Futebol

26 janeiro 2021, 13h00

Estádio da Luz

Estádio da Luz

A 24.ª edição do estudo "Football Money League" 2021, desenvolvido pela consultora Deloitte, coloca o Sport Lisboa e Benfica no top 30 europeu pelo quinto ano consecutivo. O Barcelona volta a estar na posição mais alta do pódio.

De acordo com o estudo anual, que reflete o impacto da COVID-19 numa época interrompida e sem precedentes, o Benfica é o 23.º clube europeu com mais receitas – 170,3 milhões de euros – em 2020, tendo subido uma posição em relação ao ano passado. O "Football Money League", note-se, não contempla os encaixes com as vendas de passes de jogadores, mas apenas o que decorre da atividade operacional dos clubes.

Os espanhóis do FC Barcelona chegam pela segunda vez consecutiva ao primeiro lugar, agora com 715,1 milhões de euros, menos de um milhão acima do Real Madrid, que ocupa a segunda posição do ranking. Campeão alemão e europeu, o Bayern Munique completa o pódio com 634,1 milhões de euros.

Estádio da Luz

No top 30 da análise da Deloitte, só os russos do Zenit, no 15.º posto, o Benfica (23.º), de Portugal, e o Ajax (27.º), da Holanda, representam ligas fora das chamadas "Big Five" (Inglaterra, Espanha, França, Alemanha e Itália). 

O top 20 conta com sete clubes ingleses (Manchester United, Liverpool, Manchester City, Chelsea, Tottenham, Arsenal e Everton), quatro alemães (Bayern Munique, Borússia Dortmund, Eintracht Frankfurt e Schalke 04), três italianos (Juventus, Inter de Milão e Nápoles ), três espanhóis (FC Barcelona, Real Madrid e Atlético Madrid), dois franceses (Lyon e PSG) e um russo (Zenit).

Entre os 20 emblemas que mais receitas geraram na Europa em 2020 há apenas dois novos clubes, os russos do Zenit (236,5 milhões de euros) e os alemães do Eintracht Frankfurt (174 milhões de euros).

Texto: Filipa Fernandes Garcia
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 26 de janeiro de 2021

Patrocinadores principais do Futebol


Relacionadas