Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futsal
Conheça o percurso do Benfica e das restantes sete equipas ao longo da época 2019/20.
11 março 2020, 14h55
Troféu da Taça de Portugal
Nos quartos de final, o destaque é o Ladoeiro. A formação de Idanha-a-Nova é a única da II Divisão. Todas as outras sete militam na Liga Placard, principal divisão do futsal nacional. Ainda assim, em termos de jogos, o ponto alto é o dérbi entre Benfica e Sporting agendado para as 21h30 de quinta-feira (12 de março). Numa espécie de final antecipada, águias e leões têm dominado a modalidade em Portugal, alternando entre si as conquistas das principais competições.
Os comandados por Joel Rocha são os atuais Campeões Nacionais e ainda recentemente conquistaram a terceira Taça da Liga seguida. Nesta edição da Taça de Portugal têm um registo de 11 golos marcados e zero sofridos em dois jogos. O trajeto arrancou com o Vinhais nos 16 avos de final, com um 0-8. André Coelho (2), Fernandinho (2), Robinho, Henmi, Célio Coque e Afonso Jesus fizeram os tentos. Seguiu-se o 0-3 na casa do Quinta dos Lombos, nos oitavos de final, desenhados com um bis de Fernandinho e tiro certeiro de Henmi.
O Benfica entra agora na reta final que o poderá levar até à conquista da 8.ª Taça de Portugal, depois de ter logrado a prova-rainha em 2002/03, 2004/05, 2006/07, 2008/09, 2011/12, 2014/15 e 2016/17.
Na Taça de Portugal, o Sporting bateu o Caxinas (1-7), nos 16 avos de final, e o Fundão, nos oitavos de final, sendo que neste encontro precisou de prolongamento para continuar em prova (2-4). Tal como o Benfica, os verdes e brancos também estão na luta pela 8.ª Taça de Portugal do palmarés.
Os dois coletivos são fortes e têm várias soluções para todas as posições da quadra, mas há dois nomes que chamam à atenção: Fernandinho e Cavinato, que, com 30 e 29 golos na temporada, respetivamente, são os goleadores de cada um dos emblemas.
O prato forte é o dérbi, mas a final eight dá o tiro de partida com o SC Braga-Ladoeiro, às 11h00 de quinta-feira (12 de março). No plano teórico, os bracarenses são favoritos, mas a época tem sido pautada por altos e baixos, o que dá esperança ao conjunto que milita na II Divisão. Ainda assim, na Taça de Portugal, com maior ou menor dificuldade, os comandados por Paulo Tavares têm levado a água ao seu moinho. Nos 16 avos de final, diante da equipa dos Amigos Abeira Douro, o triunfo fez-se por 1-2; na ronda seguinte, frente ao Fonsecas e Calçada, o resultado fixou-se em 2-6. Nos minhotos, há vários nomes a ter em conta, mas o destaque maior é Cássio. O brasileiro, com 17 golos, é o artilheiro da equipa.
O Ladoeiro está na prova-rainha desde a 1.ª eliminatória. Ultrapassou o Albufeira Futsal (8-3), o Lusitânia dos Açores (4-2), o Sonâmbulos (4-6), o Belenenses (2-1) e o Marítimo (7-4). Olhando para o plantel orientado por Vítor Caramelo, o nome Eskerda é notado. O fixo, de 40 anos, atuou vários anos na I Divisão e até no estrangeiro, mas o melhor marcador dá pelo nome de Kilson. O ala representou o Viseu 2001 na época passada e está a dar cartas no Ladoeiro. Em 2019/20 já conta com 21 golos.
Do Portimonense-Eléctrico espera-se equilíbrio. Os algarvios deixaram pelo caminho o Ferreira do Zêzere (2-3) e o Estoril (3-5). No início da época tiveram algumas dificuldades, nomeadamente nos jogos fora de portas, mas a chegada de reforços no mercado de janeiro trouxe qualidade e soluções ao plantel liderado por Pedro Moreira, de onde se realça André Rochato, melhor marcador, com 16 remates certeiros. Os alentejanos, que têm em Rodriguinho o artilheiro, com 19 golos, eliminaram os Reguilas de Tires, por 2-3, e o Candoso, por 2-6. No Eléctrico há ainda a curiosidade de contar com três jogadores ligados contratualmente ao Benfica: o guarda-redes Cristiano, o fixo Bruno Graça e o ala Silvestre Ferreira.
O Modicus, orientado por Ricardo Ferreira, está a fazer um 2019/20 muito positivo, onde o ala emprestado pelos encarnados Tiaguinho tem sido preponderante, com quatro golos em 22 partidas. Para além deste, realce para Fábio Lima, Joel Queirós e Wilian Carioca, nomes que acrescentam qualidade ao grupo de trabalho. Aliás, o pivô Wilian Carioca, com 22 golos, é o melhor marcador da equipa na época. O Leões de Porto Salvo não fica atrás dos nortenhos em qualidade individual. Com um plantel com vários velhos conhecidos das águias, tem em Bruno Pinto o seu abono de família em termos de golos: 16. Para além do ala goleador, Bebé e Ré representaram o Benfica. Na turma da linha de Cascais nota-se, ainda, as presenças de Cary, Fábio Aguiar e Dura.
Pelas posições ostentadas na Liga Placard, os duelos dos quartos de final trazem uma expectativa de equilíbrio e emoção. Benfica e Sporting são, respetivamente, 2.º e 1.º classificados da tabela. Os leões têm 55 pontos, as águias somam 53.
São, igualmente, os melhores ataques e melhores defesas. Os pupilos à guarda de Joel Rocha apontaram 100 golos e cederam 34; o Sporting marcou 119 e sofreu 43.
Ainda no arranque da final eight, Modicus (3.º classificado) e Leões de Porto Salvo (4.º) medem forças. O equilíbrio de forças é tanto que as duas equipas têm os mesmos pontos (34) e lograram o mesmo resultado na receção ao adversário. O Modicus venceu 4-0 em Sandim, o conjunto de Porto Salvo respondeu na mesma moeda no seu reduto.
Curioso é, ainda, o facto de Portimonense (12.º da Liga Placard) e Eléctrico (10.º) também se encontrarem nesta fase da prova. Separados por três pontos (25 para os de Ponte de Sor e 22 para os algarvios), este é outro jogo de “tripla”.
O único jogo entre dois emblemas de divisões diferentes é o SC Braga-Ladoeiro. Os minhotos estão em 7.º lugar na Liga Placard e lutam para se manter entre os oito primeiros que seguem para o play-off final; o Ladoeiro terminou a Série D em 2.º lugar e vai marcar presença na Fase de Subida da Zona Norte.
Nas restantes competições oficiais, Benfica e Sporting caíram na Ronda de Elite da UEFA Futsal Cup; as águias derrotaram o Sporting na final da Taça da Liga (4-5); na Supertaça, os verdes e brancos levaram a melhor sobre os encarnados (2-6).
O Modicus caiu nas meias-finais da Taça da Liga ao ser derrotado pelo Sporting (5-0); o SC Braga também perdeu com os leões (1-5), mas nos quartos de final; na mesma Taça da Liga, o Eléctrico ainda ultrapassou o Quinta dos Lombos (5-4), mas depois capitulou frente ao Benfica (0-4).
Texto: Marco Rebelo
Fotos: Arquivo / SL Benfica
Última atualização: 12 de março de 2020