Futebol

13 fevereiro 2021, 15h40

Jorge Jesus

Jorge Jesus

ANTEVISÃO

O Benfica viaja até ao Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas para disputar neste domingo, às 20h15, diante do Moreirense, a 19.ª jornada da Liga NOS. Em conferência de Imprensa, Jorge Jesus perspetivou o jogo, garantiu uns encarnados iguais a si próprios, competitivos e com intensidade. 

O técnico assegurou Waldschmidt nos convocados; revelou que Gilberto terminou o desafio da Taça de Portugal com "queixas musculares", e assumiu ser mais fácil montar um onze com a grande maioria dos futebolistas a "trabalhar ao mesmo nível". 

Peço-lhe uma análise a esta equipa do Moreirense, que nos últimos cinco jogos só tem uma derrota…

É verdade! Esta equipa do Moreirense, nos últimos cinco jogos, teve resultados muito positivos, só perdeu um jogo. Está a demonstrar que está a crescer. Qualquer jogo em Moreira de Cónegos é difícil, é normal, e nós vamos ter um jogo complicado. Sentimos que estamos a melhorar, a equipa está com outra capacidade física, está mais competitiva, e tem outra intensidade nos treinos e que vai ser demonstrada nos jogos. Acredito que vamos ter um Benfica dentro da ideia do que se viu no jogo com o Estoril: uma equipa muito mais agressiva, com mais velocidade nas tarefas ofensivas e defensivas.

O Moreirense é treinado por um treinador [Vasco Seabra] que venceu o Benfica por 3-0 quando estava numa fase muito forte do Campeonato. Isso traz um acréscimo de preocupação na preparação deste jogo?

É verdade. A nossa primeira derrota foi exatamente no Bessa com um adversário diferente [Boavista], o treinador era o mesmo, mas tudo é diferente, os jogadores são diferentes... Já falei, na altura, sobre esse jogo.

Jorge Jesus

O Moreirense é uma equipa que consolidou os três centrais nos últimos jogos. Acredita que irá manter amanhã [domingo]? Isso irá obrigar a mudanças no sistema que o Benfica pode utilizar?

O facto de o Moreirense ter um sistema nestes últimos jogos que lhe tem dado sinais e pontos para o seu treinador, e a sua equipa acreditar que estão no caminho certo, para o Benfica isso não é o problema número um. O Benfica joga em função, como é óbvio, do seu sistema. Claro que o Benfica também joga em função de, posicionalmente, como é que as outras equipas defendem, mas isso em nada vai alterar as nossas ideias. Pode mudar uma ideia da estratégia de jogo, mas estratégia de jogo é uma coisa, agora mudar o jogador A ou o jogador B só porque o nosso adversário joga com uma linha de cinco e quando defende joga num 5x4x1, isso não vai mudar nada no Benfica.

"A equipa está com outra capacidade física e mais competitiva"

Qual é a condição de Luca Waldschmidt? Está disponível para jogar? Sente que o Lucas Veríssimo pode ser titular?

O Luca Waldschmidt está convocado para o jogo. Nesta semana fez quatro treinos, deu-nos indicações de estar recuperado dos problemas que vinha a ter. O Lucas Veríssimo é um jogador que chegou há uma semana. Vai ter a sua oportunidade quando o jogo o ditar. É um jogador em que acreditamos na sua capacidade, mas vai ter o seu momento. Está a adaptar-se ao Benfica e à forma como defendemos. A cada dia que passa, ele dá um passo em frente. Quando tiver de jogar, vai jogar.

Jorge Jesus

Jorge Jesus é um treinador que prioriza ter uma equipa-tipo, um onze-base. Daqui para a frente vai tentar procurá-la ou, com todos os jogadores que tem disponíveis, acredita que a rotatividade pode beneficiar o Benfica?

Neste momento posso manter uma equipa-tipo, porque tenho a maior parte dos jogadores disponíveis. Os únicos que não estão são o André Almeida e o Jardel. O Gilberto apareceu carregado depois do jogo com o Estoril... Todos os outros estão disponíveis e isso dá-me a possibilidade de ter uma certeza maior de que vou ter os jogadores a trabalhar ao mesmo nível e com a mesma intensidade, e criar a tal equipa-tipo. Estando nas três competições, Liga Europa, Taça de Portugal e Campeonato Nacional, jogando de três em três dias, forçosamente, vou ter de mexer. Agora, é mais fácil ir atrás da equipa-tipo.

O Gilberto vai estar disponível para o jogo com o Moreirense?

O Gilberto, depois do jogo contra o Estoril, apareceu com queixas musculares. Hoje [sábado] ainda vai ser analisado pela equipa médica. Ou vai para Moreira de Cónegos ou se for dada a indicação que não se justifica arriscar não vai, vai outro jogador. Temos o João [Ferreira], que tem jogado na equipa B, e o Diogo [Gonçalves], que fez um jogo muito interessante com o Estoril. Portanto, temos essa garantia.

Jorge Jesus

Naquela sua longa análise que fez [no final do jogo com o Estoril], disse, em relação à arbitragem, que "a arbitragem era outra coisa". A que "coisa" é que o Jorge Jesus se referia?

Estava a pôr a arbitragem ao lado daquilo que eu estava a dizer. O futebol português tem de melhorar. Hoje em dia todas as equipas no jogo querem impor a sua razão pelo grito; por qualquer falta, salta o banco, toda a gente quer mandar no árbitro, para além de os jogadores aproveitarem qualquer situação… porque no futebol há contacto, no futebol não há nenhuma lei que diga que não pode haver contacto. Agora, no futebol, não pode haver é agressões, agressões físicas e até verbais, são coisas diferentes… e disse, e volto a dizer-lhe, que isto não tem nada a ver com a arbitragem e com árbitros.

"Com a maior parte dos jogadores disponíveis (...), é mais fácil ir atrás da equipa-tipo"

Sobre o caso Palhinha, considera que o Benfica pode vencer esse jogo [dérbi com o Sporting] na secretaria? Há uns dias foi notícia uma possível redução salarial da estrutura do Benfica. Isso traz mais pressão à equipa no acesso à Liga dos Campeões?

O que dá mais pressão à equipa do Benfica é o ganhar. A mim e à equipa, é a pressão de ganhar. Todos os problemas não desportivos não me compete a mim responder. Compete a quem tem, e bem, essa responsabilidade de os resolver. Sobre o Palhinha, isso é outra questão. Houve um pedido de esclarecimento, acho que foi isso que o Benfica fez. Também não sou jurista para opinar sobre o que possa ter acontecido. 

Como é que o Jorge Jesus se sentiria se acabasse por ganhar este dérbi com o Sporting na secretaria? Se esta situação do João Palhinha decidisse um campeonato eventualmente a favor de uma equipa treinada por si, sentir-se-ia um vencedor legítimo?

Não vou falar em "ses". Pôs-me a possibilidade se juridicamente acontecer… Eu não sou jurista, o que é importante, como é óbvio, é disputar-se… e é aquilo que acontece no jogo. Se formos por esse prisma, este ano há muita coisa que... desportivamente, umas equipas ficaram muito mais prejudicadas que outras e, portanto, em relação a essa situação não posso comentar e não o devo fazer porque estamos a falar num plano de hipótese e não vou falar disso, de uma coisa que não tem nada a ver com o jogo… tem a ver com situações jurídicas e isso é para ser resolvido por quem sabe e por quem tem competência para o fazer que não eu.

Até 28% Desconto em toda a Coleção Adidas

Texto: Márcia Dores e Marco Rebelo
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024

Patrocinadores principais do Futebol