Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
19 fevereiro 2021, 14h23
Luís Filipe Vieira e Gerson Sousa
O atacante pode jogar como avançado ou extremo, é júnior de 2.º ano (Sub-19) e chegou ao Benfica em 2010, quando integrou o Centro de Formação e Treino benfiquista de Faro. Está, portanto, a cumprir a 11.ª temporada de águia ao peito.
"Sinto-me muito feliz porque são muitos anos nesta casa. Sinto que sou reconhecido pelo meu trabalho e que apostam em mim. Adoro o Clube, é o do meu coração. Fico muito feliz por esta aposta", reconheceu Gerson Sousa aos microfones da BTV.
"Continuo a evoluir e a melhorar dentro e fora de campo, como pessoa e jogador. Estou muito feliz por continuar no Clube", acrescentou o jogador, que iniciou o seu percurso desportivo no clube algarvio CD Odiáxere.
Integrou o Benfica Campus em 2014/15 e sagrou-se Campeão Nacional de Iniciados em 2016/17 e de Juvenis em 2018/19.
Na época 2019/20 fez a estreia pelos Sub-23 dos encarnados, sendo ainda júnior de 1.º ano (Sub-18). Nessa temporada, registou um total de 26 jogos e oito golos. Foram oito jogos na Liga Revelação, 17 jogos e sete golos no Campeonato Nacional de Juniores e um jogo e um golo na UEFA Youth League.
Na corrente época – 2020/21 –, Gerson Sousa disputou, até ao momento, 17 jogos pelo Clube e apontou três golos. Tem 13 jogos e três golos na Liga Revelação e quatro jogos na II Liga, prova em que se estreou a 1 de novembro de 2020, com o Leixões, na 8.ª jornada. Entrou aos 70 minutos.
"A adaptação tem sido fácil, porque na época passada já fazia jogos pelos Sub-23. Este campeonato é mais difícil, tem jogadores com mais idade e experiência, mas nós, com a nossa qualidade, conseguimos impor o nosso jogo", considerou.
Ao jogar num patamar competitivo acima, o atacante encara desafios diferentes e explicou ao canal de televisão do Clube como os supera.
"Com a minha qualidade, trabalhando e aprendendo diariamente com os jogadores mais velhos que integram os Sub-23. Tentar evoluir a cada jogo, jogar sempre para ganhar, com agressividade e sem medo de disputar os lances", sublinhou.
"Prometo dedicação, trabalho, exigência máxima e lutar para ganhar todos os jogos", assegurou Gerson, ao revelar o que os Benfiquistas podem esperar dele.
Soma 21 internacionalizações pelas seleções jovens de Portugal, à data desta renovação, sendo que 14 foram ao serviço dos Sub-17 e sete nos Sub-18; faturou, ainda, nove tentos, oito pelos Sub-17 e um nos Sub-18.
LUÍS ARAÚJO (treinador dos Juniores do Benfica)
"É um jogador muito talentoso"
"O Gerson Sousa é um jogador muito talentoso, muito forte nas situações de 1x1 ofensivas, com uma variabilidade de dribles muito grande. Consegue ter sucesso quer no jogo interior, quer no jogo exterior, e tem ainda uma forte capacidade finalizadora."
TIAGO PINA (treinador dos Iniciados A do Benfica, trabalhou com Gerson Sousa no escalão de Infantis Sub-12)
"Saltava à vista a sua capacidade para desequilibrar"
"Há uma palavra que me vem logo à cabeça quando penso no Gerson: irreverência. É algo que lhe é intrínseco desde sempre e que se manifesta naturalmente no dia a dia, na forma como se relaciona com colegas e staff, mas, sobretudo, na forma como se expressa dentro do campo. Sempre foi um miúdo irreverente e feliz a jogar futebol. Saltava à vista a sua capacidade para desequilibrar, a tendência para arriscar sem medo, alheando-se de influências externas. Teve sempre essa capacidade de jogar num estado de aparente despreocupação e liberdade, cada vez mais raro e típico dos jogadores que dão prazer ver jogar. Senti-me muitas vezes um felizardo por poder desfrutar do seu futebol. Alia essas características a uma enorme capacidade de trabalho. É o que tem feito durante estes anos e desejo que continue a fazer durante muito tempo: a desfrutar e a fazer as pessoas desfrutarem do seu futebol."
Texto: Marco Rebelo
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024