Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Sport Lisboa e Benfica e Vitória de Guimarães discutem, às 21h00 de quarta-feira, no Estádio da Luz, um lugar na final four da competição.
15 dezembro 2020, 07h23
Eis o troféu em disputa
Com um quadro competitivo diferente devido à COVID-19, a Taça da Liga 2020/21 arranca com oito equipas – os seis primeiros classificados da Liga NOS e os dois primeiros da II Liga – nos quartos de final, com as partidas a decidirem-se a uma só mão, no reduto dos primeiros quatro classificados do principal escalão do futebol português, entre 15 e 17 de dezembro.
Concluídos então os desafios das primeiras oito jornadas da Liga NOS e os dez iniciais da II Liga, ficou definido o alinhamento de jogos dos quartos de final da prova (ver quadro), com o Benfica a receber no Estádio da Luz o Vitória de Guimarães, atual 5.º classificado do Campeonato.
As duas equipas atravessam momentos de forma díspares. As águias estão na luta em todas as frentes (Liga Europa, Liga NOS, Taça de Portugal, Taça da Liga e Supertaça), enquanto a formação vimaranense já só está na disputa da Liga NOS e da Taça da Liga.
Início de época atribulado para a equipa vitoriana, com a saída do treinador Tiago ao cabo da 3.ª jornada da Liga NOS. Atualmente na 5.ª posição, os vimaranenses, agora orientados por João Henriques, somam 16 pontos, fruto de cinco vitórias, um empate e três derrotas, com sete golos marcados e outros tantos sofridos.
Se no Campeonato a equipa vem de um triunfo caseiro perante o Portimonense (1-0), que lhe permitiu subir um lugar na geral, as contas da Taça de Portugal são bem diferentes. Depois de bater o Arouca, já nas grandes penalidades (3.ª eliminatória), o Vitória foi eliminado da prova-rainha pelo Santa Clara: 0-1, no Estádio D. Afonso Henriques, no último domingo.
Já o Benfica, em todas as frentes, encara um ciclo intenso. Na Liga NOS, a equipa de Jorge Jesus ocupa a vice-liderança da tabela, com 21 pontos (a dois do líder), fruto de sete vitórias e duas derrotas averbadas, com 21 golos marcados e 11 sofridos.
Depois de uma fase de grupos da Liga Europa bem-sucedida, e respetivo apuramento para os dezasseis avos de final, onde vai defrontar o Arsenal, o Benfica vem de uma goleada sobre o Vilafranquense (5-0), obtida no Estádio da Luz, no domingo, que lhe permitiu carimbar presença nos oitavos de final da Taça de Portugal. E no dia 23 de dezembro há o clássico da Supertaça!
Olhando para outros dados estatísticos, o melhor marcador dos vimaranenses na Liga NOS é André André, que ocupa a 9.ª posição do ranking, com três golos, dois deles na marcação de grandes penalidades. Do lado das águias, Seferovic (4.º lugar), que na última partida oficial marcou o golo 50 com a camisola do Benfica, com seis tentos, é o "matador" de serviço na I Liga.
No que toca a assistências, Darwin e Grimaldo, com cinco e quatro, respetivamente, lideram a lista de passes para golo na Liga NOS; no Vitória de Guimarães, Rochinha surge na 26.ª posição do ranking com uma.
Relativamente aos embates entre os dois emblemas, e considerando todas as competições, SL Benfica e Vitória de Guimarães já se defrontaram em 176 ocasiões, com um saldo claramente favorável aos encarnados: 124 triunfos, 27 empates e 25 derrotas, somando 403 golos marcados e 145 sofridos.
Olhando somente para a Taça da Liga, são seis os duelos entre os clubes, e aqui a vantagem para as águias é ainda maior, com quatro vitórias e dois empates. Cinco jogos foram relativos à fase de grupos, o outro, em 2009, referente à meia-final, que permitiu às águias carimbar a presença na final da competição.
Jogos |
---|
BENFICA (Liga NOS)-Vitória de Guimarães (Liga NOS) |
Sporting (Liga NOS)-Mafra (II Liga) |
SC Braga (Liga NOS)-Estoril Praia (II Liga) |
FC Porto (Liga NOS)-Paços de Ferreira (Liga NOS) |
A final four da Taça da Liga, que decidirá o vencedor desta edição da prova, vai realizar-se entre 16 e 23 de janeiro de 2021, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.
Com sete conquistas, o Sport Lisboa e Benfica é o clube com mais Taças da Liga no palmarés, tendo erguido o troféu em 2008/09, 2009/10, 2010/11, 2011/12, 2013/14, 2014/15 e 2015/16.
Texto: Sónia Antunes
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 22 de março de 2024