Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Voleibol
Com uma exibição a roçar a perfeição, o Benfica venceu o SC Espinho (3-0) e ergueu a 9.ª Supertaça do seu vasto palmarés!
04 novembro 2020, 21h05
Voleibol conquista a Supertaça 2020
No Pavilhão Multiusos de Gondomar, frente a frente dois históricos da modalidade, ambos com pergaminhos e palmarés no voleibol nacional. Um troféu em disputa, o primeiro da época 2020/21, muita emoção e alguma ansiedade, com o grande ausente a ser o público, a festa das bancadas!
Num ano marcado pela pandemia de COVID-19 todas as áreas a nível mundial sofrem com o contexto, e daí também o facto de esta competição ter assumido moldes diferentes dos habituais por não ter havido Campeão. Primeiro uma fase de grupos com seis equipas, depois as meias-finais e, por fim, após alguns adiamentos, eis então a grande final a ter lugar nesta quarta-feira.
Arranque de jogo... e que entrada das águias! Superior em todos os aspetos, a atacar, a defender, e a praticamente não cometer erros, o Benfica cedo cavou uma diferença substancial, obrigando o treinador adversário, Vítor Pinto, a pedir um time out aos 10-4. Os espinhenses ainda esboçaram uma reação, mas este Benfica estava imparável e, em apenas 20 minutos, fechou o 1.º set com um taxativo 25-16 (1-0). Impressionante!
Segundo set com contornos diferentes inicialmente, com a formação de Espinho a puxar dos galões e a equilibrar... Ponto a ponto, tudo empatado até aos 7-7! Aí, mais uma vez o Benfica disse presente a disparou no marcador. Com um 11-7, mais uma vez Vítor Pinto chamou os seus jogadores, mas, tal como sucedera anteriormente, este Benfica sabe muito bem o que quer e tem uma qualidade gritante que lhe permite colocar em quadra os seus desejos e concretizá-los de forma exímia! No serviço, no bloco, na receção... praticamente em todas as variantes as águias foram classe pura perante um SC Espinho brioso, que fez o que conseguiu face à superioridade encarnada! 21 minutos chegaram para o 2-0 no jogo, com um parcial de 25-17.
Tal como no set anterior, momentos iniciais pautados pelo equilíbrio, com o adversário a conseguir ter uma vantagem de dois pontos pela primeira vez em todo o desafio (6-8). O Benfica reagiu, empatou e mais uma vez se disputou ponto a ponto, com as duas formações a não dispararem no score e a manterem-se "coladas".
Com um 13-15 foi então momento de Marcel Matz parar o jogo e reorganizar tropas! O time out surtiu efeito imediato, com o Benfica, focado, vigilante e na raça a saltar para a frente e a fazer o 21-15. Implacável! Oito pontos consecutivos... Até ao final, o SC Espinho acreditou sempre, lutou muito, mas o Benfica (que utilizou todos os jogadores) foi dono e senhor deste jogo! 25-21 no 3.º set, 3-0 convincente no jogo... e a 9.ª Supertaça do palmarés!
Está ainda mais rico o Museu Benfica – Cosme Damião!
Domingos Almeida Lima (vice-presidente do Benfica): "É uma vitória muito justa, não só em relação ao jogo de hoje, mas por todo o percurso feito por esta equipa na época transata e que infelizmente não pôde concretizar em virtude da pandemia. Estou muito contente e todos os Benfiquistas devem estar muito contentes e, sobretudo, devem estar orgulhosos da equipa de voleibol do Sport Lisboa e Benfica e de todo o grupo de trabalho. Parabéns para os técnicos, jogadores, porque mais uma vez souberam dignificar a camisola do Benfica."
Sílvio Cervan (vice-presidente do Benfica): "Foi uma excelente vitória de uma excelente equipa. Esta equipa de voleibol é das mais fantásticas de sempre de voleibol português! Na época passada, quando a competição foi interrompida, esta equipa, além de um grande desempenho a nível internacional, estava invicta e preparava-se para ganhar tudo em Portugal. Nos condicionalismos que todos conhecemos [decorrentes da pandemia de COVID-19], o Benfica fez um grande esforço para obter recursos e manter esta excecional equipa, que começa esta nova época só com vitórias e conquista aqui uma Supertaça inteiramente merecida."
Rui Lança (diretor das modalidades coletivas de pavilhão do Benfica): "A primeira impressão é que é sempre bom terminar uma competição neste ano, porque não sabemos quando é que vamos ter mais competições e muitas vezes também temos de estar preparados para as alterações dos quadros competitivos, com a diminuição de jogos ou a alteração do próprio critério de decisão. Este é um grupo fantástico, é claramente um grupo que trabalhou desde o início, mesmo com os vários adiamentos dos jogos. O sentimento é de esperança, porque conseguimos que esta competição terminasse, e depois é o culminar do trabalho, desde março, que andamos a fazer para estes momentos, construir plantéis competitivos e dar as melhores condições aos atletas dentro das restrições de trabalhar com a COVID-19. A esperança é que todas as competições nas várias modalidades possam terminar."
Marcel Matz (treinador do Benfica): "É sempre muito bom ganhar, esta vitória foi muito importante também para o desporto. Foi uma Super, Supertaça. Foi uma retoma, ainda temos muitas batalhas pela frente, mas que seja um recomeço. Esta competição teve um formato diferente, foi difícil, jogámos uma meia-final com o Sporting muito complicada, mais do que este jogo. Parabéns ao Espinho, que conseguiu chegar aqui, eliminou a Fonte do Bastardo. Jogámos melhor do que o Espinho, eles também tiveram o azar de o Monteiro ter partido um dedo. Com toda a franqueza, seria melhor que ele tivesse jogado, pelo desporto e pelo voleibol de Portugal. Independentemente de quem estivesse lá, íamos entrar forte para vencer. Na época passada jogámos uma Supertaça e não conseguimos terminar mais nada. Na nossa equipa e nas outras, toda a gente queria competir de novo. Esta Supertaça era para ter sido disputada em setembro, no arranque da época, mas só terminou agora. Vamos torcer para que continuemos bem a época, com os cuidados necessários para podermos ter outras decisões. Será uma grande vitória se conseguirmos levar a competição até ao final. Vamos batalhar por isso, trabalhar forte, tentar chegar às finais, vamo-nos cuidar bastante e tentar ser exemplo em relação à saúde. O desporto é um exemplo para os mais jovens. Temos de passar uma imagem de responsabilidade e fazer com que nos deixem trabalhar, porque isto também faz bem à saúde, e que no final vença o melhor."
Hugo Gaspar (capitão e oposto do Benfica): "Estamos todos de parabéns! O primeiro sentimento é de enorme felicidade. Tem estado tudo a ser adiado devido a esta pandemia e conseguimos, finalmente, disputar uma finalíssima e ganhar! Conseguimos, com muito, muito trabalho, sacrifício, todos os cuidados… Não é fácil chegar aqui nesta forma física. Nada é obra do acaso. Ganhámos porque treinámos muito, trabalhámos muito, privámo-nos muito nestes últimos meses. Estávamos preparados, somos atletas e estamos cá para isso!"
Tiago Violas (distribuidor do Benfica): "Estou muito feliz, trabalhámos imenso para chegar aqui e conquistar este título. Vamos desfrutar muito, mesmo, porque pode ser último. Nunca sabemos o dia de amanhã, é algo que nos deixa de pé atrás e reticentes em relação ao resto da época, mas estamos muito felizes por termos conquistado o primeiro título da temporada. Infelizmente não pudemos ter o apoio dos nossos adeptos, é algo que nos dá sempre muito conforto e força, mas mesmo sem eles conseguimos dar uma boa resposta e fazer um bom jogo."
André Lopes (zona 4 do Benfica): "Vimos fugir o Campeonato, a Taça, os primeiros jogos da Challenge… até esta Supertaça foi adiada várias vezes e sabe muito, muito bem regressar às finais e conquistar um troféu. Tem um sabor especial. Dedico a todos os Benfiquistas, a todos os que têm passado dificuldades devido a esta pandemia e às nossas famílias, que estão sempre connosco. Foi muito complicado, mas trabalhámos muito! É a nova realidade, sem saber como vai ser o fim de semana seguinte e vamos ter de nos preparar para tudo. O desporto não pode parar e esperamos que tudo melhore!"
Ivo Casas (líbero do Benfica): "Fomos muito competentes naquele que era o plano de jogo. Viemos com a lição bem estudada, conseguimos impor o nosso jogo e as coisas desenrolaram-se de forma natural, porque conseguimos sempre ganhar uma vantagem relativamente cedo no set, o que nos deu alguma margem para jogarmos mais tranquilos e sem tanta pressão no marcador. Fomos a equipa superior e estamos muito contentes, pois era um objetivo da época e temos de os festejar a todos, porque não sabemos o dia de amanhã, com isto da pandemia. Foi uma conquista muito importante para nós, trabalhámos muito e ainda bem que culminou desta forma."
FICHA | |
---|---|
Local | Pavilhão Multiusos de Gondomar |
Formação do Benfica | Rapha, Peter Wohlfi, Hugo Gaspar, Marc Honoré, Tiago Violas, Japa e Ivo Casas (L) |
Suplentes | Miguel Sinfrónio, André Lopes, Afonso Guerreiro, Theo Lopes, Zelão, Nuno Pinheiro e Bernardo Silva (L) |
1.º set | 25-16 |
2.º set | 25-17 |
3.º set | 25-21 |
Texto: Sónia Antunes
Fotos: Cátia Luís / SL Benfica
04 novembro 2020
O primeiro troféu da temporada!
Última atualização: 18 de janeiro de 2023