Clube

30 maio 2020, 13h21

Miguel Bento

Miguel Bento

ENTREVISTA COMPLETA

Como grande clube e empresa, também o Benfica teve de encontrar formas de se adaptar às exigências impostas pela pandemia.

Em entrevista à BTV, Miguel Bento, diretor Comercial e Marketing, explica como foi contornada a ausência de adeptos no Estádio da Luz...

Cachecóis a encher as bancadas...

"A ideia surgiu de uma equipa que está habituada a ter de esgotar o Estádio em todos os jogos e, portanto, há muita coisa que fazemos para que tenhamos o sucesso que temos, ter sempre o Estádio repleto de pessoas... Daí o nome de há muitos anos a esta parte de 'Inferno da Luz'. Neste caso, e atendendo a esta questão de saúde pública a nível global, somos obrigados a não encolher os ombros e não ficar parados perante uma evidência que nos leva a jogar [nas últimas dez jornadas da Liga NOS 2019/20] como todos irão jogar, à porta fechada. Questionámo-nos de que maneira é que os adeptos podiam marcar presença de uma forma natural, e quando nós pensamos na entrada dos jogadores com o hino do Benfica, vemos que é um sinal fortíssimo de união entre adeptos e jogadores. Foi daí que entendemos que, das várias soluções que estudámos, esta era aquela que mais humanizaria a ligação entre os adeptos e os jogadores."

... também são apoio extra

"Sim, esse é o grande objetivo. Tudo isto é pensado e feito em prol dos jogadores. O grande objetivo que temos nesta ou em qualquer outra ação é fazer com que os jogadores sintam sempre o carinho dos benfiquistas. Aqui é uma forma de conseguirmos compensar a ausência, marcando presença com um momento marcante para todos antes dos jogos. A partir daí, é jogarem com as condições que têm agora... Mas o nosso Estádio vai ter um aspeto diferente e esperemos que os cachecóis venham dar aquele calor que os jogadores gostam de sentir ao jogar em casa."

Loja do Benfica no Jardim do Regedor

Procedimentos para participar 

"Disponibilizámos as lojas e as Casas do Benfica, mas os Sócios podem recorrer aos CTT para fazerem chegar ao Estádio da Luz os seus cachecóis [Apartado 4100 – 1500-313 LISBOA]. Temos uma equipa de logística preparada, tudo vai acabar no Estádio. Quando recebermos os cachecóis, estes serão identificados com o nome e o número de Sócio da pessoa e depois criaremos um conjunto de iniciativas para que estes Sócios fiquem ligados a este momento da história do Clube."

Miguel Bento

Ligação entre adeptos e jogadores

"Hoje, o meio digital é muito importante na comunicação com os adeptos, é aquele que nos aproxima de todos aqueles que estão longe, portanto, a estratégia de um desenvolvimento digital tem a ver com a nossa necessidade de estarmos mais perto de todos. À medida que vamos criando conteúdos com mais interesse, vamos tendo mais pessoas connosco e é aqui que se vão criando ligações mais fortes, que acabam por fazer com que os adeptos se sintam mais envolvidos, mais perto e mais interativos com o Clube. Portanto, BTV, Site, Redes Sociais, tudo isto é a nossa forma de conseguir que os adeptos se sintam mais perto do Clube até ao momento em que regressaremos a um novo normal e possamos estar novamente com o Estádio cheio de adeptos a apoiarem o Benfica."

Máscaras COVID-19

O sucesso das máscaras à Benfica

"Quisemos fazer uma linha bastante diversificada, pensando logo nos segmentos todos: das crianças aos adultos, dos homens às mulheres, mas, para além de termos aparecido com uma coleção diversificada, já temos mais do dobro desenhado do que aquilo que já mostramos. Mas tudo a seu tempo… Para já, o grande objetivo é entregar as máscaras às pessoas que já as encomendaram, mas continuar a lançar novas coleções, criar uma dinâmica que faça com que as pessoas, quando estiverem na rua, possam de uma forma mais institucional transmitir o seu Benfiquismo. Está a ser um sucesso! A procura tem sido louca e fizemos bem em diversificar, porque não há uma tendência, estão a comercializar-se todas. Isso faz-nos pensar que a estratégia foi correta e apareceremos com muito mais máscaras brevemente."

Águia

Reinvenção, uma capacidade-chave

"Isso é uma característica de uma empresa com uma pegada já longínqua. Primeiro a construção do Estádio, depois do Centro de Treino, a organização, até que chegámos à altura em que o foco é na área desportiva. De facto, esta evolução nos últimos 15 anos tem sido fruto de uma estratégia muito bem desenhada e, nos últimos anos, estamos mais concentrados na capacidade de reinventar todos os processos, sobre todas as áreas. Do ponto de vista de evolução, tem sido uma revolução extraordinária aquilo a que se tem assistido dentro do Benfica, que as pessoas veem mais como um clube, mas que também é uma empresa gerida com um nível de complexidade bastante grande. Hoje, tudo o que é feito no Benfica para melhorar o que já existe, é feito de uma forma multidisciplinar, com pessoas de variadíssimas áreas e numa nova forma de trabalhar. Quando isto acontece desta forma, o sucesso vai crescendo. A satisfação do outro lado é maior e, quando assim é, as pessoas estão também mais perto de nós. Assim também se torna mais fácil ganhar."

Texto: Filipa Fernandes Garcia e Márcia Dores

Fotos: Arquivo / SL Benfica

Última atualização: 21 de março de 2024