Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Eusébio
Em dezembro de 1960 chegou a Portugal para jogar no Benfica. O frio do inverno de Lisboa não o deixou indiferente. Enfrentou-o, tal como os vários adversários com que se cruzou nos relvados e deixou-o para trás. Na Luz permaneceu 15 temporadas e contou uma história recheada de exibições únicas, golos mágicos e conquistas ímpares, que fizeram de Eusébio um dos melhores futebolistas portugueses de todos os tempos.
De águia ao peito realizou 614 jogos, marcou 638 golos (média superior a um por encontro), conquistando 10 Campeonatos Nacionais, 5 Taças de Portugal, 1 Taça dos Clubes Campeões Europeus e 5 Taças de Honra de Lisboa.
A qualidade futebolística que sempre evidenciou na carreira valeu-lhe uma Bola de Ouro no ano de 1965. Eusébio foi o único jogador a fazê-lo em representação de um clube português (Benfica). Em duas ocasiões – 1968 e 1973 – venceu a Bota de Ouro, o troféu destinado ao melhor marcador da Europa.
O dia 5 de janeiro de 2014 acordou com a pior das notícias. Falecera Eusébio! O mundo do futebol não mais seria o mesmo. A data fica marcada como uma das mais tristes páginas da centenária história do Sport Lisboa e Benfica.
Adeptos de todos os clubes, de todas as nacionalidades, emblemas de todas as latitudes fizeram questão de prestar uma última homenagem ao Pantera Negra, com o epicentro a ser o Estádio da Luz e, em concreto, a estátua que eterniza o Rei. Cachecóis, cartazes, fotografias e outros artefactos foram deixados num último adeus. Por forma a salvaguardar as oferendas, foi construído um Mausoléu que protegeu a estátua.
Em julho de 2013 foi inaugurado o Museu Benfica – Cosme Damião. Para além dos momentos e títulos mais inesquecíveis do Clube (futebol e modalidades), há um espaço inteiramente dedicado a Eusébio.
A 3 de julho de 2015, o Panteão Nacional recebeu o corpo de Eusébio, numa cerimónia que contou com a presença da família do antigo futebolista, do Presidente Luís Filipe Vieira e de várias personalidades da sociedade portuguesa.
Fotos: SL Benfica / Arquivo
Última atualização: 21 de março de 2024