Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Em Destaque
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Grande exibição da equipa de Bruno Lage redundou numa vitória inequívoca sobre o Zenit e consequente passagem aos 16 avos de final da Liga Europa.
10 dezembro 2019, 22h29
Pizzi assistiu para o 1-0 e apontou o 2-0
Mais posse de bola, mais remates, mais iniciativa para o Benfica na primeira parte da receção ao conjunto de São Petersburgo. No mesmo minuto (16'), em dois ataques, as águias tiraram as medidas ao golo (primeiro num remate de Pizzi a passe de Chiquinho, depois num tiro de Chiquinho na área a passe de Pizzi), mas a bola rasou as redes russas em ambas as situações.
Com paciência perante 40 232 espectadores, as águias foram circulando a bola e construindo ofensivas a toda a largura, mas o bloco defensivo do Zenit, recuado, não cedeu, não abriu fendas, rareando as oportunidades claras de golo até ao intervalo.
No reatamento, as águias voltaram a instalar-se no meio campo ofensivo, e fizeram-no a todo o gás, desequilibrando e entortando o adversário. E o golo da equipa de Bruno Lage foi uma consequência natural, premiando um notável lance de envolvimento (acelerado por Gabriel) ao minuto 47: Pizzi soltou-se na direita para receber um passe de Vinícius na zona central, rompeu na área e centrou para o "tango" de Cervi sobre a zona do segundo poste, tocando o esférico para dentro da baliza guardada por Kerzhakov (1-0). O argentino estreou-se a marcar nesta edição da Champions, enquanto Pizzi assinou a segunda assistência (nona em todas as provas na época).
Feito o mais difícil, desmontada a linha recuada do Zenit, os encarnados estavam lançados, tinham tudo para dar a melhor sequência à boa exibição que protagonizavam num relvado que favorece o bom futebol.
No seu jogo 50 com o Manto Sagrado, Gabriel (52'), num grande pontapé de fora da área, ficou perto de ampliar a vantagem, mas o guarda-redes do campeão russo sacudiu o esférico para canto. Ou melhor, Kerzhakov apenas adiou por instantes o 2-0: aos 56', Grimaldo cruzou da esquerda e Douglas Santos intercetou a bola com o braço esquerdo na área, originando um penálti a favor do Benfica. Já amarelado, o defesa brasileiro recebeu a segunda advertência no jogo e foi expulso! E Pizzi, na cobrança do castigo máximo (58'), enganou o guardião contrário, carimbando o 2-0 no resultado. O camisola 21 das águias anotou o seu terceiro golo nesta Champions (16.º na época).
O Benfica "estava" nos 16 avos de final da Liga Europa, mas o treinador Bruno Lage não autorizava relaxamentos e pedia velocidade e progressão à equipa, para que continuasse a criar oportunidades... como aquela, flagrante, que aconteceria ao minuto 64, com Cervi, sobre a direita da área, a atirar na direção da baliza... mas Osório, quase em cima da linha, evitou o 3-0.
Outra ótima chance para elevar a contagem, em resposta a uma ameaça de Azmoun (excelente defesa de Odysseas!), foi desenhada aos 79', mas o remate de Vinícius foi sustido. No canto subsequente, Grimaldo, à esquerda, levantou a bola para a entrada da pequena área e Azmoun tocou-a inadvertidamente para as suas redes. Autogolo, 3-0 para o Benfica!
Com 81 minutos de jogo, Seferovic (rendeu Cervi) e Samaris (substituiu Gabriel) foram lançados na partida para refrescar o ataque e o meio-campo. Quase, quase no fim (89'), Vinícius foi rendido por Caio Lucas. O Benfica tinha o jogo, a vitória e o apuramento para os 16 avos de final da Liga Europa na mão (via 3.º lugar no Grupo G da Liga dos Campeões), e segurou tudo isto com muita competência, solidez e determinação. Um triunfo que também vale pontos a Portugal no ranking da UEFA na disputa pelo 6.º lugar... em confronto com a Rússia!
O sorteio dos 16 avos de final da Liga Europa está agendado para as 12h00 do dia 16 de dezembro (segunda-feira), em Nyon.
Texto: João Sanches
Fotos: David Martins, Isabel Cutileiro e Gonçalo Lopes / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024