Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Treinador das águias anteviu o desafio da 4.ª jornada da Liga NOS, com o Rio Ave.
17 outubro 2020, 15h37
Jorge Jesus
O técnico elogiou a qualidade do adversário, garantiu Vertonghen nos convocados, explicou os casos de Ferreyra e Lucas Veríssimo e assegurou que está focado no jogo dos encarnados e não no clássico do Estádio José Alvalade.
Depois de uma paragem, e com vários internacionais de fora, que Benfica podemos esperar em Vila do Conde?
A competição regressa passadas duas semanas. Esperamos o Benfica que tem sido nestas três jornadas: uma equipa dominante, à procura do golo e da vitória. Ainda assim, não joga sozinho. Vamos encontrar um adversário que vai enfrentar este jogo com muita qualidade, porque já o demonstrou ao longo destes anos e no jogo com o Milan [no play-off da Liga Europa]. Vai ser um jogo difícil, mas estamos cientes que vamos encontrar jogos difíceis ao longo deste campeonato e este está nesse patamar.
"Vertonghen deu-nos indicações muito positivas"
Neste sábado joga-se o clássico entre o Sporting e o FC Porto [20h30]. Tem preferências? Este jogo com o Rio Ave ganha especial importância por o Benfica poder aumentar a distância?
O jogo com o Rio Ave vale três pontos. Esse vai ser o padrão do que é normal. Temos de pensar no que temos de fazer e nos nossos objetivos. Qualquer equipa pode ser "ajudada" por terceiros. Tudo o que se passar nesta jornada é indiferente. O que não é indiferente é que queremos jogar para ganhar em Vila do Conde, queremos somar os três pontos. Temos essa responsabilidade, objetividade, crença e confiança. Tudo o resto, para nós, diretamente, não tem interesse.
Disse antes da paragem que Vertonghen tinha uma lesão grave. O jogador tem condições para jogar com o Rio Ave?
O Vertonghen vai ser convocado. Durante a semana deu-nos indicações muito positivas. Treinou durante a semana com a máscara e isso não é um caso virgem no mundo do futebol. Tem a ver com a disponibilidade do jogador e se está focado naquilo que é o compromisso da equipa. Ele deu-nos indicações que está disponível para jogar, caso decida colocá-lo em campo. Vem connosco para Vila do Conde.
"Estamos satisfeitos com as contratações que fizemos"
Ferreyra tem treinado com a equipa principal. Conta com ele?
Ferreyra é um jogador que já cá estava quando vim para o Benfica. É um ativo do Benfica. É um atleta que, neste momento, não faz parte dos planos do Benfica, contudo, é um jogador que merece o meu respeito. Eu também já fui jogador de futebol, por isso tive a sensibilidade de não o deixar à parte e pedi para que treinasse connosco. É jogador do Benfica e está inserido dentro de um contexto de trabalho intenso e técnico-tático. Mesmo saindo, irá chegar a outro clube com todas as condições possíveis.
O que é que Todibo, o último reforço do Benfica no mercado de verão, pode acrescentar à equipa?
O Todibo veio praticamente no fecho da janela [de transferências]. Tem 20 anos, é um miúdo que estava sem competição. Já é difícil chegarmos a um clube e adaptarmo-nos; torna-se mais complicado quando estamos sem competição. Vai ter mais tempo para entrar nas ideias da equipa e, a pouco e pouco, vamo-lo conhecendo melhor.
"Temos de pensar no que temos de fazer e nos nossos objetivos"
O mercado já fechou. Ficou satisfeito com o plantel que tem à sua disposição?
Claro que sim. O Benfica procurou melhorar o seu plantel. Teve vários jogadores fora para disputar os encontros internacionais e, se calhar, no ano passado isto não acontecia. Isto é um sinal que o Benfica melhorou em qualidade de jogadores. Nunca ficamos satisfeitos, porque um treinador quer sempre mais. O Benfica, neste caso o Presidente e a sua administração, fez todos os possíveis para satisfazer os interesses da equipa. Vamos encarar este Campeonato com os jogadores que temos e estamos satisfeitos com as contratações que fizemos.
Falou das datas FIFA... Há muito jogadores que partem, o calendário está muito condensado e por vezes os jogadores terão de fazer quarentena. As datas FIFA poderão ser uma dor de cabeça ainda maior?
Claro que vão ser. O calendário vai ficar ainda mais condicionado tendo em conta o caso que aflige todo o mundo... a COVID-19. Já era preocupante porque havia muitos jogos de seleção. Por vezes não justificava que houvesse tantas paragens nos campeonatos europeus, mas temos de nos adaptar e saber sobreviver dentro de todas estas realidades. Temos de estar preparados para os percalços que possam surgir. Os jogadores terão de viajar muito e, por vezes, poderão surgir atletas com o vírus. Esta é a realidade que vivemos.
"Lucas Veríssimo sempre esteve na nossa agenda"
É a sua primeira conferência de Imprensa após o fecho do mercado de transferências. Há um pré-acordo com Lucas Veríssimo. Foi o interesse do FC Porto que fez o Benfica avançar?
Isso está um pouco fora do contexto. A janela do mercado já fechou. O que interessa aqui é o Rio Ave. É verdade que está a falar de futebol e não quero fugir à questão. Direi que o Lucas Veríssimo sempre esteve na nossa agenda. Ele, neste momento, não faz parte do plantel e tenho de pensar nos jogadores disponíveis para o jogo com o Rio Ave. Na altura de pensar no Lucas Veríssimo, logo pensaremos nele. É um excelente jogador e sempre fiz força para fazer parte dos planos do Benfica. Agora, quando vai fazer parte? Não sei. Conheço-o bem.
"Quero deixar uma mensagem à família do nosso técnico de equipamentos, Luís Santos, que faleceu. Deixar os pêsames à família. Esteve 30 anos no Benfica... Um beijo grande à esposa e às filhas."
Texto: Diogo Nascimento e Marco Rebelo
Fotos: Tânia Paulo / SL Benfica
Última atualização: 28 de janeiro de 2025