Conteúdo Exclusivo para Contas SL Benfica
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Futebol Formação
Modalidades
Atividades
Serviços
Eventos
Fãs
Imprensa e Acreditação
Equipamentos
Moda
Papelaria e Ofertas
Garrafeira
Coleções
Novos Sócios
Família
Mais Vantagens
Corporate Club
Eventos
Merchandising
Mais Vantagens
Licenciamento
Patrocínios
Casas do Benfica
Fundação Benfica
Clube
SAD
Instalações
Eco Benfica
Imprensa e Acreditação
Encomenda
Compra Segura
Futebol Feminino
Benfica Campus
Formar à Benfica
Centros de Formação e Treino
Andebol
Voleibol
Basquetebol
Futsal
Hóquei em Patins
Escolas
Desportos de Combate
Bilhar
Natação
Polo Aquático
Ténis Mesa
Triatlo
Apoios Institucionais
Pesca Desportiva
Aniversários
Benfica Seguros
Jornal "O Benfica"
Corrida Benfica
Homem
Acessórios
Informática e Som
Brinquedos e Jogos
Acessórios de casa
Desporto e Lazer
Sugestões
Colheita
Reserva
Executive Seats
Espaços
Casas Benfica 2.0
Contactos
História
Prestação de Contas
Participações em Sociedades Abertas
Ofertas Públicas
Admissão à Negociação de Valores Mobiliários/Ficha
Museu Benfica Cosme Damião
Para continuares a ler este conteúdo, inicia sessão ou cria uma Conta SL Benfica.
Futebol
Está dada a receita pelo treinador do Benfica para a obtenção dos três pontos na partida com o Tondela.
26 outubro 2019, 14h29
Bruno Lage
Deixou elogios ao adversário, perspetivou um “jogo difícil”, mas espera que as águias tenham a mesma reentrada no Campeonato Nacional que tiveram na Taça de Portugal e na Champions: forte e a ganhar.
Rafa é ausência para este jogo. Que alterações serão feitas no Benfica? E que Tondela aparece no caminho do Benfica?
Trata-se de um jogo difícil. O Tondela está a fazer um início de época muito bom, independentemente dos resultados, com uma ideia muito positiva. Tem um 4x4x2 com muita dinâmica a atacar e a defender, com forte pressão na frente a condicionar a construção do adversário. Temos de estar ao nosso melhor nível para vencer. Pretendemos ter uma reentrada forte em todas as competições e queremos reentrar no Campeonato Nacional a vencer.
Face à ausência de Rafa, o Benfica vai procurar novas dinâmicas e uma ideia diferente?
A ideia nunca pode ser diferente. A ideia é coletiva e depois há as dinâmicas, tirando partido daquilo que cada jogador oferece. Rafa oferece coisas boas, pode jogar como avançado, joga bem entre linhas, não tem medo de ir para o um para um no drible. A ideia coletiva não muda, o que muda é o que cada jogador contribui para a equipa.
Rafa e Pizzi decidiram no último jogo. O Benfica está dependente destes jogadores?
Dependente? Estamos dependentes de todos os que marcam golos, como também de quem evita que entrem golos na nossa baliza. É uma falsa questão. O que interessa é o coletivo dar uma boa resposta. O Rafa marcou? OK! Mas quem fez o passe foi o Cervi. Não interessa quem marca. Quero é que a equipa tenha rendimento.
Quando pensa contar com Chiquinho?
Chiquinho está totalmente recuperado e podemos contar com ele a qualquer momento. Treina muito bem há duas semanas, fez uma recuperação fantástica.
O treinador do Tondela [Natxo González] falou em 80% de favoritismo do Benfica para o jogo. Concorda? Pode ainda revelar em que condições estão Seferovic e André Almeida?
Não entro em percentagens. Vejo é que é uma equipa dinâmica, que trabalha bem em 4x4x2. Independentemente da percentagem, temos de fazer a nossa parte, que é jogar bem, entrar fortes no jogo e vencer. Seferovic e André Almeida treinaram sem problemas e estão aptos.
Pode explicar melhor a lesão de Rafa, tendo em conta que deixou algumas críticas ao relvado?
Falei do relvado a seguir aos jogadores do Lyon. Os jogadores do Lyon falaram sobre o assunto, fizeram-me a pergunta e falei a verdade. A lesão é muito semelhante à do Chiquinho. É imaginarem que estão no chuveiro e que, por algum motivo, uma perna escorrega e outra fica fixa. Sobre o relvado… não podemos esquecer o que é visível. Desde o jogo de apresentação com o Anderlecht aconteceu o que viram e nunca mais houve recuperação do relvado. A bola não circula tão bem, fica mais pesado, traz mais desgaste físico e tira-nos jogadores por lesão. Não nos podemos lamentar. Eu e a restante equipa técnica temos trabalhado em função das nossas ideias, procurando arranjar soluções para vencer o próximo jogo.
Em comparação com a época passada, as exibições do Benfica têm sido mais irregulares. A falta de estabilidade na equipa devido às lesões é uma das razões?
Sim! São vários pontos. O relvado ajuda, a ausência de jogadores importantes… Ainda há pouco tempo disse que seremos mais fortes quando pudermos contar com todos. É um conjunto de situações, mas não nos lamentamos. Temos de encontrar soluções, ate porque isto acontece em todas as equipas do mundo. Aconteceu-me em Inglaterra quando era adjunto do Carlos Carvalhal. Jogar de três em três dias obriga a um tempo de recuperação muito curto e leva a problemas. Se houvesse a possibilidade de jogarmos de quatro em quatro dias com três dias de intervalo, metade das lesões não aconteciam.
Texto: Marco Rebelo
Fotos: João Paulo Trindade / SL Benfica
Última atualização: 21 de março de 2024