Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Os encarnados regressam ao Estádio Toumba, dois anos depois da última visita.
13 setembro 2020, 15h36
Pizzi no jogo com o PAOK em 2018
Antes da partida da 3.ª pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões, que está marcada para terça-feira, dia 15 de setembro, às 19h00, o Site Oficial recorda-lhe esses três triunfos do Benfica na Grécia...
A última visita do Benfica ao Estádio Toumba foi a 29 de agosto de 2018, também numa fase de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, mas no play-off. Depois de um empate a uma bola no Estádio da Luz, os encarnados ultrapassaram com mestria o ambiente do Toumba (desta vez, a partida será à porta fechada).
O PAOK teve uma entrada forte em jogo, somou algumas oportunidades, com o golo inaugural a aparecer por intermédio do avançado Prijovic. O Benfica respondeu através de um lance de bola parada. Pizzi bateu o pontapé de canto e Jardel subiu ao 2.º andar para fazer o 1-1, aos 20'.
Salvio, aos 26', de grande penalidade, consumou a reviravolta; antes do intervalo, aos 39', Pizzi fez o 1-3. No reinício, nova grande penalidade para a turma lusa. Salvio, aos 49', fez o 1-4 final e confirmou as águias na fase de grupos da Champions.
Como jogou o Benfica: Odysseas; André Almeida, Rúben Dias, Jardel, Grimaldo; Fejsa, Gedson, Pizzi (Zivkovic, 76'), Salvio (Alfa Semedo, 63'); Cervi e Seferovic (João Félix, 85'). Golos do Benfica: Jardel (20'), Salvio (26' gp e 49' gp) e Pizzi (39').
Anos antes, em 2013/14, na Liga Europa, Benfica e PAOK mediram forças nos 16 avos de final no dia 20 de fevereiro de 2014. O sorteio ditou que a eliminatória começaria a ser jogada em Salonica. Num jogo equilibrado, mas onde ficou a ideia de que as águias tinham o controlo dos acontecimentos, Lima, aos 59', após assistência de Djuricic, já dentro da área, bateu Glykos.
Foi com o 0-1 que os comandados por Jorge Jesus regressaram a Lisboa para jogar a segunda mão. Na Luz, o Benfica venceu o PAOK, por 3-0, e seguiu para os oitavos de final da Liga Europa. Nessa temporada, as águias marcariam presença na final da competição, em Turim.
Como jogou o Benfica: Artur; Maxi Pereira, Luisão, Jardel, Sílvio; Rúben Amorim, Enzo Pérez (Fejsa, 64'), André Gomes (Markovic, 66'), Djuricic; Sulejmani (Salvio, 75') e Lima. Marcador do golo: Lima (59').
A primeira visita oficial do Benfica à casa do PAOK foi no ano de 1999, a 21 de outubro. Jogava-se a primeira mão da 2.ª eliminatória da Taça UEFA e as águias, sob o comando do alemão Jupp Heynckes, venceram, por 1-2.
Estádio cheio, apoio incessante ao emblema grego e… o Benfica a vencer. O filme que começou a ser feito em 1999/2000 teria sequelas em 2013/14 e em 2018/19. Há 21 anos, Ronaldo e Nuno Gomes foram donos do papel principal. A trama começou morna, mas na segunda parte o espectador ficou preso à tela.
Aos 67', o calcanhar mágico de Ronaldo descobriu Nuno Gomes. O avançado atirou para 0-1. Frantzeskos ainda empatou a contenda aos 87', mas o melhor estava guardado para o fim. Pontapé de canto e o defesa-central brasileiro, à segunda, a fazer o 1-2 final. "Tive a oportunidade de marcar o golo da vitória quase no fim do encontro. Além disso, também fiz o passe para o golo do Nuno Gomes.Foi assim um passe meio de classe, resultou bem", revelou Ronaldo Guiaro, em 2018, numa entrevista ao Site Oficial do Benfica em que recordou este triunfo em Salonica.
Como jogou o Benfica: Enke; Okunowo (Bruno Basto, 46'), Paulo Madeira, Ronaldo, Sérgio Nunes; Calado, Maniche, Kandaurov, Poborsky (Andrade, 46'); João Vieira Pinto (Chano, 64') e Nuno Gomes. Marcadores dos golos: Nuno Gomes (67') e Ronaldo (89').
Na segunda mão, com a vantagem no bolso, o Benfica teve de lutar pela passagem na Luz. No desempate através de grandes penalidades (após 1-2 para os gregos no jogo), venceu por 4-1 e seguiu em frente.
Texto: Marco Rebelo
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024