Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Basquetebol
Mesmo extremamente condicionada, a equipa do Benfica batalhou na meia-final da Taça de Portugal de basquetebol ainda referente a 2019/20.
07 outubro 2020, 17h07
Scottie Lindsey
No Pavilhão Multiusos de Odivelas, Cidade Europeia do Desporto 2020, o clássico abriu oficialmente a temporada 2020/21 – apesar de ser uma prova referente a 2019/20 – numa final four, recorde-se, inicialmente prevista para o fim de semana passado, mas que acabaria por ser adiada... escassos dias devido ao surto de COVID-19 que pôs de quarentena o plantel do Benfica.
Início de jogo com pouca eficácia no lançamento de parte a parte. Ainda assim, e com grande intensidade na partida, águias e dragões lutaram para impor o ritmo de jogo. A meio do 1.º quarto, a formação liderada por Carlos Lisboa vencia pela margem mínima (7-8), mas a resposta do FC Porto não tardou… A aproximação surgiu e a reviravolta no placard também. Final do 1.º quarto: 19-12.
Nos segundos 10 minutos, a alteração da estratégia defensiva de Carlos Lisboa deu frutos, chegando os encarnados a estar a menos de 10 pontos do adversário. O FC Porto voltou, no entanto, a cavar distâncias, atingindo o intervalo com uma vantagem de 14 pontos (49-35).
Boa entrada do Benfica na segunda parte, a impor muito ritmo no arranque do 3.º quarto. Ainda que visivelmente condicionada e longe de estar nas melhores condições físicas, a equipa de Carlos Lisboa recusou-se a virar a cara à luta. Com 23 pontos marcados neste 3.º quarto, mais do que os 20 do FC Porto, os encarnados iam, devagar, escalando no marcador (69-58).
O Benfica entrou no 4.º e último quarto a encurtar distâncias. Grande recuperação das águias a obrigarem os azuis e brancos a um final de maior "aperto". Apenas 4 pontos de desvantagem, a mais curta desde o 1.º quarto, e pouco mais de 2 minutos para jogar... Apesar da "luta até ao fim", tal como havia prometido o capitão Tomás Barroso, vitória do FC Porto por 81-74.
Carlos Lisboa (treinador do SL Benfica): "Em primeiro lugar, quero dar os parabéns ao FC Porto, que ganhou e vai à final. Mas, e isto não tem nada a ver com clubes, quero dizer que foi uma decisão inadmissível a da Federação Portuguesa de Basquetebol, inaceitável! Inaceitável o que fizeram ao Benfica, viemos para aqui com dois treinos desde segunda-feira. Como sabem tivemos um surto, parámos 15 dias e voltámos na segunda-feira."
"Propusemos à Federação que adiasse, à semelhança do que fez a Federação de Voleibol. A equipa do Sporting estava de quarentena, a Federação de Voleibol adiou a final 30 dias; a Federação de Basquetebol adiou três dias, o que é inadmissível. Claro que viemos com vontade de querer jogar e ganhar, mas não foi uma decisão certa da Federação. Propusemos que adiasse, havia muitas datas disponíveis."
"Fico orgulhoso dos meus jogadores. Também é inadmissível, depois de pararmos desde março, que fizéssemos dois jogos seguidos, hoje, amanhã, e depois no domingo. Fico triste com a decisão da Federação."
Rafael Lisboa (jogador do SL Benfica): "É sempre bom voltar à competição, apesar das contrariedades e de não termos tido a competição. Não fugimos às nossas responsabilidades, é bom estar de volta, mas preferíamos ter ganhado e ter oportunidade para estar na final de amanhã. Era um título que queríamos, mas deixamos uma boa amostra da nossa equipa e do pouco tempo de trabalho que tivemos. Mostrámos carácter, capacidade de luta, entrega..."
FICHA | |
---|---|
Local | Pavilhão Multiusos de Odivelas |
Cinco inicial do Benfica | Scottie Lindsey, Rafael Lisboa, Arnette Hallman (c), Caleb Walker e Eric Coleman |
Suplentes | José Silva, Fábio Lima, Betinho, Demond Carter, Bruno Araújo e Cameron Jackson |
1.º quarto | 19-12 |
2.º quarto | 49-35 |
3.º quarto | 69-58 |
4.º quarto | 81-74 |
Fotos: David Martins / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024