Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
No Museu Benfica – Cosme Damião estão oito Supertaças Cândido de Oliveira conquistadas pelo SL Benfica. Conheça a história por detrás de cada uma delas...
22 dezembro 2020, 15h35
O SL Benfica é o detentor do troféu. Este foi conquistado em 2019 frente ao Sporting CP
Atenções centradas no Estádio Municipal de Aveiro! A partir das 20h45 de quarta-feira há clássico e logo com um troféu em jogo. No palmarés do Clube contam-se oito Supertaças Cândido de Oliveira, sendo esta a 12.ª disputada entre SL Benfica e FC Porto...
Para encontrarmos a primeira Supertaça ganha temos de viajar até 1980, seguindo-se mais duas nessa década. Interregno, e em 2005 novo êxito, com as seguintes a datarem de 2014, 2016, 2017 e 2019.
Contextos, equipas, técnicos, realidades díspares em todas elas... e nós vamos contar-lhe tudo, recordando, uma a uma. Aperte o cinto e siga viagem à boleia do Site Oficial!
Em 29 de outubro de 1980 o SL Benfica ergueu a sua primeira Supertaça do palmarés, e fê-lo em pleno Estádio da Luz. O adversário foi o Sporting CP. Na 1.ª mão, no Estádio José Alvalade, empate a duas bolas. As águias, orientadas pelo húngaro Lajos Baróti, colocaram-se em vantagem logo aos 10', com um golo de Carlos Manuel. Ainda antes do intervalo, 0-2, com o brasileiro César a não dar hipótese a António Vaz. Na segunda parte, os leões conseguiram o empate, com Jordão a bisar. Primeiro de grande penalidade (59') e depois aos 67'. Tudo em aberto...
Na Catedral, depois, mandou o Benfica, mas os verdes e brancos foram os primeiros a marcar. Mais uma vez Jordão, novamente de grande penalidade (22'). Perante o seu público, o Benfica reagiu e Nené, em cima do intervalo, empatou a eliminatória, com os festejos a surgirem aos 86', após golo de Francisco Vital. Resultado acumulado de 4-3. Triunfo para o Benfica!
Volvidos cinco anos, as águias, comandadas por John Mortimore, somaram a sua segunda Supertaça. Frente ao FC Porto, 1.ª mão decisiva a ter como palco o Estádio da Luz. Desafio intenso na primeira parte, com as melhores oportunidades a caberem aos encarnados, que tiveram em Veloso o homem do jogo. E foi precisamente a partir de uma arrancada do lateral que Diamantino, de primeira, ao segundo poste, disparou para o golo do triunfo. Corria o minuto 38, sem hipóteses para Zé Beto. Na segunda parte, a abrir, uma enorme defesa de Bento foi determinante. O jogo decairia de qualidade, valendo o triunfo final.
Na 2.ª mão, dia 4 de dezembro de 1985, viagem até ao Estádio das Antas onde um enorme Bento, a fazer uma exibição memorável, garantiu a inviolabilidade das redes encarnadas, o nulo no marcador... e a vitória no troféu!
Quatro anos se passaram para que o Benfica tornasse a erguer a Supertaça. Então, pela frente, num clássico alfacinha, o Belenenses. Resultado final de 4-0 no acumulado das duas mãos, com 2-0 a vingar em ambas. O primeiro jogo foi disputado na Catedral, com a formação comandada pelo sueco Sven-Göran Eriksson a marcar aos 16' e aos 23', por intermédio de Vata e Lima, respetivamente. Resultado feito nos primeiros 45 minutos, numa partida dominada pelos encarnados.
A 2.ª mão foi disputada a 29 de novembro de 1989, no Estádio do Restelo. Infelicidade de Fernando Macaé, a marcar na própria baliza logo aos 7', com Mats Magnusson a sentenciar o desafio e a eliminatória. Terceira Supertaça do palmarés e seguiu-se um largo interregno...
Dezasseis anos depois, o Benfica, comandado por Ronald Koeman, tornou a erguer a Supertaça, com o capitão Simão Sabrosa a ser o protagonista do momento, em pleno Estádio Algarve repleto de Benfiquistas. Quarto sucesso nas 27 edições do troféu.
A partida, frente ao Vitória de Setúbal, disputou-se em 13 de agosto de 2005 e não teve grandes oportunidades... Aos 51', Nuno Gomes, na sequência de um contra-ataque e após assistência de Beto, rematou certeiro para o fundo das redes de Moretto.
Mais um interregno e a quinta Supertaça foi erguida a 10 de agosto de 2014, com Jorge Jesus no comando. Frente a frente, SL Benfica e Rio Ave FC, com o Estádio Municipal de Aveiro, albergando cerca de 30 mil adeptos nas bancadas, a ser o palco do embate. Tempo regulamentar sem golos, e também no prolongamento o nulo ficou por desfazer.
Nas grandes penalidades, o herói foi Artur Moraes, a defender com tudo a baliza encarnada. Lima, Bebé e Luisão marcaram para o Benfica; do outro lado, Filipe Augusto e Ukra faturaram para os vila-condenses. Resultado no desempate: 3-2 para as águias!
Domingo, 7 de agosto de 2016, e novamente o Estádio Municipal de Aveiro a ser o local escolhido para a decisão da Supertaça. Frente ao SC Braga, o Benfica, comandado por Rui Vitória, dominou a partida e saiu vencedor.
A formação arsenalista deu luta, mas o tricampeão foi melhor! Cervi, aos 10', abriu a contagem, Jonas, aos 75', dilatou, e Pizzi, com um chapéu, já no tempo de compensação (90'+2'), fechou o marcador num justo 3-0 final.
Depois da conquista em 2016, o Benfica tornou a arrecadar o troféu em 2017! No dia 5 de agosto a história tornou a repetir-se no Estádio Municipal de Aveiro. Frente a um opositor diferente, o Vitória de Guimarães, as águias, sob a orientação de Rui Vitória, juntaram outra Supertaça ao palmarés. Jonas (6') e Seferovic (11') colocaram o Benfica na frente após um início avassalador, contudo, em cima do apito para o intervalo, Raphinha reduziu para 2-1 e deu esperança aos vimaranenses.
Na segunda parte os encarnados foram superiores e, aos 83', Raúl Jiménez sentenciou o marcador num justo 3-1 final. Pela sétima vez na sua história, o Clube da Luz arrecadou a Supertaça e pela primeira vez somou dois triunfos consecutivos na prova.
Está datada de 4 de agosto de 2019 a última vez que o Benfica, na altura aos comandos de Bruno Lage, ergueu a Supertaça! De regresso ao Estádio Algarve e logo com uma goleada, uma mão-cheia de golos imposta ao Sporting CP. Um resultado volumoso de 5-0 que começou a ser construído no minuto 40 da primeira parte, com um golo de Rafa.
Para a segunda metade, as águias abriram o livro e assinaram mais quatro golos: Pizzi (60' e 75'), Grimaldo (64') e Chiquinho (90'). Triunfo convincente e taxativo! O Benfica é o atual detentor do troféu.
Texto: Sónia Antunes
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 5 de julho de 2022