Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O Benfica venceu o Paredes (0-1), num jogo complicado e de enorme paciência e persistência. Face à postura extradefensiva do adversário, valeu o golo de Samaris num lance de bola parada.
21 novembro 2020, 23h57
Festejos do Benfica
Regresso às competições internas após paragem competitiva para os compromissos das seleções e pela frente a estreia na edição 2020/21 da Taça de Portugal. Do outro lado da barricada o USC Paredes, equipa a militar no Campeonato de Portugal... um teste para evitar surpresas, como avisara Jorge Jesus na antevisão.
Segundo embate entre os dois emblemas, ambos para a prova-rainha. Em 1984/85, em Penafiel, nos quartos de final, triunfo por 0-3; neste sábado, em Paredes, a história repetiu-se, desta feita com outros números e a contar para a 3.ª eliminatória da competição.
Um senão, e bem grande, na festa da Taça... faltou a verdadeira festa, a que o público faz nas bancadas!
Face à convocatória de Jorge Jesus eram expectáveis várias alterações no onze, e assim foi! Helton Leite, Gilberto, Ferro, Jardel, João Ferreira, Samaris, Chiquinho, Pizzi, Cervi, Gonçalo Ramos e Ferreyra foram os eleitos para começar o encontro.
Apito de Vítor Ferreira, árbitro da AF Braga, e os momentos iniciais ficaram marcados por dois lances de bola parada, um para cada um dos lados. Dois livres, mas também ambos sem consequências de maior. Aos 5', o primeiro lance perigo dos encarnados, com Ferreyra a cabecear por cima, após cruzamento exímio de Pizzi na direita.
E muito cedo se percebeu a estratégia! Jogo largo, em organização, privilegiando as alas, com o Benfica a empurrar o Paredes para a sua zona mais defensiva. Do outro lado, postura expectante, com a formação de Eurico Couto a estacionar o autocarro e a espreitar a profundidade, à procura do contragolpe.
Com as equipas a jogarem praticamente nos últimos 30 metros, bem juntinho à área dos anfitriões, os espaços escasseavam. Aos 16', Gonçalo Ramos conseguiu soltar-se, mas o remate saiu direitinho à malha lateral.
Foi preciso esperar mais dez minutos para o golo! Lance pelo flanco esquerdo e falta sobre João Ferreira. Na conversão do livre lateral, com conta peso e medida, Cervi oferece a Samaris. O grego ataca bem a bola, sobe ao 1.º andar e cabeceia sem hipóteses, para inaugurar o marcador. Minuto 26 e estava feito o mais difícil... parede derrubada, resultado desbloqueado!
Em desvantagem, e num jogo de "mata-mata", o Paredes não alterou a estratégia e obrigou o Benfica a um jogo de paciência, persistência e muita resiliência. Objetivo? Descobrir espaços para os artistas fazerem o que melhor sabem.
Nos últimos minutos o jogo espevitou. Aos 38', investida dos homens da casa, com Ismael Pinto a rematar forte para defesa de Helton Leite. Na resposta, João Ferreira subiu no flanco e cruzou na esquerda, e Ferreyra, de cabeça, disparou para defesa apertada de Marco Ribeiro.
Em cima do intervalo, em mais um lance de bola parada, jogada de laboratório, com o guardião adversário, corajoso, a sair aos pés de Cervi e a evitar o golo. Do outro lado, primeiro canto da partida, com Helton Leite a voar para uma boa defesa.
Ao intervalo, vantagem mínima para o Benfica (0-1), com as águias a registarem 78% de posse de bola... Está tudo dito!
Reatar e jogo mais intenso, com o Paredes a surgir mais solto e a levar perigo à zona defensiva dos encarnados. Mas, tal como diz o ditado popular, foi sol de pouca dura, com o Benfica a tomar conta das operações.
Mais um par de lances de bola parada sem consequências, e Cervi, aos 58', a sacudir. Primeiro a cruzar, depois num remate rasteiro, mas bem direcionado, a chamar Marco Ribeiro ao serviço.
Jardel, aos 62', na sequência de mais um canto, cabeceou para fora, e no minuto seguinte foi Gonçalo Ramos a rematar de meia distância, mas ao lado.
Aos 68' as primeiras mexidas no xadrez das águias, com as saídas de Gonçalo Ramos e Ferreyra, para as entradas de Daniel dos Anjos e Tiago Araújo, ambos em noite de estreia na equipa principal!
A toada não se alterou, com as duas equipas a manterem a postura, apesar da margem mínima, sem lances de grande registo ou oportunidades de maior. Em cima dos 90', entrada de Morato para a saída de João Ferreira.
No final, triunfo para o Benfica, por 0-1, num desafio longe de ser espetacular, mas que cumpriu com o objetivo traçado: carimbar presença na 4.ª eliminatória da prova-rainha.
O Benfica foi sério, respeitou o adversário, foi melhor, venceu justamente e teve uma enorme capacidade de manter a paciência e nunca perder o controlo para espraiar o seu jogo, de mangas arregaçadas, perante um Paredes que montou uma autêntica muralha, complicada de derrubar. É assim a Taça!
Reabre-se agora uma outra janela competitiva, a Liga Europa. Sport Lisboa e Benfica e Rangers têm encontro marcado às 20h00 da próxima quinta-feira, dia 26 de novembro, no Estádio Ibrox. Em Glasgow estará em disputa a 4.ª jornada do Grupo D da prova.
Texto: Sónia Antunes
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024