Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Clube
Numa altura em que é necessária coragem, serenidade e, acima de tudo, união, o Clube da Luz, a Fundação Benfica e o Futebol Profissional decidiram solidificar a parceria com a Comunidade Vida e Paz.
29 março 2020, 13h36
A Comunidade Vida e Paz dá apoio aos sem-abrigo
Com o País em estado de emergência devido à COVID-19, as ruas de Lisboa estão ainda mais desertas quando cai a noite. Não se encontram totalmente vazias porque há ainda quem necessite delas para sobreviver, e ainda há quem as utilize para trazer algum conforto, esperança e motivação.
"A Comunidade Vida e Paz tem por missão ir ao encontro das pessoas sem-abrigo. Isto significa ir à rua, estar lá todos os dias e, com isso, levar uma mensagem de esperança e motivar as pessoas a saírem dessa condição. Para tal, levamos alguns alimentos e procuramos resolver algumas das necessidades básicas. Contamos com um grupo de cerca de 600 voluntários e damos assim consistência nos momentos mais críticos das pessoas que vivem na rua. Nesta fase, devido ao coronavírus, acabamos por ficar condicionados, mas, apesar disso, continuamos a ir à rua e a levar às pessoas uma mensagem de que não estão abandonadas e que podem sempre contar connosco", salientou Celestino Cunha, Coordenador Geral da Comunidade Vida e Paz, na reportagem da BTV.
A presença por si só dos vários voluntários nas ruas durante os 365 dias do ano não chega para ajudar as pessoas que mais necessitam. É necessário o apoio de outras entidades. O Benfica, a Fundação Benfica e o Futebol Profissional do Clube voltaram a unir esforços para, em conjunto com a Comunidade Vida e Paz, ajudarem os mais desfavorecidos. Isto numa altura em que é ainda mais importante manter a esperança e a união.
"Naturalmente que a Comunidade Vida e Paz não consegue fazer tudo isto sozinha. Contamos sempre com a ajuda de muitas empresas, muitos particulares e, neste caso em concreto, do Benfica. O Benfica, a Fundação Benfica e o departamento profissional de Futebol ajudaram-nos com cerca de cinco toneladas e meia de alimentos. A Comunidade Vida e Paz está muito grata à ajuda do Benfica e ao auxílio de todas as pessoas do Clube que se interessam por nós e fazem tornar duradoura e consistente esta parceria", finalizou.
O diretor executivo da Fundação Benfica, Jorge Miranda, explicou que a situação da pandemia de COVID-19 veio trazer uma sobrecarga nas ruas, juntando-se mesmo o "pior de dois mundos", mas garantiu que os alimentos doados faziam muita falta e estão a ser bem empregues.
"Temos com a Comunidade Vida e Paz uma ligação antiga, que conta muitas vezes com a participação do Futebol Profissional. É evidente que, com toda esta situação da COVID-19, houve uma sobrecarga nas ruas, uma sobrecarga sobre a logística e os voluntários, juntando-se o pior de dois mundos. Esta organização foi sujeita a uma grande pressão, lançou um apelo ao País, lançou um apelo também à Fundação Benfica, e nós, juntamente com o Futebol Profissional, oferecemos cinco toneladas e meia de alimentos. Sabemos que estão a ser bem empregues e que estariam a fazer muita falta nas ruas de Lisboa", atestou.
Quem também deixou uma mensagem de agradecimento aos heróis que, durante os 365 dias do ano, retiram um pouco do tempo das suas vidas para ajudar quem mais necessita, foi André Almeida, jogador do plantel principal do Sport Lisboa e Benfica.
"Quero deixar um enorme abraço e uma mensagem de agradecimento à Comunidade Vida e Paz, em nome de todo o plantel do Benfica. Estamos gratos por tudo o que fazem em todos os dias do ano. Para vocês, não há nada que vos pare, nunca desistem e nunca param de ajudar aqueles que mais necessitam. Agradecer-vos também por nestas alturas em que é preciso muita coragem! Vocês têm-na e conseguem lidar com esta situação da melhor maneira e com o pensamento de ajudar todos", reconheceu.
Texto: Diogo Nascimento
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024