Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Os ingleses, que vão encontrar o Benfica nos 16 avos de final, só sabem vencer na prova da UEFA, conquistaram a Supertaça inglesa, mas na Premier League ocupam o 15.º lugar.
14 dezembro 2020, 17h38
Plantel do Arsenal
No sorteio realizado nesta segunda-feira, em Nyon, ficou decidido que as águias medem forças com o emblema que eliminaram na ronda de acesso à fase de grupos da edição 1991/92 da Liga dos Campeões.
Vinte e nove anos depois, muito mudou. Não só os jogadores e treinadores, como, principalmente, os palcos dos jogos. Antes do Emirates, a casa do Arsenal era o Highbury Stadium, recinto onde o Benfica venceu, após prolongamento, por 1-3. Jogava-se a segunda mão da 2.ª eliminatória da Champions, em 6 de novembro de 1991… Pates inaugurou o marcador aos 19', mas o Benfica respondeu ainda na primeira parte, por Isaías, aos 35'. Não houve mais golos no tempo regulamentar. No prolongamento, Kulkov, aos 100', e de novo Isaías, aos 109', carimbaram o passaporte dos encarnados rumo à primeira fase de grupos da prova.
Também o Benfica mudou de Estádio. Manteve o nome, Estádio do Sport Lisboa e Benfica, ou Estádio da Luz, como é habitualmente apelidado, mas é um recinto mais moderno, classificado com cinco estrelas pela UEFA, e até já recebeu duas finais da Champions (2013/14 e 2019/20) e a final de um Europeu (2004). No anterior, na primeira mão (23 de outubro de 1991), houve um empate a uma bola. Isaías inaugurou o marcador, aos 15'; Kevin Campbell empatou para os gunners, aos 18'.
Comandados por Mikel Arteta, antigo jogador do clube, os londrinos têm feito uma temporada com altos e baixos. Insuperáveis na Liga Europa, onde venceram os seis jogos disputados (18 pontos), apontaram 20 golos e cederam apenas cinco; irreconhecíveis na Premier League, na 15.ª posição, com quatro triunfos, sete derrotas e um empate. Marcaram 10 golos e sofreram 15 até ao momento.
Na competição em que vão encontrar o Benfica, o Arsenal ocupou o Grupo B com o Molde, Rapid Viena e Dundalk. No Emirates Stadium goleou sempre (3-0 ao Dundalk e 4-1 ao Molde e ao Rapid Viena); fora de portas também só triunfou (1-2 ao Rapid Viena, 0-3 ao Molde e 2-4 ao Dundalk).
Apesar de irregular, a época 2020/21 do conjunto do norte de Londres começou bem. Na Community Shield, a Supertaça inglesa, o Arsenal superou o Liverpool nas grandes penalidades (5-4), depois de 1-1 no fim do tempo regulamentar; na Taça da Liga estão nos quartos de final onde vão medir forças com o Manchester City, a 22 de dezembro, após terem deixado pelo caminho o Leicester e o Liverpool.
O Arsenal é sempre um histórico do futebol inglês e europeu, com vários títulos no palmarés. Conquistou 1 Taça das Taças (1993/94) e 1 Taça das Cidades com Feiras (1969/70); tem ainda 13 Campeonatos ingleses, 14 Taças de Inglaterra, 2 Taças da Liga e 16 Supertaças.
Mesmo com nomes como Lacazette, Aubameyang e Nicolas Pepe, o melhor marcador do Arsenal em 2020/21 é, à data de hoje, Nketiah, com cinco golos, seguido pelo trio, cada um, com quatro tentos. O top 5 de goleadores fecha com Joe Willock, irmão de Chris Willock, futebolista ligado às águias de 2017/18 a 2019/20, com três remates certeiros.
Entre os melhores assistentes do adversário do Benfica ao longo da temporada, destaque para quatro nomes com três passes para golo cada: Bellerín, Nicolas Pepe, Joe Willock e Willian. Este top 5 fecha com duas assistências de Bukayo Saka.
Com um plantel de 31 jogadores, e de onde se destaca David Luiz, que vai regressar a um estádio que bem conhece, os ingleses têm, ainda assim, futebolistas mais utilizados do que outros. Na pole position está o guarda-redes Bernd Leno, com 1440 minutos em 16 jogos; o top 5 dos mais utilizados fecha com Aubameyang (1196 minutos em 14 jogos), Bukayo Saka (1180 minutos em 15 partidas), Gabriel (1170 minutos em 13 encontros) e Bellerín (1140 minutos em 15 desafios realizados).
Guarda-redes: Bernd Leno, Runarsson e Matt Macey;
Defesas: Bellerín, Kieran Tierney, William Saliba, Sokratis, Gabriel, Rob Holding, Cédric Soares, Mustafi, Calum Chambers, Pablo Marí, David Luiz e Kolasinac;
Médios: Bukayo Saka, Dani Ceballos, Mesut Özil, Maitland-Niles, Thomas Partey, Elneny, Joe Willock, Emile Smith Rowe e Granit Xhaka;
Avançados: Lacazette, Willian, Aubameyang, Nicolas Pepe, Reiss Nelson, Nketiah e Gabriel Martinelli.
Texto: Marco Rebelo
Fotos: Facebook do Arsenal
Última atualização: 6 de fevereiro de 2025