Hóquei em Patins

16 fevereiro 2021, 20h29

Hoquei em Patins

Festejos da equipa de hóquei em patins

RESUMO DO JOGO

A equipa de hóquei em patins do Benfica recebeu e goleou o Famalicense (7-1) no jogo da 10.ª jornada (em atraso) do Campeonato Nacional. No Pavilhão Fidelidade, duelo intenso e muito interessante de seguir, com triunfo justo das águias. 

À partida para esta ronda, os encarnados ocupavam a terceira posição da tabela classificativa, com 35 pontos, e no caminho surgia o Famalicense, 10.º classificado, com 16 pontos somados. A meta era clara: vencer!

Primeiros minutos bem vivos na Luz, jogo veloz, intenso, com as duas equipas à procura do golo. Lucas Ordoñez, com um disparo poderoso, deu o mote, com as águias mais rematadoras nos instantes iniciais... mas a resposta não tardou. 

O árbitro considerou falta de Diogo Rafael sobre Nuno Silva e, aos 3', primeiro livre direto no Pavilhão Fidelidade. No cara a cara com Pedro Henriques, Juan López perdeu o duelo com o guardião benfiquista.

Equipas afoitas, e oportunidade de golo para as águias! Falta de Juan López sobre Lucas Ordoñez e grande penalidade. Chamado à conversão, Edu Lamas marcou à primeira, mas o árbitro mandou repetir. Aí, defesa do guardião Joaquim Peixoto. Duas oportunidades claras de golo, contudo, mantinha-se o nulo!

Hoquei em Patins

O Benfica pegou então no jogo, mais perigoso, mas perante um adversário atrevido e sempre a espreitar o contragolpe. Aos 11', finalmente o marcador foi desbloqueado na Luz! Edu Lamas, na raça, numa jogada de insistência, rematou forte, com a bola a entrar bem juntinho ao poste esquerdo. Estava feito o 1-0. E não foi preciso esperar muito para o segundo da noite... Edu Lamas, agora de meia distância, disparou forte e sem hipóteses para bisar no jogo e colocar os encarnados a vencerem por 2-0.

Ora, minutos antes bisou, aos 15' assistiu! Bela incursão de Edu Lamas, a oferecer um passe açucarado a Diogo Rafael, que, focado e em posição frontal, rematou para o 3-0.

Em vantagem, a equipa de Alejandro Domínguez pegou, em definitivo, na batuta da partida e as oportunidades foram-se sucedendo, com Joaquim Peixoto a ser chamado a trabalhos e a fazer uma grande exibição. Do outro, a formação de Vítor Silva respondia como podia, mas sem consequências de maior. 

Antes do intervalo, mais um bis! Jogada do coletivo, Edu Lamas a bisar nas assistências e Diogo Rafael, com muita classe, a rematar para o 4-0, o seu segundo golo no jogo.

Ao intervalo, 4-0 para o Benfica, justo!

Hoquei em Patins

Reatar e grande penalidade para o Famalicense, após falta de Danilo Rampulla sobre João Araújo. Hugo Costa, chamado à responsabilidade, rematou forte, para enorme defesa de Pedro Henriques. Tal como no início, a formação visitante entrou bem nesta segunda parte... mas foi o Benfica a marcar. Iniciativa de Miguel Vieira pela direita, a rematar cruzado e rasteiro para o 5-0.

Jogo intenso, muito interessante de seguir, com um Benfica assertivo e solidário em busca de mais uma vitória, perante um Famalicense brioso e a não deitar a toalha ao chão. 

Oportunidades, bolas aos ferros, lances de elevado recorte técnico, muita disputa em quadra, com os golos a surgirem de forma inevitável... e ainda bem!

Com dez minutos para se jogar, décima falta das águias, cartão azul para Miguel Vieira e livre direto. Enorme defesa de Pedro Henriques, com a luva esquerda, a dizer "não" a Pedro Mendes. Novo livre direto, agora com Juan López na linha a rematar de primeira e a reduzir para o 5-1.

Hoquei em Patins

Do outro lado, livre direto agora para o Benfica, após falta sobre Diogo Rafael. E magia na Luz... Lucas Ordoñez, que categoria, a fazer o seu 34.º golo no Campeonato e a colocar os encarnados a vencerem por 6-1. 

Mais um lance de bola parada, mais um golo, mais magia! Danilo Rampulla, com muita classe, a marcar o seu primeiro golo no encontro e a dilatar para 7-1.

Até ao final, a toada manteve-se, mas o marcador não tornou a mexer: 7-1... de classe e mais três pontos para o Benfica.

A formação comandada por Alejandro Domínguez torna a entrar em quadra no próximo domingo, com uma deslocação ao Pavilhão Alfredo Bento Calado. O HC Tigres-Benfica tem início às 15h00, e é referente à 20.ª jornada do Campeonato Nacional.

Hoquei em Patins

DECLARAÇÕES

Alejandro Domínguez (treinador do Benfica): "Havíamos falado muito sobre a humildade e o respeito que nunca podemos perder. Às vezes isso acontece, mas sem maldade e sem qualquer má intenção, mas não deve acontecer. Entrámos no jogo um pouco tarde, não mal, mas quando nos encontrámos e nos ajustámos, aí, sim, o Benfica foi a equipa que costuma ser habitualmente quando está concentrada. Quando assim é, somos uma equipa muito difícil de vencer."

Hoquei em Patins

Benfica-Famalicense, 7-1

FICHA  
Local Pavilhão Fidelidade
Cinco inicial do Benfica Pedro Henriques, Diogo Rafael, Edu Lamas, Lucas Ordoñez e Sergi Aragonès
Suplentes Marco Barros, Gonçalo Pinto, Valter Neves, Miguel Vieira e Danilo Rampulla
Ao intervalo 4-0
Marcadores do Benfica Edu Lamas (11' e 13'), Diogo Rafael (15' e 24'), Miguel Vieira (27'), Lucas Ordoñez (41') e Danilo Rampulla (47')

Texto: Sónia Antunes
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 28 de fevereiro de 2025

Patrocinadores Hóquei