Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
O Benfica marcou três golos na receção ao Shakhtar, mas o segundo jogo dos 16 avos de final da Liga Europa acabou empatado, com o agregado a ser favorável aos ucranianos.
27 fevereiro 2020, 23h25
Taarabt em ação no Benfica-Shakhtar
O Benfica tinha de ser equilibrado. Racional com e sem bola, mas também fogoso e incisivo nos últimos 20 metros do terreno de jogo. Atacando pela certa, a equipa benfiquista marcou o primeiro golo da noite ao minuto 9: Pizzi, na meia-esquerda, recebeu um passe curto de Grimaldo, correu em frente, entrou na área e rematou com classe, enviando a bola para junto do poste mais distante.
Este golo, somado ao que fora marcado uma semana antes na derrota em Kharkiv (2-1), dava vantagem aos encarnados no agregado. Porém, o conjunto ucraniano conseguiu ter espaço para elaborar aos 12' e projetar Dodô na direita. O lateral cruzou, Rúben Dias e Ferro foram ao duelo com Júnior Moraes e a bola acabou por espirrar no corpo do camisola seis das águias e ressaltar para dentro da baliza (1-1). A UEFA considerou autogolo de Rúben.
Dyego Sousa (estreia a titular!) tentou dar sequência a um bom lance ligado por Taarabt e Pizzi (18'), mas, na área, o ponta de lança não acertou na bola como queria. Ismaily, na resposta, desenhou uma ameaça, mas Odysseas estava lá.
O Benfica reassumiu o comando do encontro e rondou a grande área do Shakhtar. E o 2-1 foi alcançado aos 36'! Pizzi, na direita, cobrou um canto e, na área, Rúben saltou mais alto e cabeceou com precisão, anotando o segundo golo do Campeão. A eliminatória ficava então empatada.
Antes de a equipa fechar uma ótima primeira parte, Dyego Sousa teve uma ocasião para atacar o terceiro tento, mas, sobre a direita, a opção pelo remate à baliza puxou pela qualidade do experiente guardião Pyatov.
FILME DO JOGO
No regresso dos balneários viu-se (de novo) um Benfica a pressionar à frente, a querer marcar o terceiro golo. E ele aconteceu aos 47'! Um mau passe de um defensor do Shakhtar criou problemas a Pyatov, que capitulou perante a pressão forte de Dyego Sousa. O avançado, na área, nada egoísta, descobriu a melhor solução, fazendo um passe atrasado para Rafa, que, bem enquadrado com o alvo, atirou colocado, por alto, assinando o 3-1. O Benfica voltava a ficar na frente da eliminatória!
Volvidos apenas dois minutos (49'), o Shakhtar criou um desequilíbrio na esquerda e ganhou um canto. Na sequência do mesmo, Stepanenko cabeceou para o 3-2. Foi um rude golpe para as águias, mas tudo era (ainda) possível, um golo seria suficiente para reposicionar o Benfica na rota dos oitavos de final da Liga Europa.
A partida derivou para um registo mais dividido, e o Shakhtar, com a inclusão de Tetê, foi a primeira equipa a criar uma boa oportunidade para que o marcador tornasse a mexer (66').
Entrado no xadrez benfiquista aos 67', Seferovic teve espaço para cabecear, depois de servido por Pizzi num livre, mas a bola passou ao lado da baliza (68'). O Benfica continuava vivo...
Rápido no desenvolvimento de (contra-)ataques, o Shakhtar alongou uma jogada no lado esquerdo, com Taison a solicitar a entrada e o cruzamento de Ismaily ao minuto 71. Grimaldo intercetou na área, mas Alan Patrick, na segunda vaga, chutou de pé direito e anotou o 3-3.
Antes de se atingir o quarto de hora final, o cenário de apuramento complicou-se drasticamente para o Benfica. Jota e Vinícius foram a jogo aos 79', substituindo Dyego Sousa e Pizzi...
O golo que poderia ter devolvido as esperanças de qualificação não se materializou, mas houve uma boa oportunidade para que o mesmo fosse uma realidade. Aos 85', em mais uma subida no terreno de jogo para auxiliar o ataque, Rúben, pela direita, cruzou com qualidade para a conclusão de Vinícius, mas a bola, cabeceada pelo brasileiro, foi à figura de Pyatov.
O Shakhtar defendeu-se com bola, mostrando competência na circulação, e ainda teve uma bola perigosa aos 89', mas Odysseas foi superior no frente a frente com Júnior Moraes e manteve o 3-3.
Fechada a campanha europeia, o Benfica concentra-se de corpo e alma na luta pela conquista do título nacional. Líder do Campeonato com um ponto de avanço, a equipa de Bruno Lage tem 12 finais para atacar e vencer. A primeira destas é já na segunda-feira (2 de março) com a receção ao Moreirense (23.ª jornada da Liga NOS). Os bilhetes estão à venda.
Texto: João Sanches
Fotos: Cátia Luís e João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 5 de fevereiro de 2025