Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Atletismo
O atleta do Benfica, que compete nos 60 e 110 metros barreiras, deu uma entrevista exclusiva ao jornal O Benfica.
30 maio 2020, 09h00
João Vítor Oliveira
Um exemplo de luta e superação. Chegou ao Benfica em dezembro de 2017 para reforçar a secção de atletismo do Clube, mas ninguém diria que, em 2014, o também conhecido como “João da Barreira” esteve perto de desistir da carreira profissional. Vendeu tudo o que tinha e, em 2016, foi semifinalista nos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.
João Vítor Oliveira adquiriu recentemente nacionalidade portuguesa e, em exclusivo ao jornal O Benfica, o atleta, que compete nos 60 e 110 metros barreiras, revelou os objetivos que tem traçados para o futuro e o impacto que o Clube teve no seu crescimento pessoal e profissional, começando por afirmar que já retomou os treinos, apesar de ainda decorrem de maneira “limitada”.
"O Benfica teve a atitude de um verdadeiro campeão"
“Estou a ter treinos bidiários repartidos em zona de corta-mato perto do Complexo Desportivo do Jamor. O meu treinador está presente nesses treinos e respeitamos a distância social. Estou a cumprir tudo para me conseguir manter ativo e a treinar com o máximo de segurança possível”, declarou o atleta de 28 anos que, no Campeonato de Portugal em pista coberta deste ano, em Pombal, bateu o recorde nacional dos campeonatos em 60 metros barreiras, com o tempo de 7,71 segundos.
Recuando ao mês de março, João Oliveira lembrou a iniciativa que o Benfica implementou, em resguardar os atletas e enviá-los para casa, antes de o governo português decretar estado de emergência, enaltecendo a atitude do Clube, descrevendo-a como uma enorme demonstração da sua grandeza e espírito de “campeão”.
“O Benfica é um clube que transmite confiança e estabiliza os atletas, pelo suporte e apoio que nos dá em todos os momentos. A secção de atletismo falou connosco e enviou-nos para casa para estarmos em segurança, e posso confessar que não senti frustração nenhuma pelo cancelamento dos treinos. Pelo contrário, sinto-me seguro e orgulhoso por fazer parte deste grande clube, que pensa na saúde e no bem-estar de todos, com uma atitude de verdadeiro campeão”, realçou o atleta olímpico em 2016 pelo Brasil, que recentemente conquistou nacionalidade portuguesa, confessando o desejo enorme de representar Portugal.
"Foi em Portugal que me encontrei"
“Ter a oportunidade de representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016 foi muito importante, assim como vir para o Benfica em 2017, mas ter a oportunidade de representar Portugal... seria uma coroação de tudo aquilo que eu fiz ao longo dos meus 16 anos de atletismo. Tive de atravessar o oceano para ser reconhecido e ter oportunidade de apresentar o meu trabalho ao mundo. Foi em Portugal que me encontrei, e o povo português faz-me sentir em casa. Mesmo antes de adquirir a nacionalidade, já me sentia português. No dia em que tiver a oportunidade de vestir a camisola de Portugal, vai ser uma sensação muito para além do desporto, do profissional, dos resultados e das conquistas... Vai ser muito pessoal.”
Com 2019 a ser um ano de afirmação profissional, o recém-naturalizado português destacou o impacto que a estrutura do atletismo tem tido na sua evolução.
“Nos últimos 3 anos, mais precisamente desde que estou no Benfica, estabilizei-me como pessoa e como homem, fui abraçado por toda a estrutura e, dentro disso, consegui dar o melhor de mim. A nível profissional, foi o tempo em que mais evoluí, apesar de ter chegado ao Clube numa altura em que passei por um momento pessoalmente delicado”, afirmou, lembrando a perda do seu pai.
"Desde que estou no Benfica, estabilizei-me como pessoa e como homem"
Considerando que, “após a pandemia”, os atletas que representam os encarnados irão sair “com mais força” do que nunca para lutar por objetivos comuns, referindo-se a títulos, “João da Barreira” deixou bem claro o seu objetivo enquanto atleta do Benfica, e aponta direções para o ano 2021: conquistar uma Taça dos Clubes Campeões Europeus de atletismo.
“É um sonho que cada vez mais se torna próximo, pelo desempenho e classificações que temos tido. Acredito que existem condições para conseguirmos alcançar essa conquista... Nós merecemos essa glória, os benfiquistas e o Clube também. Uma coisa que eu faço questão de frisar é a estrutura do Benfica, a gestão, a aposta no projeto olímpico e no atletismo. Tudo o que está a ser feito, mesmo a nível de investimento, gera uma estrutura que acredita e é fiel aos objetivos”, realçou João Oliveira, que tem como imagem de marca o “mergulho do peixinho”, como aconteceu em julho de 2019, na vitória dos 110 metros barreiras, em Leiria, nos nacionais de atletismo.
“Não é nada programado, mas mostra tudo aquilo que eu vivi. É uma atitude de coragem, em que eu sempre ultrapassei as barreiras da vida, tive de me superiorizar, aproveitar as oportunidades e lutar até ao fim.”
Texto: Ana Cristina Soares
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 22 de março de 2024