Andebol

16 fevereiro 2021, 12h06

Filipe Cruz Coordenador da Formação de Andebol do Benfica

Luís Cruz

Aí está o desejado regresso à competição. O Benfica recebe o Belenenses, às 20h00 de quarta-feira, na disputa do encontro da 15.ª jornada do Campeonato Nacional de andebol. O clássico lisboeta terá como palco o Pavilhão n.º 2 da Luz, e motivação não falta.

Adiado o desafio frente ao SC Horta, as águias estão desde dezembro sem discutir jogos oficiais. Pelo meio houve o calendário das seleções, com desafios de qualificação para o Europeu e a realização do Mundial no Egito, e só agora acontece o tão desejado regresso.

"Felizmente temos um grupo de atletas que acabam por ser elementos facilitadores em todo esse processo. A realidade é que desde o início da época estamos bastante cientes dos tempos que vivemos atualmente e desde aí que todos estamos preparados e mentalizados para que este tipo de situações pudesse ocorrer nos mais diversos momentos. Sabíamos que a alteração de jogos podia ser uma realidade", explicou Luís Cruz, treinador adjunto dos encarnados, em declarações à BTV.

"O melhor que jogadores e treinadores podem ter é o momento da competição. Obviamente que há sempre aquele sentimento de tristeza [sem jogos], mas os jogadores lidaram bem, com tranquilidade, continuaram a trabalhar muito bem e isso deixa-nos bastante satisfeitos", revelou o técnico.

O grupo está motivado, a trabalhar bem e as expectativas para o regresso são muito positivas.

"Os jogadores estão muito motivados, com muita vontade de crescer. As experiências do Mundial também foram excelentes mais-valias, para eles e para a evolução enquanto atletas. Isso vai trazer-nos dividendos", explicou.

O Benfica ocupa o 3.º lugar da geral e terá pela frente um Belenenses no 6.º lugar do Campeonato.

"É sempre um jogo tradicionalmente complicado. É uma equipa que tem jogadores experientes e que nos vão querer colocar bastantes dificuldades. Penso que a vontade que a nossa equipa tem demonstrado nos treinos, no trabalho diário e a vontade de regressar vão sobrepor-se a tudo o resto", anteviu.

Luís Cruz

Sport Lisboa e Benfica, com o apoio da Federação de Andebol de Portugal, irá organizar um ciclo de formações online, denominado "Da Formação à Elite"que pretende abordar um conjunto de temas abrangentes e essenciais para o treino de atletas de andebol e é dirigida aos treinadores de todos os escalões.

Luís Cruz, para além de treinador adjunto, é também o coordenador da Formação de andebol do Clube e será um dos rostos principais deste momento formativo.

"O que nós pensámos foi que precisamos de desenvolver atividades que mantenham pelo menos a nossa modalidade no ativo. A ideia partiu de se desenvolver um momento de formação para os treinadores, aproveitando esta fase em que há poucas competições e muito menos atividade, para pelo menos tentar transmitir a nossa ideia… Queremos alterar aqui um pouco o paradigma e demonstrar de que forma estamos alterá-lo. O nosso Clube tem departamentos que não são comuns à grande maioria dos outros clubes, mas que podem transmitir algum conhecimento aplicável nas outras realidades. Há aqui uma tentativa de acoplar um conjunto de ideias e partir para esta dinâmica", explicou.

Texto: Sónia Antunes e Márcia Dores
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 28 de fevereiro de 2025

Patrocinadores Andebol


Relacionadas