Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
São 90 minutos de entrega e paixão, tal como dentro das quatro linhas, com a ligação e o amor ao Benfica a triunfarem... Eis David Luiz, numa entrevista exclusiva à BTV!
21 maio 2020, 17h59
David Luiz
São 90 minutos de entrega e paixão, tal como dentro das quatro linhas, com a ligação e o amor ao Clube a triunfarem. "Sou um privilegiado por Deus por tudo o que vivi na minha carreira. Nunca escondi o meu amor pelo Benfica. Foi o meu primeiro tudo, tudo... Sinto uma enorme gratidão. Aprendi a História do Benfica com o Benfica", revela o ex-23 das águias. Havia melhor maneira de começar? Então imagine o resto...
Natural de Diadema (Brasil), David Luiz Moreira Marinho, o agora central de 33 anos (22-04-1987), começou a dar os primeiros passos no futebol no São Paulo, seguindo-se o Vitória da Bahia, sempre nos escalões da formação.
A vontade era grande, o sonho comandava a vida e muito cedo o futebolista começou a mostrar talento! A primeira grande aventura europeia não tardaria... de nome Sport Lisboa e Benfica! O jovem de 18 anos ingressou nas águias em 2006/07, com Fernando Santos a ser o seu treinador de então, realizando na época de estreia 14 jogos.
"Eu era muito miúdo... Tinha um contrato simbólico e vinha para suprir a saída do Ricardo Rocha, vinha à experiência. E depois aconteceu e foi tudo tão real. Para mim tudo era festa", explica à BTV, recordando os primeiros meses na Luz.
E não há como esquecer aquela noite em Paris... A 8 de março de 2007, o Benfica disputava a 1.ª mão dos oitavos de final da Taça UEFA. Frente ao PSG, as águias perderam por 2-1, com golos de Pauleta, Pierre-Alain Frau, e Simão Sabrosa a marcar para os encarnados. E a estreia aconteceu! David Luiz estava no banco e entrou aos 33 minutos para o lugar de Luisão (lesionado).
"Estava sentado no banco, em Paris, naquela inocência e imaturidade de um menino a viver um sonho... O Luisão ressentiu-se da lesão e o Fernando Santos gritou 'vai miúdo, vai sem medo!'... Foi incrível", recorda o central, que nessa noite também se lesionou e acabou por ter de dormir na Cidade Luz. Lembra-se? Ele conta tudo... e é mesmo incrível!
A caminhada iniciou-se, e não foi fácil... com altos e baixos, alegrias e lágrimas, mas quando se quer muito...
"Em outro clube não teria a família que tive no Benfica. Fiquei quase um ano parado e comecei a viver e a entender o Benfica", disse, pleno de gratidão, referindo-se especificamente a duas lesões graves consecutivas e o 'não' ao FC Porto... "É que não se cospe no prato onde se come", atira.
Na temporada seguinte (2007/08) foram mais 13 desafios e, já em 2008/09, com Quique Flores no comando técnico, David Luiz começou a afirmar-se na defesa encarnada. Três golos em 27 jogos e a conquista do primeiro troféu: a Taça da Liga.
Mas o título que tanto desejava chegaria em 2009/10, na altura com Jorge Jesus a orientar a formação encarnada. Foram 49 desafios e mais três golos somados, com a época a fechar com a conquista do Campeonato Nacional e de mais uma Taça da Liga.
Na época 2010/11 realizou 28 partidas de águia ao peito, viajando para novos ares em janeiro de 2011... Inglaterra chamou pelo talentoso central e o Chelsea foi o destino. Volvidas quatro temporadas David Luiz rumou até ao PSG, regressando ao Chelsea em 2016/17.
Atualmente é um dos nomes sonantes do Arsenal, e os títulos e números colecionados na carreira pelo central não deixam dúvidas da qualidade e talento! Uma verdadeira história de superação e coragem deste internacional brasileiro!
E sabe o motivo? Vem de dentro, de berço: "Aprendi com os meus pais que nascemos para os outros! Para servir."
De águia ao peito, David Luiz totalizou 131 jogos e 6 golos apontados, tendo conquistado um Campeonato Nacional e três Taças da Liga.
Mas mais, muito mais do que os números há toda uma relação de cumplicidade e paixão, com o baiano a assumir o seu amor pelo Clube. Há amores assim... únicos, inesquecíveis e de alma!
"Sempre disse que gostava de encerrar a minha carreira no Benfica. No futebol tudo muda, o que hoje é verdade amanhã é mentira, mas o meu sentimento não! Eu amo o Benfica. O meu sonho é voltar a pisar o relvado do Estádio da Luz com o Manto Sagrado vestido. Por tudo o que vivi e senti, pelo que o Benfica é na minha vida e na minha história, por tudo, o Benfica é maior que qualquer jogador", vinca de forma emocionada.
Palavras especiais para a Família Benfiquista, para as suas gentes apaixonadas e para um homem que "fez a diferença"...
"Tenho muito respeito por Luís Filipe Vieira. Ensinou-me muito em toda esta caminhada. O que faz a diferença é a parte humana, e o Presidente sempre humanizou o Clube e sempre fez parte. Sempre me tratou como um filho. Isso faz a diferença. Quando saí, no último dia de mercado, ele dizia-me que 'mais que perder o jogador, não queria perder o homem', e é isso que marca", revela.
São 90 minutos de pura Mística, 90 minutos que vale a pena ver e rever, 90 minutos de alma cheia e com muitas, muitas revelações!
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024