Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Seferovic e Waldschmidt marcaram os golos e Darwin fez as assistências no triunfo do Benfica sobre o Tondela (2-0) na 13.ª jornada da Liga NOS.
08 janeiro 2021, 21h50
Pizzi, Rafa, Darwin e Waldschmidt após o 2-0
Capacidade para transformar os remates à baliza em golo foi apenas o que faltou ao Benfica na primeira parte no Estádio da Luz. Alinhando com Odysseas, Gilberto, Otamendi [exibição completa, seria eleito o Man of the Match!], Vertonghen, Grimaldo, Weigl, Pizzi, Everton, Rafa, Seferovic e Darwin, a equipa benfiquista construiu a primeira oportunidade de golo ao minuto 10: Rafa desmarcou-se na direita e cruzou, Darwin finalizou de calcanhar junto ao primeiro poste, errando o alvo.
Desenhando ataques no relvado do Estádio da Luz, o Benfica criou nova situação de golo aos 23', com Otamendi a impulsionar a jogada e a fletir para a meia-esquerda, para depois colocar a bola do lado contrário, onde Gilberto tentou ser feliz no remate. O esférico passou perto do poste. No mesmo minuto, mais uma ocasião para as águias faturarem, mas o remate de Darwin, executado na área, não teve sucesso. Niasse estirou-se e sacudiu para canto.
Com o Tondela na expectativa, fechando-se com todas as unidades na sua intermediária, novo momento houve em que o Benfica podia ter finalizado com êxito. Pizzi armou o cruzamento pelo lado direito, Seferovic cabeceou à figura de Niasse. Estávamos no minuto 25.
Em mais uma ofensiva das águias, Pizzi teve espaço para forçar o remate à entrada da área beirã e disparou. O esférico passou sobre a trave. Isto foi aos 27'. No minuto seguinte, após pontapé de canto, o camisola 21 do Benfica cruzou da direita e Otamendi cabeceou para Niasse suster.
Perto do intervalo, ao minuto 40, mais uma aproximação do Benfica à grande área do Tondela. Gilberto fez o passe, Everton deixou o esférico prosseguir e Pizzi rematou de pé direito, com perigo. Em esforço, na área, Ricardo Alves intercetou a bola.
A equipa benfiquista, com os mesmos 11 jogadores que iniciaram a partida, fez por ser mais veloz, móvel e intensa nas suas ações no arranque do segundo tempo. O objetivo era claro: criar desequilíbrios, entrar na defensiva do Tondela e desbloquear o resultado.
O Benfica porfiou, o Benfica marcou! E o lance foi muito bem elaborado, com Darwin, solicitado (por Pizzi) na esquerda da área, a trabalhar o esférico e a cruzar para a finalização certeira de Seferovic na zona de pequena área. Corria o minuto 54... A equipa de arbitragem ainda sinalizou fora de jogo, a jogada foi revista pelo videoárbitro e, passados quase dois minutos, chegou o veredito: tudo válido, 1-0 para as águias! Seferovic, o melhor marcador dos encarnados na Liga NOS 2020/21, apontou o seu sétimo golo, enquanto Darwin fazia aqui a sexta assistência.
Sereno e competente, com e sem bola, o Benfica tinha o jogo controlado e atacava por novo golo. A dinâmica coletiva passou a contar com Taarabt a partir dos 69' (rendeu Everton). As águias iam chegando à área tondelense, mas não faturavam. Do outro lado, o adversário beirão só por uma vez conseguiu incomodar Odysseas, e este respondeu com uma excelente defesa a remate de Murillo na área ao minuto 86.
Numa saída rápida, o Benfica introduziu a bola na baliza do Tondela pela segunda vez aos 87', por intermédio de Darwin a passe de Pizzi, mas o lance seria analisado e invalidado pelo videoárbitro, sancionando-se fora de jogo.
O coletivo encarnado estava bem, focado, decidido e anotou mesmo o 2-0, aos 90'+4', por Waldschmidt (rendera Seferovic aos 77'). E foi uma jogada bonita, com Weigl a iniciar a construção, Grimaldo a sair pela esquerda, Rafa a desenvolver, com um passe de trivela, para Pizzi, este a alongar para Darwin, que por sua vez, na direita da área, centrou com precisão para o toque final de Waldschmidt na pequena área. O internacional alemão chegou aos seis golos no Campeonato, enquanto Darwin reforçou o estatuto de melhor assistente na prova, tendo já sete passes para golo.
Na próxima terça-feira (12 de janeiro, 21h15) há outro jogo, numa competição diferente, com o Benfica a deslocar-se ao Estádio José Gomes, na Reboleira, para o embate com o CF Estrela nos oitavos de final da Taça de Portugal.
Texto: João Sanches
Fotos: Isabel Cutileiro e Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024