Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Judo
Judoca do Sport Lisboa e Benfica, de 34 anos, conquistou a medalha de prata no Campeonato da Europa 2020.
19 novembro 2020, 22h57
Telma Monteiro em ação em Praga
É um feito extraordinário! Telma Monteiro, judoca de 34 anos, somou a 14.ª medalha... em 14 Campeonatos da Europa disputados. Exemplo de longevidade competitiva, resiliência e superação!
Numa caminhada espetacular até à grande final da prova, Telma Monteiro deixou para trás, de forma clara, a concorrência. A atual 11.ª do ranking mundial eliminou na meia-final – em cerca de 30 segundos apenas – a sérvia Marica Perisic (número 33 do mundo), por "ippon", no terceiro combate realizado na 02 Arena, em Praga.
Antes, as "vítimas" da judoca encarnada tinham sido a holandesa Sanne Verhagen (23.ª) e a polaca Júlia Kowalczyk (16.ª), ambas por "ippon" também.
Na sua sétima final em Europeus de judo, desta feita frente à húngara Hedvig Karakas, num combate muito tático e que foi decidido após cerca de oito minutos, já no golden set, Telma Monteiro acabou derrotada após sofrer três penalizações. A judoca do SL Benfica sobe ao 2.º lugar do pódio.
Com mais esta conquista, Telma Monteiro vinca a posição de judoca portuguesa mais medalhada de sempre, somando agora, só em Europeus, 14 medalhas: cinco de ouro, duas de prata e sete de bronze!
É um feito inolvidável! A atleta obteve medalhas em todas as suas participações desde os 18 anos, a partir de 2004.
Telma Monteiro: "Vim ao Campeonato da Europa com a ambição de trazer mais uma medalha, de poder discutir a medalha de ouro e é óbvio que isso é sempre um desafio muito grande. Acrescentar outra conquista a todas as que já tenho é sempre um desafio. Sou uma atleta muito conhecida, e psicologicamente é preciso manter um foco muito grande para nos abstrairmos de tudo o que está à volta do que pode ser uma conquista como esta. Felizmente, hoje, consegui estar concentrada, fazer o meu melhor e foi um dia quase perfeito. Tecnicamente a taticamente estive muito bem e isso deixa-me muito feliz. Quero sempre mais, quero sempre dar mais e é para isso que eu trabalho."
"Estou muito agradecida! É um orgulho enorme! Quero agradecer ao Presidente, ao Benfica... Muitas das minhas conquistas devem-se ao apoio que o Clube me deu, ao ter-me permitido ser judoca profissional e poder ter-me dedicado ao máximo ao judo. Dei sempre o melhor de mim e quero agradecer o apoio a todos os Benfiquistas, que sinto que não me apoiam só quando ganho medalhas, que me apoiam em todas as circunstâncias, e isso, para mim, é muito especial, significa muito."
"Esta medalha também é especial pelo momento que estamos a viver. Tem sido um ano complicado para todos, e para nós, atletas, também não tem sido exceção. Foi difícil estar em quarentena, treinar de forma limitada e sem sabermos muito bem para o que estávamos a treinar, e ver tudo o que está a acontecer no mundo é difícil. É bom quando nos conseguimos abstrair disso e dar esta felicidade às pessoas. Espero que esta medalha seja uma grande alegria para todos e que seja a prova de que temos de acreditar, ser pacientes, resilientes e que seja uma onda de esperança. Que comecemos 2021 com uma alegria diferente."
Fotos: European Judo Union
Última atualização: 21 de março de 2024