Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O defesa-central de 18 anos está na 5.ª época ao serviço do Sport Lisboa e Benfica.
02 março 2021, 14h43
Luís Filipe Vieira e Tomás Araújo
Tomás Araújo
Tomás Araújo
"Tem sido um trajeto brilhante, não só da minha parte, mas também das equipas onde me tenho integrado. O facto de termos conquistado dois Campeonatos Nacionais [Iniciados e Juvenis] é um extra e sinto que o meu trabalho está a ser recompensado", revelou, em declarações à BTV.
Tomás Araújo vive a 5.ª época a competir pelo Clube, está no Benfica desde 2016/17, tendo, antes disso, representado os minhotos do Palmeiras FC, da AF Braga. Na primeira temporada de águia ao peito, o defesa-central sagrou-se Campeão Nacional de Iniciados.
Em 2019/20 participou em 16 jogos no Campeonato Nacional de Juniores e em duas partidas na UEFA Youth League – competição que, reconhece, beneficia a evolução dos atletas.
"Na UEFA Youth League encontramos equipas com um nível de qualidade, intensidade e agressividade muito elevado. Isso ajuda bastante no nosso crescimento", analisou Tomás Araújo.
Nesta temporada (2020/21), o ainda júnior já se estreou na II Liga. A 19 de setembro de 2020, Tomás Araújo foi uma das opções do Benfica B diante do Casa Pia. Um desafio que viria a terminar com um resultado de 0-6 a favor das águias.
"Tanto nos Sub-23 como na equipa B encontramos jogadores muito mais cultos taticamente e muito mais adultos em campo. É normal que ao início se sinta um pouco de dificuldade devido à nossa idade, mas com o tempo adaptamo-nos bem. Estamos no Benfica e temos qualidade suficiente para crescermos ainda mais", vincou Tomás Araújo, jogador que se destaca também no plano escolar, conseguindo regularmente uma média de notas bastante elevada e constando regularmente no quadro de honra da escola que frequenta.
Ao todo, até este momento, são 23 jogos ao serviço do Sport Lisboa e Benfica em 2020/21 (16 para a II Liga e sete na Liga Revelação) e um golo apontado. O remate certeiro aconteceu na 16.ª jornada da II Liga. O desafio contra a Académica terminou com um empate (2-2), e o defesa-central apontou um golo e foi eleito o "Man of the Match".
"Para estarmos no Benfica temos de ter qualidade e temos de acreditar em nós. Esta renovação é o exemplo de que o Benfica também acredita em nós, é um meio para crescermos e estarmos mais perto da equipa A. Esse é o nosso grande objetivo e isto é só mais um motivo para continuar o meu trabalho", enfatizou o defesa-central, um dos capitães da geração de 2002, papel que lhe é reconhecido pelo Clube e colegas de equipa.
Aos 18 anos, com forte personalidade, bastante focado em competição, muito competente em vários aspetos do desempenho desportivo, com forte sentido de segurança e estabilidade, mesmo em contextos de adversidade, Tomás Araújo totaliza 44 internacionalizações à data desta renovação, somadas em todas as seleções jovens portuguesas entre os Sub-14 e os Sub-19.
LUÍS ARAÚJO (treinador dos Juniores do SL Benfica): "Exímio executante do início de construção"
"O Tomás Araújo é um jogador fisicamente muito preparado, com uma velocidade de deslocamento muito acima da média para a posição em que joga. Defensivamente é muito sólido em todas as ações. No entanto, onde se destaca de forma diferenciada de outros defesas-centrais da sua idade é na sua excelente capacidade técnica, que, juntamente com uma boa leitura de jogo, o faz um exímio executante do início de construção."
MIGUEL COSTA (coordenador do Departamento de Prospeção SL Benfica do distrito de Braga): "Era claramente melhor que todos os outros da sua idade"
"Enquanto coordenador, e após indicação dos nossos colaboradores, observei-o pessoalmente pela primeira vez em março de 2015. Fiquei impressionado com a sua qualidade, destacava-se bastante, principalmente tendo em conta o contexto em que estava. Era claramente melhor que todos os outros da sua idade: com muita qualidade técnica, com rendimento e margem de progressão. Foi campeão distrital nessa época e na seguinte, tendo sido o melhor marcador da sua equipa, com mais de 30 golos, apesar de jogar a defesa-central. A sua ida ao agora denominado Benfica Campus tornou-se urgente e a família do Tomás foi exemplar e cooperativa durante esse processo. O atleta treinou no Seixal e viria a integrar o Benfica Campus em 2016. Até hoje, o Tomás confirmou todos os indicadores que lhe foram identificados desde início: inteligência e nível cognitivo elevadíssimos, com grande potencial para aprender e evoluir."
Texto: Diogo Nascimento
Fotos: João Paulo Trindade e Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 28 de fevereiro de 2025