Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Andebol
O treinador espanhol conquistou mais de 30 títulos como jogador e chega à Luz com ambição e otimismo.
31 julho 2020, 10h01
Chema Rodríguez
Em declarações à BTV, o técnico agradeceu a confiança que está a ser dada pelo Clube e garantiu chegar com "expectativas máximas".
"Em primeiro lugar, agradecer ao Benfica pela oportunidade que me está a dar de treinar a equipa de andebol. As expectativas são máximas. Estamos a construir uma equipa jovem e com muito talento, e vamos tentar que estes talentos cheguem ao topo. A ideia é sermos competitivos em todos os jogos, lutadores e darmos tudo dentro da quadra pelo Benfica", apontou.
"Estou muito agradecido por o Benfica confiar em mim. Pensaram em mim para este novo projeto e estou muito satisfeito. Estou com muita vontade de devolver essa confiança depositada em mim e fazer bem as coisas", agradeceu, ao falar da oportunidade profissional que está a ser dada pelas águias.
Chema Rodríguez ficou impressionado com o que viu ao nível das infraestruturas disponíveis para a prática da modalidade.
"As condições para o andebol são incríveis. É extraordinário ver isto num clube como o Benfica. Tenho muitos anos como jogador [de andebol] e não estou habituado a ter tantos meios e possibilidades como vejo no Benfica", reconheceu.
Com mais de 30 títulos conseguidos como jogador, o espanhol quer ter o mesmo sucesso como treinador e… no Benfica.
"Os títulos que tenho são como jogador. A minha ideia é conseguir muitos títulos aqui no Benfica e superar como treinador os 30 que tenho como jogador. Joguei sempre a um nível alto e espero ajudar, não só o Benfica como os jogadores da equipa de andebol, com a minha experiência para que cresçam na modalidade", desejou.
O Benfica já sabe que começa a jogar a EHF European League a 28 de agosto, com os austríacos do Fivers. A pré-temporada vai ser realizada em contrarrelógio, mas o técnico está otimista.
"Vai ser uma pré-temporada atípica. Até 1 de agosto não podemos trabalhar normalmente e as competições europeias começam a 28 de agosto. Temos quatro semanas para trabalhar para essa competição. É um pouco curto, mas, felizmente, os jogadores vêm numa boa forma e isso vai facilitar", revelou Chema Rodríguez.
Para além do treinador, a equipa técnica do andebol benfiquista é composta por Luís Cruz (treinador adjunto), André Teixeira (treinador de guarda-redes), João Tagarrinha (fisioterapeuta), Filipe Neto (fisiologista), Solange Fernandes (nutricionista), Daniel Cardoso (médico), Pedro Morgado (psicólogo) e João Eduardo (analista de vídeo).
Domingos Almeida Lima [à esquerda na foto], vice-presidente do Benfica, elogiou os dotes de Chema Rodríguez, primeiro recordando o que foi como jogador, e depois sublinhando as expectativas existentes em relação ao trabalho como treinador.
"Foi dos melhores intérpretes do andebol mundial como jogador, e como treinador, ainda que seja jovem, tem revelado muita valia e muito peso. Temos muitas expectativas de que irá fazer um grande um trabalho", destacou.
O dirigente das águias revelou, ainda, ambição para a nova temporada, apesar de a equipa ser "jovem e renovada".
"O Benfica decidiu fazer uma nova aposta para esta época, mas que também tem a ver com os anos seguintes. É uma equipa mais jovem, renovada, mas com os objetivos que sempre tivemos. Apesar de estarmos arredados do título já há umas épocas, isso não quer dizer que não tenhamos a obrigação de tudo fazer para rapidamente sermos Campeões Nacionais. Queremos lutar pelo primeiro lugar em todas as competições", assegurou Domingos Almeida Lima.
Rui Lança [à esquerda na foto], diretor das modalidades coletivas de pavilhão, recordou que este é um projeto pensado a médio/longo prazo, mas que quer vencer.
"É um início de um ciclo aproveitando aquilo que de bom foi feito nas últimas épocas e com ideias novas, o que é natural sempre que chega uma nova equipa técnica. O objetivo é estarmos mais perto da luta pelo título, e por que não vencer já numa primeira fase, mas este é um projeto a médio/longo prazo, com a inclusão de jovens e de reforços, que trazem um misto de juventude e experiência", analisou.
"Há um misto de inclusão de jovens da nossa Formação, a juntar aos muitos atletas da Formação que já estavam cá. Os atletas estrangeiros vêm dar resposta às ideias e ao modelo de jogo da nova equipa técnica. Há também uma tentativa de nos adaptarmos aos constrangimentos externos, financeiros, sociais e desportivos, por isso, houve uma aposta na racionalização e sustentabilidade desta modalidade. O orçamento foi adaptado às novas exigências financeiras", acrescentou Rui Lança.
Texto: Marco Rebelo
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024