igual número de presenças em Campeonatos da Europa.
16 abril 2021, 18h22
Telma Monteiro com a medalha de ouro
A judoca portuguesa estreou-se na segunda ronda, onde eliminou Sabrina Filzmoser, da Áustria, por "wazari". No combate dos quartos de final derrotou a belga Mina Libeer por "ippon", num minuto e treze segundos, e na meia-final levou a melhor frente a Nora Gjakova, do Kosovo, a número quatro do ranking mundial e a mais bem classificada de todas as participantes nesta competição.
No derradeiro combate, Telma Monteiro enfrentou a eslovena Kaja Kajzer e superiorizou-se no "golden score" (pontuou para "ippon" no prolongamento), sagrando-se campeã da Europa e arrecadando a sexta medalha de ouro de sempre nestes Campeonatos.
Num registo sensacional, a atleta do Benfica ganhou a sua 15.ª medalha nos 15 Europeus que disputou, somando seis de ouro (2021, 2015, 2012, 2009, 2007 e 2006), duas de prata (2020 e 2011) e sete de bronze (2019, 2018, 2014, 2013, 2010, 2005 e 2004).
Ainda "a quente", envolvida pelas emoções próprias de mais um inesquecível feito de uma carreira recheada de sucessos, Telma Monteiro (não susteve as lágrimas quando escutou "A Portuguesa" no lugar mais alto do pódio) comentou o seu desempenho e o respetivo desenlace de ouro no Campeonato da Europa de Judo 2021.
"É fantástico! É difícil encontrar palavras. A preparação foi muito dura. Magoei-me num ombro quando estava a preparar o Europeu e o apuramento olímpico. Tinha esta oportunidade de disputar o título em casa. Sabia que ia ser difícil, há que dar mérito às adversárias, porque são elas que me fazem mais forte. Foi um dia duro. Deixei tudo, costumo dizer que deixei a vida. Mas para alguém me ganhar tinha também de deixar a vida. Quando acordei, senti que ia fazer história. E quando meto uma coisa na cabeça só paro quando o consigo", afirmou a judoca.
"Há um mês que digo que vou ser campeã da Europa, mesmo com um ombro magoado. As pessoas que estão à minha volta ajudam-me sempre, nunca me deixam desistir. Mesmo antes de ganhar já sentia gratidão, e o que me deu força foi isso mesmo", realçou Telma Monteiro.
Sagrar-se campeã da Europa em Portugal teve um sabor "superespecial". "Era um sonho que estava adiado. Quando se é campeã Europa em casa, nas condições em que fui, com uma meia-final que teve um 'golden score' de quase sete minutos... Foi melhor assim do que se tivesse ganho tudo rápido. Foi um dia perfeito, em casa, o sexto título europeu, a 15.ª medalha, a mais medalhada de sempre em Campeonatos da Europa... Agora deixo o recorde para quem quiser bater", disse a judoca.
O judoca encarnado Rodrigo Lopes (-60 kg) também esteve em ação no primeiro dia dos Europeus de Judo. Entrou bem na competição vencendo a ronda inaugural diante de Salih Yildiz, da Turquia, mas no combate seguinte foi eliminado, por "ippon", pelo búlgaro Yanislav Gerchev.
Os também benfiquistas Bárbara Timo (-70 kg) e Anri Egutidze (-81 kg) competem no sábado e Rochele Nunes (+78 kg) no domingo.
Texto: Márcia Dores
Fotos: União Europeia de Judo
Última atualização: 21 de março de 2024