Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O Benfica teve sempre o jogo controlado e o técnico considerou que ganhou a melhor equipa em campo.
22 novembro 2020, 00h43
Jorge Jesus
Apesar dos elogios à organização demonstrada pelos nortenhos, o treinador falou em triunfo justo das águias; explicou o lançamento dos jovens da formação, bem como a frente de ataque composta por Ferreyra e Gonçalo Ramos; deixou palavras favoráveis aos guarda-redes [Odysseas e Helton Leite] e assumiu que o setor defensivo vai ficar como nos primeiros cinco jogos da temporada.
"Estes jogos são sempre complicados. É verdade que o Benfica esteve melhor nos primeiros 45 minutos do que nos segundos. Na primeira parte tivemos uma qualidade de jogo muito boa, praticamente não deixámos o Paredes passar do meio-campo defensivo. Criámos três oportunidades de golo fáceis, do Cervi e do Ferreyra, e acabámos por fazer um golo de bola parada, fruto de uma jogada trabalhada. Na segunda parte, tentei mexer no jogo, os nossos dois avançados não estavam a dar continuidade ao nosso jogo, mas mexi e piorei... Este jogo também foi para demonstrar e comparar a realidade do que é o valor de alguns jogadores. Jogámos contra uma equipa do Campeonato de Portugal e muitos deles não conseguiram fazer a diferença, mas o importante era a vitória e passámos a eliminatória justamente. O resultado hoje era 0-2 porque o Paredes não teve uma oportunidade de golo, mas foi uma equipa organizada defensivamente, que nos criou alguma dificuldade. Até acho que defendeu melhor na primeira do que na segunda. O Paredes não melhorou porque as substituições tiveram influência no jogo deles. A qualidade do jogo do Benfica é que piorou, os miúdos que entraram, entraram nervosos e estes jogos são para avaliar, fazer comparações e são muito importantes para mim."
"Lançámos uma equipa completamente diferente para este jogo. Tínhamos nove jogadores que eram da equipa B e juniores. É bom testar estes jogadores, porque uma coisa é treino, outra é jogo. Deu também para comparar entre os jogadores que têm jogado mais e os que têm jogado menos. Temos de trabalhar e estar preparados para o caso de acontecer alguma coisa, como lesões e a COVID-19. Dificuldades? Todas as equipas da 1.ª Divisão tiveram dificuldades. Estes jogos, normalmente, trazem-nos surpresas e os jogos até foram equilibrados. Ganhámos por um golo, mas podíamos ter marcado dois ou três. O resultado foi equilibrado, mas o jogo não. Só houve uma equipa a jogar e perto de fazer golo. O Paredes é uma equipa com qualidade, o treinador sabe posicionar a sua equipa e isso dificulta o opositor, mesmo que este seja melhor."
"Quanto aos jovens – e por isso é que estiveram aqui nove – foi para os avaliar. Todos os treinadores gostam de lançar jovens, mas eles têm de ter qualidade. Se não tiverem, não o podemos fazer. Este jogo foi para testar jovens. Dois jogaram de início, o Gonçalo Ramos e o João Ferreira, e três entraram, o Morato, o Tiago Araújo e o Daniel dos Anjos. O João Ferreira foi o que esteve melhor. O Gonçalo Ramos já não é surpresa, tem estado entre os convocados. A pouco e pouco, vamos avaliando e vendo a qualidade desta juventude. Isto não se faz de um dia para o outro, mas sim com o tempo. Hoje, não é só preciso a qualidade individual, mas também o conhecimento tático da equipa, e isso precisa de tempo."
"Não fiquei desiludido. Esperava mais. Não tanto do Ferreyra porque não joga há muito e só treina connosco há um mês e meio. Do Gonçalo Ramos, como tem jogado na equipa B e na Seleção [Sub-21], esperava mais."
"O Benfica tem dois bons guarda-redes, na minha opinião. Esta posição é muito específica, mas quem demonstrar mais nos treinos e nos jogos – o Helton Leite não tem demonstrado nos jogos, porque é o primeiro que joga – é quem vai jogar. O Helton é um guarda-redes em quem confiamos, tal como confiamos no Odysseas."
"Não tenho muita noção do valor das equipas do Campeonato de Portugal. Falando do Paredes, acho que é uma equipa organizada e que criou dificuldades defensivamente ao Benfica; ofensivamente teve dificuldade em aparecer. Esse momento [ofensivo] deve-se mais à qualidade individual dos jogadores, não é tanto do treinador. Nesse momento, o Paredes não teve capacidade para sentirmos dificuldades. O elogio que posso deixar é global. É uma equipa organizada, e isso é mérito do treinador."
"Há muito a fazer, disso não tenho dúvidas. Não só no plano técnico-tático, mas também com outros pormenores e valores que entendo serem essenciais para uma equipa ser campeã. Isso só se faz com tempo e trabalho, demora mais tempo, é um trabalho à parte, vocês não sabem o que estou a dizer, mas eu sei. Este jogo foi importante para percebermos e analisarmos o contexto dos jogadores que não têm jogado. Hoje, de início, só jogaram dois jovens, mas depois entraram mais três para fazermos uma avaliação, e este jogo foi muito importante para isso."
"Claro que me preocupa [os golos sofridos antes da paragem das seleções], pois o Benfica até à 5.ª jornada era a equipa com menos golos sofridos e, só nos dois anteriores, sofreu seis. São problemas que identificámos e sabemos quais são. Trabalhar em cima dessa preocupação não foi possível desde o jogo com o SC Braga, porque os dois centrais foram para as seleções. Os que jogaram hoje estiveram muito bem e posso dizer o mesmo em relação ao Helton Leite, mas os avançados do Paredes não puseram cenários muito difíceis, é contra jogadores com mais qualidade que se vê."
"O Benfica teve problemas nos últimos dois jogos, nos primeiros cinco era a equipa com mais golos marcados e menos sofridos. Sabemos que nos últimos dois jogos tivemos problemas, mas não é a regra. A regra foram os primeiros cinco jogos. Agora, que temos de perceber o que aconteceu e melhorar, temos. Com o tempo vou voltar a reorganizar a última linha."
"Aqueles que se salientaram mais no jogo hoje, que estiveram melhor, seguramente que foram os mais velhos, foram eles que seguraram o jogo. Foram aqueles que têm jogado mais. Quanto ao Morato, o facto de ele entrar, não foi com intenção de trabalhar nenhuma ideia de jogo com três defesas. O tempo que ele jogou não dá para isso. Tínhamos o João [Ferreira] cheio de cãibras e tínhamos de meter ali alguém. Não tinha num lateral para poder solucionar o problema e optei pelo Morato. É um jogador que conhece o flanco esquerdo, não entrou assim, mas acabou por fazer a posição de central porque está rotinado para isso. Mas a ideia não era essa... O Morato é um jovem que está há algum tempo no Benfica e que eu acredito que tem capacidade para se fazer um bom central."
Texto: Filipa Fernandes Garcia e Marco Rebelo
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024