Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Cinco primeiras jornadas, cinco vitórias na Liga NOS, como não se via há 38 anos! Seferovic e Darwin apontaram os golos no triunfo do líder Benfica sobre o Belenenses SAD.
26 outubro 2020, 23h04
Com algumas (poucas) modificações no onze, tomando como referência as escolhas feitas na quinta-feira passada aquando do jogo (e da vitória) em Poznan na Liga Europa, o Benfica teve Weigl (centro) e Rafa (direita) como caras novas no meio-campo, além de Seferovic, que partilhou o eixo do ataque com Darwin.
O 4x4x2 arquitetado por Jorge Jesus caiu sobre a zona defensiva do Belenenses SAD nos primeiros instantes do desafio e depressa desbloqueou o marcador.
Ao minuto 6, num lance de ataque com rápida circulação de bola, a ofensiva alongou-se pela esquerda, com Everton no comando e Rafa a dar continuidade, abrindo na direção da linha lateral para o cruzamento de Grimaldo. O esférico sobrevoou depois os centrais e pingou na zona do segundo poste, onde Seferovic, de cabeça, concluiu com êxito (1-0). O internacional suíço anotou o seu quarto golo no Campeonato!
A equipa benfiquista abafava o adversário e o segundo golo esteve para ser celebrado ao minuto 9, quando se viu Everton a acelerar, a romper na área e a chutar de pé direito. O guarda-redes André Moreira esticou-se e, por instinto, negou o 2-0 com a perna esquerda. O canto cedido acabou por ser um mal menor para o visitante.
Perto da meia hora, mais uma jogada acelerada do Benfica, com Everton a assistir, com um toque de cabeça, a finalização de Darwin. O remate (um cabeceamento) saiu à figura do guardião André Moreira.
Dentro do último quarto de hora da etapa inicial, o Belenenses SAD começou a libertar-se da pressão benfiquista e a procurar a grande área contrária. Tentou a sua sorte em remates de zonas exteriores e conquistou um par de cantos, com a organização defensiva dos anfitriões a superiorizar-se.
Os encarnados, que viram Taarabt espreitar a baliza do Belenenses SAD num remate de fora da área aos 43', terminaram a primeira parte com 61% de posse de bola, mas apenas um golo faturado.
FILME DO JOGO
O Benfica entrou na segunda parte apostado em desnivelar o resultado, mas o Belenenses SAD, bem arrumado taticamente, comprovou que é uma equipa difícil de bater, espreitando eventuais contragolpes venenosos, que as águias não consentiram.
Jorge Jesus alterou o conteúdo do coletivo aos 58': saíram Taarabt e Seferovic, entraram Pizzi e Waldschmidt. E o avançado alemão, muito bem servido por Everton, ficou a centímetros do golo aos 63', com o remate rasteiro na área, pela esquerda.
A equipa benfiquista apertava e o 2-0 adivinhava-se. Darwin marcou ao minuto 65, mas a jogada foi invalidada por fora de jogo. E o avançado voltou à carga aos 69', recebendo um passe de Rafa e disparando com força, mas André Moreira sacudiu para canto.
Má notícia para os encarnados aos 70': Grimaldo, ao efetuar um carrinho, lesionou-se no tornozelo esquerdo, foi retirado de maca do relvado e substituído por Nuno Tavares (73').
As águias atacaram, procuraram as redes do Belenenses SAD e foram compensadas aos 75'. No comando do ataque, Waldschmidt mostrou visão e precisão num passe a rasgar a linha defensiva adversária, explorando a velocidade e a codícia de Darwin, que, em velocidade, superou o central Tomás Ribeiro e o guarda-redes André Moreira, batendo o esférico para dentro da baliza. Foi o primeiro golo do camisola 9 do Glorioso nesta Liga NOS (depois do hat-trick europeu na passada quinta-feira...), e também a primeira assistência de Waldschmidt no Campeonato.
Samaris e Pedrinho foram a jogo aos 78', rendendo Everton e Rafa. Jorge Jesus refrescava o meio-campo do Benfica, que tinha a partida e o adversário na mão. Controlando os acontecimentos por completo, as águias averbaram mais três pontos e tornaram a não sofrer golos na Liga NOS.
Já na próxima quinta-feira, 29 de outubro, há novo desafio no Estádio da Luz, mas relativo à Liga Europa, com o Benfica a receber o Standard Liège na 2.ª jornada do Grupo D (20h00).
Texto: João Sanches
Fotos: Isabel Cutileiro e Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024