Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Golos, assistências, mais de meia centena de jogos, milhares de minutos em campo, qualidade, preponderância... O Site Oficial mostra-lhe os grandes números do camisola 21 do Benfica.
30 dezembro 2019, 18h49
Festejos de Pizzi
Ao fazer a retrospetiva de 2019 é "obrigatório" parar, pensar e recordar o extraordinário ano que Pizzi realizou ao serviço do Sport Lisboa e Benfica. Com 30 anos completados no dia 6 de outubro, o médio encarnado está lançado na sua melhor temporada de sempre ao nível profissional (19 golos na época 2019/20 são já um novo máximo na sua carreira).
É uma das peças mais utilizadas por Bruno Lage no xadrez tático das águias. Ao todo, em 2019, somou 4135 minutos de utilização em 53 jogos pelo Benfica (fora tempo de compensação), o que significa que faz em média cerca de 80 minutos por partida. Foi o terceiro jogador de campo com mais tempo de jogo no ano, apenas superado por Grimaldo e Rúben Dias.
Alinhou em 53 jogos da equipa encarnada e participou diretamente, a finalizar ou no último passe, em 53 golos. Coincidência? Talvez... Um "casamento feliz" que culminou em dois números: 27 remates certeiros e 26 assistências.
Dos 27 golos com assinatura de Pizzi (números fantásticos para um médio) no ano civil, 19 foram rubricados no Campeonato (é, a par do seu companheiro Vinícius, o melhor marcador da Liga NOS 2019/20, com 11 tentos), três na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal e dois na Supertaça.
O médio benfiquista, que faz magia com os dois pés pela qualidade que imprime nos remates e nos passes, executou ainda 26 assistências nas mais diversas competições oficiais. O número que enverga na camisola é o mesmo dos passes para golo que efetuou no Campeonato Nacional: 21. Ainda contribuiu com passes certeiros na Liga dos Campeões, na Liga Europa, na Taça de Portugal e na Supertaça.
No ano civil que agora finda é difícil encontrar um jogo em que Pizzi não tenha marcado ou não tenha assistido, mas vamos por partes. Em 2019 o camisola 21 das águias fez seis "bis", e as vítimas foram Braga (duas vezes), Sporting, Paços de Ferreira, Cova da Piedade e Famalicão.
Ao rever os jogos em que acertou mais vezes no alvo é importante verificar também os adversários a quem mais marcou, e nesse particular há dois conjuntos "preferenciais".
Comentamos que Pizzi tem dois pés direitos porque as suas exibições mostram que pé preferencial é... relativo. Corroborando este dado está o facto de o atleta benfiquista ter (no Campeonato e em lances com a bola em movimento) mais golos com o pé esquerdo (5) do que com o direito (4). Nos gráficos abaixo mostramos-lhe como Pizzi marcou os 27 golos nas competições oficiais de 2019 e ainda em que parte dos jogos (segunda) fez as redes adversárias balançarem mais vezes.
Além de dividir com Vinícius a liderança dos melhores marcadores da Liga NOS 2019/20, Pizzi é também o jogador com mais assistências (7) na prova em curso. O ano de 2019 ficou marcado por vários passes fantásticos que foram meio golo. É impossível esquecer aquele passe de primeira que realizou recentemente no Bessa... Uma bola longa que rasgou por completo a defesa axadrezada e culminou no golo de Vinícius. Pode revê-lo aqui...
Totalizou 26 assistências em 2019, mas houve um jogo em que o dom de bem servir foi ainda mais notório do que o habitual. Na gloriosa vitória sobre o Nacional por 10-0, o camisola 21 das águias marcou um golo e ainda realizou um "póquer" de assistências (quatro) nesse mesmo desafio.
Rafa, Rúben Dias, João Félix (4), Seferovic e Vinícius (3) foram os jogadores que mais aproveitaram os passes de excelência realizados pelo internacional português ao longo do ano.
Analisados os golos marcados e as assistências efetuadas, é importante também verificar os jogos em que estas ações realizadas por Pizzi foram decisivas para o resultado. O médio realizou 53 jogos em 2019 e teve influência, com golos ou assistências, em 31.
Há alguns jogos que ficaram mais vincados na memória da Família Benfiquista. Quem não se recorda do jogo no Dragão, realizado a 2 de março de 2019, a contar para a 24.ª jornada da Liga NOS 2018/19. A ação de Pizzi foi fundamental pela forma como, esperando pelo momento certo, colocou o esférico por baixo das pernas de Herrera e assistiu Rafa para o golo da vitória (1-2). Recorde aqui esse momento...
Para além de ter resolvido diversos jogos, Pizzi também teve preponderância no desbloqueio de várias partidas, ou, melhor dizendo, em que marcou o primeiro golo ou assistiu para o primeiro tento das águias nos desafios. O 21 "abriu caminho" em 16 encontros (ofereceu dez golos e marcou seis).
Todas as ações do internacional português tiveram a sua importância, mas recordamos o excelente passe longo, em arco, que descobriu Rafa ao segundo poste para abrir o marcador do Benfica-Sporting, a contar para a Supertaça 2019. Um jogo (e uma conquista) que contou ainda com mais uma assistência e um golo de Super-Pizzi.
Texto: Diogo Nascimento
Fotos: SL Benfica
Última atualização: 19 de novembro de 2024