Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Clube
Diretor Comercial e Marketing do Benfica falou, em entrevista à BTV, sobre a estratégia e as ações em curso para compensar o cenário, forçado pela pandemia, de ausência de adeptos no Estádio.
30 maio 2020, 13h21
Miguel Bento
Em entrevista à BTV, Miguel Bento, diretor Comercial e Marketing, explica como foi contornada a ausência de adeptos no Estádio da Luz...
"A ideia surgiu de uma equipa que está habituada a ter de esgotar o Estádio em todos os jogos e, portanto, há muita coisa que fazemos para que tenhamos o sucesso que temos, ter sempre o Estádio repleto de pessoas... Daí o nome de há muitos anos a esta parte de 'Inferno da Luz'. Neste caso, e atendendo a esta questão de saúde pública a nível global, somos obrigados a não encolher os ombros e não ficar parados perante uma evidência que nos leva a jogar [nas últimas dez jornadas da Liga NOS 2019/20] como todos irão jogar, à porta fechada. Questionámo-nos de que maneira é que os adeptos podiam marcar presença de uma forma natural, e quando nós pensamos na entrada dos jogadores com o hino do Benfica, vemos que é um sinal fortíssimo de união entre adeptos e jogadores. Foi daí que entendemos que, das várias soluções que estudámos, esta era aquela que mais humanizaria a ligação entre os adeptos e os jogadores."
"Sim, esse é o grande objetivo. Tudo isto é pensado e feito em prol dos jogadores. O grande objetivo que temos nesta ou em qualquer outra ação é fazer com que os jogadores sintam sempre o carinho dos benfiquistas. Aqui é uma forma de conseguirmos compensar a ausência, marcando presença com um momento marcante para todos antes dos jogos. A partir daí, é jogarem com as condições que têm agora... Mas o nosso Estádio vai ter um aspeto diferente e esperemos que os cachecóis venham dar aquele calor que os jogadores gostam de sentir ao jogar em casa."
"Disponibilizámos as lojas e as Casas do Benfica, mas os Sócios podem recorrer aos CTT para fazerem chegar ao Estádio da Luz os seus cachecóis [Apartado 4100 – 1500-313 LISBOA]. Temos uma equipa de logística preparada, tudo vai acabar no Estádio. Quando recebermos os cachecóis, estes serão identificados com o nome e o número de Sócio da pessoa e depois criaremos um conjunto de iniciativas para que estes Sócios fiquem ligados a este momento da história do Clube."
"Hoje, o meio digital é muito importante na comunicação com os adeptos, é aquele que nos aproxima de todos aqueles que estão longe, portanto, a estratégia de um desenvolvimento digital tem a ver com a nossa necessidade de estarmos mais perto de todos. À medida que vamos criando conteúdos com mais interesse, vamos tendo mais pessoas connosco e é aqui que se vão criando ligações mais fortes, que acabam por fazer com que os adeptos se sintam mais envolvidos, mais perto e mais interativos com o Clube. Portanto, BTV, Site, Redes Sociais, tudo isto é a nossa forma de conseguir que os adeptos se sintam mais perto do Clube até ao momento em que regressaremos a um novo normal e possamos estar novamente com o Estádio cheio de adeptos a apoiarem o Benfica."
"Quisemos fazer uma linha bastante diversificada, pensando logo nos segmentos todos: das crianças aos adultos, dos homens às mulheres, mas, para além de termos aparecido com uma coleção diversificada, já temos mais do dobro desenhado do que aquilo que já mostramos. Mas tudo a seu tempo… Para já, o grande objetivo é entregar as máscaras às pessoas que já as encomendaram, mas continuar a lançar novas coleções, criar uma dinâmica que faça com que as pessoas, quando estiverem na rua, possam de uma forma mais institucional transmitir o seu Benfiquismo. Está a ser um sucesso! A procura tem sido louca e fizemos bem em diversificar, porque não há uma tendência, estão a comercializar-se todas. Isso faz-nos pensar que a estratégia foi correta e apareceremos com muito mais máscaras brevemente."
"Isso é uma característica de uma empresa com uma pegada já longínqua. Primeiro a construção do Estádio, depois do Centro de Treino, a organização, até que chegámos à altura em que o foco é na área desportiva. De facto, esta evolução nos últimos 15 anos tem sido fruto de uma estratégia muito bem desenhada e, nos últimos anos, estamos mais concentrados na capacidade de reinventar todos os processos, sobre todas as áreas. Do ponto de vista de evolução, tem sido uma revolução extraordinária aquilo a que se tem assistido dentro do Benfica, que as pessoas veem mais como um clube, mas que também é uma empresa gerida com um nível de complexidade bastante grande. Hoje, tudo o que é feito no Benfica para melhorar o que já existe, é feito de uma forma multidisciplinar, com pessoas de variadíssimas áreas e numa nova forma de trabalhar. Quando isto acontece desta forma, o sucesso vai crescendo. A satisfação do outro lado é maior e, quando assim é, as pessoas estão também mais perto de nós. Assim também se torna mais fácil ganhar."
Texto: Filipa Fernandes Garcia e Márcia Dores
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024